PIBID-HISTÓRIA-UEPB-2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA
COORDENADORA DE ÁREA: AURICÉLIA LOPES PEREIRA
PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS
BEZERRA
ALUNO PIBIDIANO: WESLLEY RANGEL
BRASILEIRO DOS SANTOS
TURMA: 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS DE 45 MINUTOS
PLANO DE AULA
1. TEMA
Renascimento e humanismo.
2. EIXO PROBLEMATIZADOR
Como se configuraram os
horizontes culturais a partir do século XI na Europa ocidental e suas
transformações com o surgimento do Renascimento?
3. JUSTIFICATIVA
A partir do século XI, a Europa ocidental passou por um
longo processo de transformações, seja no aumento da população, o surgimento do
comércio, o avanço técnico, o crescimento das cidades e os novos conceitos que,
aos poucos, foram introduzidos no cotidiano das pessoas. Foi o período de
ascensão da burguesia, enriquecida desejava obter um prestígio político e social
junto à sociedade. Medir, calcular e pesar, experimentar, projetar, tornaram-se
atitudes comuns no advento da sociedade renascentista.
4. OBJETIVO GERAL
Debater os elementos que
contribuíram para o surgimento do Renascimento, suas conquistas e
transformações.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Analisar as principais características que marcaram o Renascimento.
- Compreender a visão de mundo: o antropocentrismo e o racionalismo como explicação dos eventos.
- Contextualizar os principais pintores, escritores e escultores que desempenharam importante papel ao longo do período da renascença.
- Identificar os fatores que contribuíram para a expansão do Renascimento em grande parte da Europa.
- Proporcionar aos alunos ferramentas pedagógicas que contribuam no processo do ensino-aprendizagem em sala de aula.
5. METODOLOGIA
No primeiro momento, tomando
como base o livro didático e o texto de apoio, será contextualizada a seguinte temática:
Renascimento e humanismo. Logo em seguida, trabalharemos propostas concernentes
com a temática em questão e, por fim, encerraremos esta abordagem com o desenvolvimento
e a aplicação de dois jogos didáticos: jogo
da memória e cruzadinhas.
6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·
Livro didático de
História;
·
Textos de apoio;
·
Câmera digital;
7. AVALIAÇÃO
·
Prova escrita;
·
Avaliação contínua;
·
Participação e
envolvimento nos jogos e oficinas pedagógicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário