quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Plano de Aula Renascimento - E.E.E.F.M. Professor Raul Córdula




PIBID-HISTÓRIA-UEPB-2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA

COORDENADORA DE ÁREA: AURICÉLIA LOPES PEREIRA

PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
ALUNO PIBIDIANO: ALZUMAR COSTA BARROS
TURMA: 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS DE 45 MINUTOS

PLANO DE AULA
1. TEMA
Renascimento
2. EIXO PROBLEMATIZADOR
Analisar obras renascentistas com os alunos, identificando as características do renascimento nelas encontradas;
3. JUSTIFICATIVA
A partir do século XI, a Europa ocidental passou por um longo processo de transformações, seja no aumento da população, o surgimento do comércio, o avanço técnico, o crescimento das cidades e os novos conceitos que, aos poucos, foram introduzidos no cotidiano das pessoas. Foi o período de ascensão da burguesia, enriquecida desejava obter um prestígio político e social junto à sociedade. Medir, calcular e pesar, experimentar, projetar, tornaram-se atitudes comuns no advento da sociedade renascentista.  

4. OBJETIVO GERAL
·         Conceituar Renascimento e equívocos deste conceito.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·          Conhecer os princípios do Renascimento;
·        Relacionar os principais artistas e obras renascentistas;
·        Compreender o Renascimento como movimento da elite;
5. METODOLOGIA
 Através da realização de uma dinâmica do jogo da memória onde será feito com o uso de um painel, criado pelos Alunos Pibidianos anexado ao quadro da sala de aula, os alunos irão procurar exercitar sua capacidade de memorizar as figuras de obras renascentistas bem como os seus principais criadores associando as figuras das obras com os seus respectivos criadores; 
6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·         Livro didático de História;
·         Textos de apoio;
·         Câmera digital;

7. AVALIAÇÃO
Será levado em consideração o envolvimento dos alunos na dinâmica aplicada na sala de aula e interação dos alunos com os Alunos Pibidianos e Professora de sala;

Nenhum comentário:

Postar um comentário