quinta-feira, 23 de abril de 2015

PLANO DE AULA - Tema: FONTES HISTÓRICAS./Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação.

PIBID-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
UEPB-Universidade Estadual da Paraíba.
História 2015
Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação
Turma: 6º Ano
Duração: Duas aulas/40 minutos
Professor Supervisor: Raimundo Candido Teixeira Junior
Alunos Bolsistas: Biagio Ítalo Ribeiro Grisi Paiva
                                      Sívyla Sauanny Araújo de Melo
                                      Monyke do Nascimento Crispiniano
                                      Jailson Cavalcante de Andrade
                                      

PLANO DE AULA

1. Tema:
 Fontes históricas. 

2Objetivo geral:
Desenvolver uma reflexão e aprimoramento dos educandos nas definições das fontes históricas, possibilitando uma diferenciação entre as diversas fontes existentes.
3. Objetivos específicos:

·         Possibilitar a fácil compreensão sobre o que é História e o que são fontes históricas.

·         Explicar a classificação das fontes históricas: Fontes de cultura material, visual, auditiva ou escrita.

·          Problematizar quem faz a História nos dias atuais.

 4. Metodologia:
            Os alunos serão orientados a estudarem sobre a temática através do livro didático, e a partir disso serão questionados sobre o que é fonte histórica, quais são as fontes históricas, como é realizado o trabalho do historiador e quem faz a História. Em seguida será realizada a leitura em grupo do texto introdutório ‘História, Cultura e Tempo’. Por fim será aplicada uma atividade pedagógica para fixar o conteúdo aprendido.



5. Recursos didáticos pedagógicos:

Para atingir os objetivos pretendidos utilizar o livro,o quadro negro, o texto introdutório e a apresentação de slides.
 6. Avaliação:
Os alunos serão avaliados de forma contínua, observando sua participação e interação com base na temática ‘História e fontes históricas’, observando também a participação em grupo e o desempenho dos alunos durante a participação no jogo pedagógico de cartas.
 7. Referências:

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. Edição reformulada, 6º ano. 2º Edição. São Paulo: FTD, 2012. Pag. 10 - 25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário