Plano de aula do jogo didático “Trilha de Guerra”: O
presente plano de aula tem como finalidade traçar os principais aspectos
abordados ao longo do jogo didático “Trilha de Guerra”, o qual explora as
diferentes nuances da Primeira Guerra Mundial e segue a lógica de um jogo de
trilha, no qual alunos devem responder uma bateria de questões sobre o contexto
da Primeira Guerra Mundial, a fim de vencer a dinâmica do jogo. Este fora aplicado
no dia 08 de junho de 2016, na turma do 3º comércio pela manhã, na E.E.E.M.P.Dr,
Elpídio Almeida.
Universidade
Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro
de Educação (CEDUC)
Departamento
de História
Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual de Ensino Médio e
Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida
Série:
3º ano do Ensino Médio, Turmas:
“B” e “COEMÉRCIO” Turno:
Manhã
Professor
Supervisor: Eriberto Souto
Bolsistas:
Beatriz
Dos Santos Batista
Juliana
Nascimento de Almeida
Jailson
Cavalcante Andrade
Liliane
Silva Barbosa
Monyke Do Nascimento Crispiniano
Natalia
Santos
Sabrina
Lopes
Plano
de aula do jogo “Trilha de Guerra”
Conteúdo Programático:
- A Primeira Guerra Mundial (1941-1918)
Problematização:
- Em que consiste o caráter diferenciador da Primeira Guerra Mundial em relação aos demais conflitos antes existentes?
Objetivo
Geral:
- Compreender as diferentes fases da Primeira Guerra Mundial (1941-1918) e suas implicações sociais, políticas, econômicas e tecnológicas para os países da Europa.
Objetivos
Específicos:
- Analisar os fatores que desencadearam a Primeira Guerra Mundial, fazendo as principais potências europeias saírem do estado de uma “Paz armada” a um conflito direto.
- Refletir a acerca do papel desempenhado pelos meios de propaganda ao longo dos conflitos.
- Salientar a relevância das tecnologias a serviço da Guerra
- Entender os desdobramentos da Primeira Guerra Mundial, para as duas frentes de países envolvidos no conflito.
Justificativa:
- Desde meados do século XIX acirram-se as disputas entre as potências imperialistas da Europa pelo controle das matérias-primas e dos mercados mundiais. Estas travam guerras contínuas e um conjunto de disputas por novos territórios. Caracterizando-se enquanto o primeiro conflito armado que envolve diretamente as grandes potências do mundo, a Primeira Guerra Mundial, que dura de 1914 a 1918, altera grande parte da organização social e política em âmbito internacional, e logo surge-nos enquanto fruto deste longo processo de disputas políticas, econômicas e simbólicas. Tendo em vista a relevância deste conflito para o contexto internacional e suas implicações para o jogo de poder econômico e político que se estabelece, sobretudo, após a Primeira Guerra, o presente jogo intitulado “Trilha de Guerra” Justifica-se por visar apontar para as diferentes nuances do conflito de modo dinâmico, logo também interligado com os fatos históricos.
Metodologia:
- Buscando por revisar o conteúdo já explanado, através da aula expositiva dialogada, de maneira dinâmica e eficaz, promovendo o aprendizado com a efetiva participação dos alunos, optamos pela introdução do jogo didático “Trilha de Guerra” a fim de explorar as diferentes nuances da Primeira Guerra Mundial. Seguindo a lógica de um jogo de trilha, para o jogador (aluno) chegar ao fim do jogo deve responder uma bateria de questões com alternativas e contextualizadas com o conteúdo, caso o mesmo recuse-se a responder, ou não acerte, este não passa adiante, o primeiro a concluir sua jornada vence jogo.
Recursos
Didáticos:
- O Jogo didático “Trilha de Guerra” foi desenvolvido no programa de computador “foto shop”, e depois impresso em banner. Qualificando-se enquanto um jogo de trilha o aluno na qualidade de jogador deve responder a uma série de questões acerca da Primeira Guerra Mundial, a fim de passar de fase e concluir sua jornada. Ao lançar o dado, o jogador (ALUNO) está sujeito a responder uma questão, passar sua vez, ou avançar 3 casas.
Referência
Bibliográfica
VAZ, Valéria. Ser Protagonista: História, 3º ano: ensino médio. São Paulo:
Edições SM, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário