Texto Introdutório
Ao entrar na sala de aula sabendo que a próxima aula é de
História muitos alunos falam que a disciplina é chata por só falar do passado,
de velharias. Outros falam que é inútil saber do passado e que o importante é o
futuro, mas será que a História realmente é só isso?
Poucos sabem, mas a História também estuda as
permanências que seriam aquilo que mesmo com o passar do tempo, pouco mudou,
podendo ser construções, comportamentos e até brincadeiras (como a amarelinha,
que se brinca até hoje).
Estudamos História na sala de aula por livros, mas você
sabe o trabalho que o historiador teve para obter tantas informações? O
historiador é aquele que investiga fontes históricas para poder assim escrever
a história. O que seriam essas fontes históricas? As fontes históricas tratam
exatamente dos vestígios deixados pela humanidade na sua trajetória, podendo
ser ela escrita (ex.: um jornal antigo, um pergaminho), visuais (ex.: uma foto
antiga), orais (ex.: uma música) e material (ex.: uma escultura).
Para construir a História, o historiador precisa do
suporte de profissionais de outras áreas, como o geógrafo, arqueólogo,
economista. Com a ajuda desses outros profissionais o historiador pode fazer um
apanhado mais completo de informações.
Se você se pergunta: Mas se só estudamos a história de
grandes personagens, apenas eles são importantes para História? Infelizmente no
ensino fundamental e médio brasileiro hoje em dia foca-se mais os grandes
personagens, mas, vale dizer que todos nós somos sujeitos da História, sem
exceção, pois todos nós escrevemos nossa história no decorrer da nossa vida.
Referências:
BOULOS JÚNIOR,
Alfredo. História sociedade & cidadania. Edição reformulada, 6º ano. 2º
Edição. São Paulo: FTD, 2012. Pag. 10 - 25.
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