quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Plano de Aula Renascimento e Humanismo - E.E.E.F.M. Professor Raul Córdula



Descrição: https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1.0-9/10302552_642115742548102_4998782439067631536_n.jpgDescrição: http://www.uepb.edu.br/wp-content/themes/portal/images/marcafeed.jpgDescrição: http://www.ufla.br/ascom/wp-content/uploads/2012/07/13.07-nova-logo-capes.jpg



PIBID-HISTÓRIA-UEPB-2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA

COORDENADORA DE ÁREA: AURICÉLIA LOPES PEREIRA

PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
ALUNO PIBIDIANO: WESLLEY RANGEL BRASILEIRO DOS SANTOS
TURMA: 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS DE 45 MINUTOS

PLANO DE AULA
1. TEMA
Renascimento e humanismo.
2. EIXO PROBLEMATIZADOR
Como se configuraram os horizontes culturais a partir do século XI na Europa ocidental e suas transformações com o surgimento do Renascimento?
3. JUSTIFICATIVA
A partir do século XI, a Europa ocidental passou por um longo processo de transformações, seja no aumento da população, o surgimento do comércio, o avanço técnico, o crescimento das cidades e os novos conceitos que, aos poucos, foram introduzidos no cotidiano das pessoas. Foi o período de ascensão da burguesia, enriquecida desejava obter um prestígio político e social junto à sociedade. Medir, calcular e pesar, experimentar, projetar, tornaram-se atitudes comuns no advento da sociedade renascentista.  

4. OBJETIVO GERAL
Debater os elementos que contribuíram para o surgimento do Renascimento, suas conquistas e transformações.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Analisar as principais características que marcaram o Renascimento.
  • Compreender a visão de mundo: o antropocentrismo e o racionalismo como explicação dos eventos.
  • Contextualizar os principais pintores, escritores e escultores que desempenharam importante papel ao longo do período da renascença.
  • Identificar os fatores que contribuíram para a expansão do Renascimento em grande parte da Europa.
  • Proporcionar aos alunos ferramentas pedagógicas que contribuam no processo do ensino-aprendizagem em sala de aula.
5. METODOLOGIA
No primeiro momento, tomando como base o livro didático e o texto de apoio, será contextualizada a seguinte temática: Renascimento e humanismo. Logo em seguida, trabalharemos propostas concernentes com a temática em questão e, por fim, encerraremos esta abordagem com o desenvolvimento e a aplicação de dois jogos didáticos: jogo da memória e cruzadinhas.
6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·         Livro didático de História;
·         Textos de apoio;
·         Câmera digital;

7. AVALIAÇÃO
·         Prova escrita;
·         Avaliação contínua;
·         Participação e envolvimento nos jogos e oficinas pedagógicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário