quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Site - Cantinho de Tot

O Site Cantinho de Tot foi desenvolvido pelos pibidianos do curso de História da Universidade Estadual da Paraíba - Campus I em meio a necessidade de propagar e divulgar suas atividades realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula.

O principal objetivo do site é fazer com que os alunos, professores e interessados em geral tenham a oportunidade de conhecer novas metodologias de ensino e atividades lúdicas na área de história, atividades essas que podem ser facilmente inseridas no ambiente da sala de aula, tornado-as mais atraentes e dinâmicas.

Assim, o site oferece ao visitante planos de aulas, textos introdutórios, vídeos, imagens, jogos didáticos e uma série de recursos que podem ser baixados a qualquer momento, estimulando assim o compartilhamento de conhecimento.







Link para o site: http://cantinhodetot.wix.com/pibid-historia

TEXTO INTRODUTÓRIO: Grécia “ O berço dos costumes”

Grécia “ O berço dos costumes”

         Qual a primeira coisa que lhe vem na mente quando você ouve o termo Grécia Antiga? Pergunta difícil certo, pois a Grécia foi palco principal de muitos eventos importantes que ganharam um lugarzinho especial na história como por exemplo os Gladiadores, os coliseus, a enorme quantidade de filósofos que surgem lá, toda a sociedade da época era bem dividida e organizada fator de tremenda importância para estudo na atualidade.
         Outro fator importante na Grécia era a educação, pois, mesmo com a divisão do país em cidades estados comandadas cada uma por um governante ou rei, toda a população praticava as mesmas ideologias falavam as mesmas línguas e possuíam os mesmos costumes, em meio a sociedade as crianças desde cedo eram ensinadas a questionarem os mistérios do mundo e não só elas mas todas as classes sociais daquela época eram apreciadoras do saber e da beleza das artes e da cultura.
         A arte para os gregos era como uma forma de agradar os deuses e cultuar seus ancestrais muitas vezes isso realizado a partir da literatura e representação em teatro das histórias de seus grandes heróis divinos e semi-divinos, o que gerava assim a propagação de cultura de forma que divertiam e ao mesmo tempo educavam o povo, tendo as esculturas e templos como forma de agradar os deuses e imortalizar os semideuses acreditando assim que um belo corpo era a representação de uma bela alma.
         E a religião Grega talvez seja o mais forte ponto social daquela época tendo vários deuses como Zeus rei dos Deuses, Atenas deusa do amor, Apolo Deus do sol, Poseidom deus do mar, Apolo do sol entre outros, isso significa que cada religiosidade apresentava uma função especifica semelhante a outras sociedades antigas.

         Na função econômica cada cidade-estado grega possuía autonomia econômica no caso eram independentes umas das outras e ao mesmo tempo possuíam um sistema de serviços e produtos que gerava o comercio na região e com o aumento dessa rede de comércios surge então o desenvolvimento marítimo e o uso de moedas.

Produção Textual sobre o Pensador Albert Einstein.

Produção Textual sobre o Pensador Albert Einstein, atividade realizada no dia 10 de novembro de 2005, turma do 6ºF.

O Letramento sobre Albert Einstein visa fazer com que os alunos descrevam com suas palavras o assunto que foi ministrado sobre o pensador e suas respectivas conquistas. Acreditamos que o resultado foi satisfatório, pois os alunos conseguiram descrever bem sobre o assunto abordado.





quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

TEXTO INTRODUTÓRIO:"O que vamos fabricar?" sobre os Fenícios.

Aplicado no dia 15/09/2015 na Escola Estadul de Aplicação na cidade de Campina Grande - PB

O QUE FAMOS FABRICAR ?

Produção de Poemas sobre a Mulher.

Atividade: "Poesia e Mulheres" 
Realizado em 19.11.15 - Turma 6º "D" EEEF de Aplicação









"Poema e Mulheres"
A produção de poemas sobre as mulheres foi uma atividade que objetivou desenvolver nos estudantes a percepção da importância das mulheres para nossa sociedade e para nossas vidas. Depois de participar da oficina temática “História de Vida” sobre a escritora Pagu, os estudantes produziram poemas falando sobre a importância das mulheres.


segunda-feira, 30 de novembro de 2015

SLIDE TEMA: Mesopotâmia

Slide usado durante a oficina aplicada na Escola Estadual de Aplicação em Campina Grande na Paraíba.    
                                           LINK DISPONÍVEL ABAIXO

SLIDE : Tema: Pensadores da humanidade, Albert Einstein.

                          LINK DO SLIDE ABAIXO
           


TEXTO INTRODUTÓRIO::"Albert Einstein: Um Físico Entusiasta"

"Albert Einstein: Um Físico Entusiasta"

 
Albert Einstein (1879-1955) foi um dos pais da ciência moderna, além de um entusiasta dos direitos humanos.
De família judaica, nasceu na Alemanha, mas deixou o país aos 17 anos por não concordar com a linha militarista do governo. Viveu e estudou na Suíça, voltou á Alemanha e se mudou para os Estados Unidos quando Adolf Hitler (1889-1945) chegou ao poder, em 1933. Ao longo da vida, defendeu a utilização da ciência para fins pacíficos e o controle mundial sobre o uso da energia atômica.
Suas principais descobertas foram:
- Relatividade restrita: O cientista constatou que as medições do tempo e da distância dependem do movimento relativo dos observadores. Na época, a teoria não teve aplicação prática, mas hoje é fundamental para satélites, GPS e outras tecnologias.
-Relatividade geral: A descoberta ocupou o lugar da teoria da gravidade, de Isaac Newton
(91643-1727), vigente durante 250 anos. Na teoria de Einstein, a força da gravidade é interpretada como um efeito da curvatura do espaço-tempo.
-Efeito fotoelétrico: Einstein constatou que a luz não era uma onda contínua, como se pensava , mas pequenos conjuntos de fótons que estimularam certos metais a liberar elétrons, gerando energia. O princípio foi usado como base para as tecnologias modernas.
-Fissão nuclear: A fórmula mais famosa da física é fruto de uma das teorias do cientista, em que ele propõe uma relação entre massa e energia. O princípio pode ser usado tanto para gerar energia quanto para ser criar bombas atômicas. Podemos concluir que Einstein foi um grande cientista, onde desenvolveu suas ciências, que nos servem até os dias de hoje, Einstein é considerado uma das figuras mais marcantes e de enorme importância do século xx.
REFERÊNCIAS:
SITE: revistaescola.abril.com.br
/fundamental-2/ quem- foi -Albert-Einstein-ele-descobriu-694086.shtml

domingo, 29 de novembro de 2015

Apresentação de Slides sobre o Pensador Sêneca..


Apresentação de Slides

Título:Pensadores da Humanidade

Personagem: Lúcio Sêneca

Realizada em 24/11/2015 - Turma 6º ano "C" na Escola Estadual de Aplicação em Campina Grande na Paraíba.





Foram exibidos slides sobre o filósofo, escritor e intelectual romano Sêneca aos alunos do 6º ano “C” do Ensino Fundamental II na EEEF de Aplicação. A apresentação da atividade fez parte da oficina sobre “Histórias de Vida – Sêneca”. Nos slides, foram trazidas diversas imagens de Sêneca. Além disso, foram mostradas algumas passagens da vida do filósofo e sua importância para a sociedade romana, para a política durante o governo do Imperador Romano Nero, e de sua fundamental influência no desenvolvimento e aprofundamento de alguns princípios do Estoicismo, como também, no desenvolvimento de ideias novas como a fraternidade universal.

Letramento - Oficina de Leitura - Janela Poética.

Atividade realizada no dia 16/11/2015 - Turma 6º "D" na Escola Estadual de Aplicação.




Os alunos eram chamados para participar da "Janela Poética", no qual cada aluno escolhia um dos papéis que estavam na janela e deveriam realizar a leitura e reflexões sobre o que estava escrito. No papéis havia partes do livro "O Pequeno Príncipe".

Oficina - Apresentação de "Histórias de Vida" - Pagu.

Oficina com a "Histórias de Vida" de Pagu realizada  nodia  24/11/2015 - Turma 6º "F".

Em poucas linhas, um pouco sobre ‘Pagu’.


Patrícia Rehder Galvão, nasceu no dia 9 de junho de 1910 em São João da Boa Vista e morreu em 12 de dezembro de 1962, aos 52 anos devido ao câncer. Pagu foi a terceira de quatro irmãos, filhos de Thiers Galvão de França, advogado e jornalista, e de Adélia Rehder Galvão. O apelido ‘Pagu’ surgiu de um erro do poeta modernista Raul Bopp, ao dedicar a ela, em 1928, o poema "Coco de Pagu", vale salientar que antes de ser conhecida como Pagu, ‘Zazá’ era seu apelido no meio familiar.
Em 1925, com quinze anos, passou a colaborar no Brás Jornal, assinando Patsy. Em 1922 tornou-se a musa dos modernistas. Aos 18 anos, pouco depois de completar o curso na Escola Normal da Capital (São Paulo, 1928), ela integra-se ao movimento antropofágico, a qual detinha uma forte influência através de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. Em 1930, ocorre um escândalo para a sociedade conservadora: Oswald separa-se de Tarsila e casa-se com Pagu, obtendo além desse ‘escândalo’, o nascimento de Rudá de Andrade, segundo filho de Oswald e primeiro de Pagu.
Pagu foi presa várias vezes, em uma dessas prisões ficou cinco anos na cadeia na época da ditadura de Getúlio Vargas. Em 1933 publicou o romance ‘‘Parque industrial’’, sob o pseudônimo de Mara Lobo. Em 1945, lançou novo romance, ‘‘A Famosa Revista’’, escrito em parceria com o seu último marido, Geraldo Ferraz.
 Uma mulher que causou repercussões na época em que vivia, assim como tornou-se o símbolo de mulher que buscava viver suas paixões sem se preocupar com as opiniões que a cercavam. Pagu era uma mulher como todas as outras, cuja característica mais forte foi a coragem de desejar: “Eu, como mulher que posso fazer diversas escolhas agora [...][1]’’.
Pagu era uma mulher de paixões intensas, espelhadas em tudo o que escrevia. Mulher esta, avançada para os padrões da época, dada a algumas particularidades concebidas, tais como: fumar na rua, usar blusas transparentes, cabelos curtos e eriçados e dizer palavrões. Tornou-se escritora, poeta, diretora de teatro, tradutora, desenhista, jornalista e militante política brasileira. Tal como nos diz Plínio Marcos[2], “[...] Pagu veio ao mundo para nos inquietar[3]”.

Referências:

HIGA, L. S. R.; O feminismo solitário na obra da jovem Pagu. In: 17o COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Anais do 17o COLE, 2009.

Sites consultados:



>http://www.pliniomarcos.com/dados/origens.htm< Acesso em 29 de Novembro de 2015.




[1]  Lúcia Maria Teixeira Furlani concede uma entrevista exclusiva ao Saraiva Conteúdo. Fonte: http://www.saraivaconteudo.com.br/Entrevistas/Post/10408< Acesso em 24 de Novembro de 2015. Para ver a entrevista por completo e ler a matéria, acesse o link acima.
Autora dos seguintes livros, obtendo Pagu como fonte de pesquisa: Pagu – Patrícia Galvão: livre na imaginação, no espaço e no tempo; Croquis de Pagu; e Viva Pagu – fotobiografia de Patrícia Galvão.
[2] Expressão usada para definir Pagu. Para saber sobre a história de Plínio Marcos, acesse:< http://www.pliniomarcos.com/dados/origens.htm>. Acesso em 29 de Novembro de 2015.
[3] A citação foi retirada do seguinte link: < http://www.saraivaconteudo.com.br/Entrevistas/Post/10408> Acesso em 24 de Novembro de 2015.




Jogo do Bingo "Aprendendo os Números Romanos".

Jogo do Bingo “Aprendendo os Números Romanos”
Realizado em 12/11/2015 - Turma 6º "D" EEEF de Aplicação




Jogo do Bingo “Aprendendo os Números Romanos”
O Jogo do Bingo “Aprendendo os Números Romanos” é um produto pedagógico que tem por finalidade realizar uma interdisciplinaridade entre História e Matemática através dos números romanos. Os alunos foram divididos em três grupos. Cada grupo recebeu uma tabela com os números escritos em algarismos romanos e números convencionais. Cada vez que um número era sorteado, os estudantes deveriam fazer a associação correta.


Jogo de Tabuleiro "Corrida Científica".

Jogo Corrida Científica 
Realizado em dia 10/11/2015 -Turma 6º "F" EEEF de Aplicação



Jogo de Tabuleiro “Corrida Científica”
O Jogo de Tabuleiro “Corrida Científica” é um produto pedagógico que tem por objetivo reforçar os conhecimentos aprendidos através da oficina “Histórias de Vida – Albert Einstein”. No jogo, o representante de cada grupo deveria responder uma pergunta sobre Einstein. Na medida em que cada grupo acertava as perguntas, os pinos avançavam no tabuleiro, até chegar à parada final.


Oficina - Apresentação de "Histórias de Vida" - Nicolau Maquiavel.



Descrição: A oficina de apresentação "Histórias de Vida" sobre o pensador Nicolau Maquiavel foi realizada no dia 19/11/2015 juntamente com os alunos do 6º ano "D". Iniciamos a oficina com a apresentação do texto introdutório "Maquiavel e a Arte de Governar". Em seguida, realizamos um debate com a turma e relacionamos os ensinamentos de Maquiavel com o livro "Quem Mexeu no Meu Queijo?" do autor Spencer Johnson MD. Apresentamos um vídeo sobre o livro e finalizamos com a leitura de partes do livro. 








Apresentação do vídeo produzido pelos pibidianos "Chegamos ao Ponto" sobre o Continente Africano.

O programa "Chegamos ao Ponto" é mais um novo canal para transmitir conhecimento sobre temas específicos da nossa história, nesta edição o tema trabalhado foi o CONTINENTE AFRICANO, alguns aspéctos foram discutidos como o clima, a vegetação, o relevo a cultura, além de falar especificamente sobre dois países, o Marrocos e a Costa do Marfim.

 ##ABAIXO O PROGRAMA NA ÍNTEGRA.##

Pibid História Uepb Campus 1 é um projeto de iniciação a docência vinculado a CAPES e pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA na cidade Campina Grande, agreste do estado paraibano. "Chegamos ao Ponto"  - Dia 19/11/2015 - Turma 6º "F"






Oficina de Apresentação e Leitura do Livro "O Pequeno Príncipe" do autor Antoine de Saint-Exupéry.

Oficina  realizada no dia 12/11/2015 - Turma 6º "D", os pibidianos trabalharam o livro e os ensinamentos que ele supostamente transmitia, a oficina contou com o uso do slides e o livro.




Produto Gerado - Hq's

As “Revista em Quadrinhos” foram realizadas na E.E.E.F.M Professor Raul Córdula, nas turmas do 9° ano no dia 17 de novembro de 2015. Buscou extrair dos alunos o lado criativo e a relação de cada um com o assunto visto nas aulas de História sobre a Guerra Fria e na oficina de HQs. Houve a elaboração de quatro HQs, onde os alunos escreveram um roteiro e criaram personagens, tendo por base outras revistas em quadrinho publicadas neste período de guerra, como por exemplo, o Quarteto Fantástico.