UNIVERSIDADE
ESTADUAL DA PARAÍBA
CAMPUS
I CAMPINA GRANDE
DEPARTAMENTO
DE HISTÓRIA
PIBID/HISTÓRIA
PORFESSOR
SUPERVISOR: RAYMUNDO CANDIDO.
BOLSISTAS: Arthur
Rodrigues, Ítalo Pereira, Matheus Freitas, Maria Helena e Kallenya Kelly
PLANO
DE AULA
TEMA
DA AULA: Conhecendo a Mesopotâmia.
EIXO-PROBLEMATIZADOR:
Como
já discutia o historiador cultural Edward Said em seu livro O Orientalismo a região entendida como
oriente e por nós trabalhada em seus aspectos históricos e culturais
configura-se enquanto uma criação do ocidente capitalista e cristão que acabou
por lançar um olhar preconceituoso sobre tais povos. Desta forma como nós
enquanto professores de história podemos contribuir para a visão de alteridade
e novas perspectivas no que diz respeito ao estudo e o ensino das civilizações
do oriente?
OBEJTIVO GERAL:
Partindo
das discussões sobre o orientalismo pretendemos por meio de uma aula dinâmica,
alicerçada em jogos lúdicos como o boliche levar os nossos alunos a um processo
de desconstrução de visões cristalizadas por uma historiografia tradicional e durante
muito tempo reproduzida no mundo escolar.
OBEJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Promover o trabalho em equipe e a interação
entre a turma e seus professores por meio da aplicação do boliche em sala.
·
Gerar o debate em torno da visão presente no
livro didático sobre as civilizações orientais, no caso os povos Mesopotâmicos.
·
Tornar o ensino de história mais dinâmico e
lúdico ressignificando os conhecimentos na vida dos alunos de acordo com o
proposto nos PCN’s.
METODOLOGIA:
Será montada pelos pibidianos em sala,
uma pista de boliche em que a turma dividida em quatro grupos terá a
oportunidade de realizar duas jogadas por grupo na tentativa de derrubar os
pinos, após as jogadas cada grupo deverá responder a uma pergunta, com direito
a consulta do livro didático. Em caso de acerto a equipe soma a pontuação dos
pinos derrubados. A lista de questões também será produzida e aplicada pelos
pibidianos.
RECURSOS
DIDÁTICOS:
Dois conjuntos de boliche com seis pinos
cada um, duas bolas, um questionário sobre a temática discutida em sala e plano
de aula sobre a atividade desenvolvida.
REFERÊNCIAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros
curriculares nacionais para o Ensino Fundamental II. Brasil, 2007. (p.21-29)
SAID, Edward W. O Orientalismo. Companhia das letras: São Paulo, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário