PIBID-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
UEPB-Universidade Estadual da Paraíba.
História 2015
Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação.
Turma: 6º Ano
Duração: Duas aulas/40 minutos
Professor Supervisor: Raimundo Candido Teixeira
Junior.
Alunos Bolsistas: Biagio Ítalo Ribeiro
Grisi Paiva.
Sívyla
Sauanny Araújo de Melo.
Monyke do Nascimento Crispiniano.
Jailson Cavalcante de Andrade.
PLANO DE AULA
1. Tema:
Fontes históricas.
2. Objetivo geral:
Desenvolver uma
reflexão e aprimoramento dos educandos nas definições das fontes históricas,
possibilitando uma diferenciação entre as diversas fontes existentes.
3. Objetivos específicos:
·
Possibilitar a fácil compreensão
sobre o que é História e o que são fontes históricas.
·
Explicar a classificação das fontes
históricas: Fontes de cultura material, visual, auditiva ou escrita.
·
Problematizar quem
faz a História nos dias atuais.
4. Metodologia:
Os alunos serão orientados a estudarem sobre a temática através do livro
didático, e a partir disso serão questionados sobre o que é fonte histórica,
quais são as fontes históricas, como é realizado o trabalho do historiador e
quem faz a História. Em seguida será realizada a leitura em grupo do texto
introdutório ‘História, Cultura e Tempo’. Por fim será aplicada uma atividade
pedagógica para fixar o conteúdo aprendido.
5. Recursos didáticos pedagógicos:
Para atingir os objetivos pretendidos utilizar o livro,o quadro negro, o
texto introdutório e a apresentação de slides.
6. Avaliação:
Os alunos serão avaliados
de forma contínua, observando sua participação e interação com base na temática
‘História e fontes históricas’, observando também a participação em grupo e o
desempenho dos alunos durante a participação no jogo pedagógico de cartas.
7. Referências:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade &
cidadania. Edição reformulada, 6º ano. 2º Edição. São Paulo: FTD, 2012. Pag. 10 - 25.
Nenhum comentário:
Postar um comentário