quinta-feira, 23 de abril de 2015

Texto Introdutório: BEBENDO DAS FONTES/Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação.

















Texto Introdutório

BEBENDO DAS FONTES


            Ao entrar na sala de aula sabendo que a próxima aula é de História muitos alunos falam que a disciplina é chata por só falar do passado, de velharias. Outros falam que é inútil saber do passado e que o importante é o futuro, mas será que a História realmente é só isso?
            Poucos sabem, mas a História também estuda as permanências que seriam aquilo que mesmo com o passar do tempo, pouco mudou, podendo ser construções, comportamentos e até brincadeiras (como a amarelinha, que se brinca até hoje).

            Estudamos História na sala de aula por livros, mas você sabe o trabalho que o historiador teve para obter tantas informações? O historiador é aquele que investiga fontes históricas para poder assim escrever a história. O que seriam essas fontes históricas? As fontes históricas tratam exatamente dos vestígios deixados pela humanidade na sua trajetória, podendo ser ela escrita (ex.: um jornal antigo, um pergaminho), visuais (ex.: uma foto antiga), orais (ex.: uma música) e material (ex.: uma escultura).


            Para construir a História, o historiador precisa do suporte de profissionais de outras áreas, como o geógrafo, arqueólogo, economista. Com a ajuda desses outros profissionais o historiador pode fazer um apanhado mais completo de informações.

            Se você se pergunta: Mas se só estudamos a história de grandes personagens, apenas eles são importantes para História? Infelizmente no ensino fundamental e médio brasileiro hoje em dia foca-se mais os grandes personagens, mas, vale dizer que todos nós somos sujeitos da História, sem exceção, pois todos nós escrevemos nossa história no decorrer da nossa vida.

Referências:

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. Edição reformulada, 6º ano. 2º Edição. São Paulo: FTD, 2012. Pag. 10 - 25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário