PIBID-HISTÓRIA-UEPB-2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA
COORDENADORA DE ÁREA: AURICÉLIA LOPES PEREIRA
PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS
BEZERRA
ALUNO PIBIDIANO: ALZUMAR COSTA BARROS
TURMA: 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS DE 45 MINUTOS
PLANO DE AULA
1. TEMA
Renascimento
2. EIXO PROBLEMATIZADOR
Analisar obras renascentistas com os alunos, identificando as
características do renascimento nelas encontradas;
3. JUSTIFICATIVA
A partir do século XI, a Europa ocidental passou por um
longo processo de transformações, seja no aumento da população, o surgimento do
comércio, o avanço técnico, o crescimento das cidades e os novos conceitos que,
aos poucos, foram introduzidos no cotidiano das pessoas. Foi o período de
ascensão da burguesia, enriquecida desejava obter um prestígio político e social
junto à sociedade. Medir, calcular e pesar, experimentar, projetar, tornaram-se
atitudes comuns no advento da sociedade renascentista.
4. OBJETIVO GERAL
·
Conceituar
Renascimento e equívocos deste conceito.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Conhecer os princípios do
Renascimento;
·
Relacionar os principais artistas e
obras renascentistas;
·
Compreender o Renascimento como
movimento da elite;
5. METODOLOGIA
Através da realização de
uma dinâmica do jogo da memória onde será feito com o uso de um painel, criado
pelos Alunos Pibidianos anexado ao quadro da sala de aula, os alunos irão
procurar exercitar sua capacidade de memorizar as figuras de obras
renascentistas bem como os seus principais criadores associando as figuras das
obras com os seus respectivos criadores;
6. RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·
Livro didático de
História;
·
Textos de apoio;
·
Câmera digital;
7. AVALIAÇÃO
Será
levado em consideração o envolvimento dos alunos na dinâmica aplicada na sala
de aula e interação dos alunos com os Alunos Pibidianos e Professora de sala;
Nenhum comentário:
Postar um comentário