segunda-feira, 4 de agosto de 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CAMPUS I CAMPINA GRANDE
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
PIBID/HISTÓRIA
PORFESSOR SUPERVISOR: RAYMUNDO CANDIDO.
BOLSISTAS: Arthur Rodrigues, Ítalo Pereira, Matheus Freitas, Maria Helena e Kallenya Kelly 
PLANO DE AULA
TEMA DA AULA: Conhecendo a Mesopotâmia.
EIXO-PROBLEMATIZADOR: 
Como já discutia o historiador cultural Edward Said em seu livro O Orientalismo a região entendida como oriente e por nós trabalhada em seus aspectos históricos e culturais configura-se enquanto uma criação do ocidente capitalista e cristão que acabou por lançar um olhar preconceituoso sobre tais povos. Desta forma como nós enquanto professores de história podemos contribuir para a visão de alteridade e novas perspectivas no que diz respeito ao estudo e o ensino das civilizações do oriente?
OBEJTIVO GERAL:
Partindo das discussões sobre o orientalismo pretendemos por meio de uma aula dinâmica, alicerçada em jogos lúdicos como o boliche levar os nossos alunos a um processo de desconstrução de visões cristalizadas por uma historiografia tradicional e durante muito tempo reproduzida no mundo escolar.
OBEJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Promover o trabalho em equipe e a interação entre a turma e seus professores por meio da aplicação do boliche em sala.
·         Gerar o debate em torno da visão presente no livro didático sobre as civilizações orientais, no caso os povos Mesopotâmicos.
·         Tornar o ensino de história mais dinâmico e lúdico ressignificando os conhecimentos na vida dos alunos de acordo com o proposto nos PCN’s.
METODOLOGIA:
Será montada pelos pibidianos em sala, uma pista de boliche em que a turma dividida em quatro grupos terá a oportunidade de realizar duas jogadas por grupo na tentativa de derrubar os pinos, após as jogadas cada grupo deverá responder a uma pergunta, com direito a consulta do livro didático. Em caso de acerto a equipe soma a pontuação dos pinos derrubados. A lista de questões também será produzida e aplicada pelos pibidianos.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Dois conjuntos de boliche com seis pinos cada um, duas bolas, um questionário sobre a temática discutida em sala e plano de aula sobre a atividade desenvolvida.
REFERÊNCIAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Fundamental II. Brasil, 2007. (p.21-29)

SAID, Edward W. O Orientalismo. Companhia das letras: São Paulo, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário