segunda-feira, 25 de setembro de 2017

JOGO PEDAGÓGICO - JOGO SIM OU NÃO

O jogo consistia em uma série de perguntas sobre a vinda e todo processo de vivência da família real no Brasil, que deveriam ser respondidas com sim ou não, foi dividido dois grupos de alunos e cada grupo recebeu duas plaquinhas de sim ou não, as duas pessoas que ficassem como representantes dos grupos deveriam ficar de costas para responder as perguntas, e na hora requisitada levantar a plaquinha com a opinião final do grupo sobre a resposta da pergunta. O jogo didático foi aplicado no 2°ano C da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena, no dia 20 de setembro de 2017. 

  

                                   





domingo, 24 de setembro de 2017

JOGO PEDAGÓGICO - PINTURAS DA FAMÍLIA REAL

Foi distribuído algumas pinturas de quadros dos membros da família real, o aluno que recebesse a imagem deveria fazer uma análise descritiva, ressaltando aspectos importantes a se observar em uma pintura como: o lugar, fisionomia, vestimentas, postura, etc. A atividade foi aplicada no 2°ano C do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena, no dia 20 de setembro de 2017.

  

  

                               




JOGO PEDAGÓGICA -“A MISSÃO FRANCESA: GUIAS TURÍSTICOS NO SÉC. XIX

O jogo foi desenvolvido com o intuito de trazer interação entre os alunos e auxiliar na desenvoltura do alunado em apresentações frente a um público. A turma foi dividida em duas equipes e duas fotos foram dadas, referentes à Academia Imperial de Belas Artes e a Praça do Comércio, construídas graças a Missão Francesa. A partir disso, os discentes teriam dez minutos para elaborar uma peça improvisada em que seriam guias turísticos para a família real portuguesa no séc. XIX. O jogo foi aplicado no 2º ano D do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena, no dia 20 de Setembro de 2017. 

  
  

                            
                                      






JOGO DA VELHA – PERÍODO JOANINO

Com base no tema sobre o período Joanino, foi elaborado um jogo da velha juntamente com as respectivas peças contendo 9 vermelhas e 9 verdes que foram distribuídas para os dois grupos divididos para a concorrência do jogo, a partir das perguntas feitas e da maneira que os alunos iam acertando o lançamento das peças no jogo da velha era realizo até chegar a um vencedor. O jogo foi aplicado no 2º ano D do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena, no dia 20 de setembro de 2017. 

  

  

                            


JOGO PEDAGÓGICO - JOGO DE PERGUNTAS

O jogo teve o objetivo de fazer os alunos (as) relembrarem e fixarem um pouco sobre o assunto já dado pelo professor anteriormente. Ele funcionou da seguinte forma, teve 10 perguntas que seria respondida por as duas equipes, cada integrante da equipe jogava o dado na sua vez e dependendo de que numeração cair corresponderia a pergunta que eles iriam responder, caso erassem passava a vez para a outra equipe. Foi aplicado no 2º Ano “C” e do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sólon de Lucena, no dia 20 de Setembro de 2017.

  

  

  




TEXTO INTRODUTÓRIO- A SOCIEDADE E A CORTE

A presença da corte no Rio de Janeiro promoveu várias transformações no cotidiano da cidade e das pessoas, dessa maneira o texto auxiliou os alunos (as) a perceber como se deu esse processo de transformações durante esse período. Foi aplicado no 2º Ano "D" e “C” e do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sólon de Lucena, no dia 20 de Setembro de 2017.

                                


                                



PLANO DE AULA- PERÍODO JOANINO


PLANO DE AULA – GOVERNO JOANINO


JOGO PEDAGÓGICO - “A DEZ MILHAS DA COROA”

O jogo foi elaborado com o intuito de dialogar acerca da “Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil”. Houve a divisão da turma em duas equipes e, a partir de sorteio, seria escolhida a equipe inicial. Havia dez barcos de papel sobre a mesa e os representantes escolhidos de cada grupo iriam procurar responder corretamente a pergunta contida nos barquinhos. Se a equipe com a vez não soubesse responder, a equipe rival teria a chance de contravir. Os representantes também eram rotativos, de maneira que todos os jogadores possuíssem a oportunidade de participar.  O jogo foi aplicado no 2º ano C do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena, no dia 13 de Setembro de 2017. 

  

  

                             





JOGO PEDAGÓGICO - JOGO DOS DIREITOS

O jogo foi produzido para quinze participantes e cada um teve direito a tirar uma pergunta, foi produzido direitos de jogo que foram colocados em cds dos quais cada um acompanhava um número, o estudante deveria pegar o cd correspondente ao número da sua pergunta, em seguida leria para os colegas e diria seu direito. Vale ressaltar que nos cds vinham além de direitos, outras opções ( tirar uma alternativa, direito a não responder, direito a pedir ajuda, etc.) O jogo foi aplicado no 2° ano D do ensino médio da EEEFM. Solon de Lucena, no dia 13 de setembro de 2017.

  

  

  

                                




JOGO PEDAGÓGICO- MURAL 1808

O presente jogo, trás uma perspectiva de revisão do conteúdo sobre a vinda da família real no Brasil no ano de 1808. A aplicação foi na divisão de dois grupos, cada grupo recebeu um envelope com nomes referentes ao conteúdo em forma de adesivo e receberam uma cartolina. Essa cartolina era para expor os adesivos elaborando uma cronologia do acontecimento histórico desde o motivo da vinda e os personagens. Ganharia quem terminasse primeiro o mural com a cronologia exata dos acontecimentos. O jogo foi aplicado na turma do 2 ano D da Escola Estadual Do Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena no dia 13 de setembro de 2017.

          
                                 


                                  

                                  

                                   






DESCRIÇÃO DO JOGO PEGAGOGICO- "CESTA DE CURIOSIDADE"

O objetivo principal foi tirar algumas dúvidas dos alunos (as) através das curiosidades que eles leriam. Primeiramente, passaria o anel na mão de cada um e depois eles teriam que descobrir em que mão estaria o anel, dessa forma a pessoa que estaria com o anel leria a curiosidade e na próxima rodada seria ela que passaria o anel. Foi aplicado no 2º Ano " “C” do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sólon de Lucena, no dia 13 de Setembro de 2017.