quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Plano de aula referente ao letramento: Leis trabalhistas

Atividade de letramento: cordéis, charges e poemas

A atividade de letramento foi aplicada no dia 06 de setembro 2016, na turma do 3º A pela manhã, na E.E.E.M.P.Dr. Elpídio de Almeida. Teve por objetivo garantir aos alunos o acesso a outros recursos, além do livro didático, para compreender a Era Vargas. A estes foi solicitada através de uma atividade letramento a elaboração de cordéis, charges ou poemas acerca da temática exposta nas aulas expositivas dialoga. Assim, esta atividade garantiu a turma que fosse produtora de conhecimento de maneira dinâmica e criativa.





Jogo “­­­­­­­­­­­­­­Getúlio através das charges de 1930 a 1938”

O jogo “­­­­­­­­­­­­­­Getúlio através das charges de 1930 a 1938” foi aplicado no dia 14 de setembro 2016, na turma do 3º comércio pela manhã, na E.E.E.M.P.Dr. Elpídio de Almeida. A dinâmica teve por objetivo estimular a criticidade de cada aluno ao analisar as charges publicadas na Revista Careta com relação à atuação política de Vargas na década de 30. Cada jogador escolhia uma descrição textual, lia e fazia referência a uma das charges propostas. Ao final da atividade o aluno que melhor relacionou o texto a imagem conseguiu vencer o jogo.




Atividade de letramento sobre a FEB

Foi realizada uma atividade de letramento que concebeu-se em um exercício dissertativo, onde o mesmo teve por objetivo discorrer sobre a participação do Brasil na guerra e a importância deste conhecimento para a sociedade atual. O produto de letramento foi aplicado na Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida, na turma do 3º B do turno da manhã, no dia 13 de julho de 2016.




Atividade de letramento Leis Trabalhistas

Com os textos introdutórios sobre Era Vargas e o Decreto nº 19.433, de 26 de Novembro de 1930, os alunos produziriam um texto crítico referente às leis trabalhistas criadas por Vargas, buscando abordar quais as melhorias que se obteve para o trabalhador brasileiro e o que ainda precisa se conquistar para que esses direitos sejam plenos. A atividade de letramento foi aplicada na E.E.E.M.P Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata, na turma do 3° ano comércio do turno da manhã, no dia 14 de Setembro de 2016.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Produto de letramento com jornais

Com recortes de jornais da época estudada (Era Vargas), os alunos produziriam um texto “jornalístico”, buscando pensar como jornalistas da época, que queria dizer algo para a população. Assim, com os estudos que eles tiveram em sala de aula, poderiam ser a favor ou contra Vargas, inventando uma história fantasiosa ou, simplesmente, dando a sua opinião sobre o governo. A atividade de letramento foi aplicada na E.E.E.M.P Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata, na turma do 3° ano A do turno da manhã, no dia 14 de Setembro de 2016.


jogo “Entre o passado e o presente”

O jogo “Entre o passado e o presente” foi aplicado no dia 06 de setembro 2016, na turma do 3º comércio pela manhã, na E.E.E.M.P.Dr. Elpídio de Almeida. Como o objetivo de criar uma ponte entre os fatos históricos e os acontecimentos atuais na sociedade brasileira, o jogo relacionou o assunto da Era Vargas, Ditadura Militar, Impeachments de Collor, ministrado pelo professor em aulas anteriores, como o quadro político do governo Dilma. Os alunos associaram as frases aos seus respectivos contextos, e assim, venceu a equipe que melhor se encontrava antenada com o assunto.






Texto introdutório era Vargas, ditadura militar, impeachment de Collor e de Dilma

Texto Getúlio Vargas e o decreto nº 19.433

Texto introdutório atividade FEB

Plano de Letramento Jornalista

Plano de aula do jogo “Getúlio através das charges de 1930 a 1938”

Plano de aula FEB

Plano de aula Era Vargas atividade de letramento


terça-feira, 27 de setembro de 2016

Plano de aula jogo "Entre o passado e o presente"

Slide Era Vargas

Jogo Didático - Tabuleiro do Iluminismo

Após a explicação das regras realizadas na sala de aula, o professor deverá dividir a turma em duas equipes e distribuir um tabuleiro. Este tabuleiro que se baseará no iluminismo, trará cartas que devem ser lidas e questionadas pelos alunos, os estimulando assim a  refletir sob os diversos aspectos do conteúdo, desde a definição de iluminismo, suas características até os pensadores. Os alunos deverão retirar uma ficha que indicará o número de casas que os mesmos deverão andar no tabuleiro, na casa que eles chegarem tem-se uma carta com algo do conteúdo que eles devem ler e refletir sobre aquilo, seja do passado como da atualidade. O professor também pode ler as cartas, ao invés dos alunos e questionar os mesmos. O jogo pedagógico foi aplicado na turma do 8° ano “B” no dia 15 de setembro de 2016 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira.










Plano de Aula - Memórias da Renascença

O Plano de Aula “Memórias da Renascença” buscou elaborar uma sequência didática que permitisse aos alunos conhecerem melhor alguma das obras de arte do período do Renascimento Cultural. Para tanto, foi disponibilizado para eles um jogo didático em forma de jogo da memória, composto por diversas obras deste período. O Plano de Aula  foi aplicado na turma do 8° ano “B” no dia 15 de setembro de 2016 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira.



Plano de Aula - Tabuleiro do Iluminismo

O Plano de Aula "Tabuleiro do Iluminismo" buscou elaborar uma aula em que fosse trabalhado o conteúdo do Iluminismo. Para que isso fosse possível, os pibidianos produziram um texto introdutório onde seria discutido com os alunos as principais caraterísticas deste período, bem como os principais filósofos da época e suas ideias. Após as discussões em sala de aula, o professor aplicaria o jogo didático "Tabuleiro do Iluminismo" onde fixaria de forma lúdica o conteúdo discutido com a turma anteriormente. O Plano de Aula  foi aplicado na turma do 8° ano “B” no dia 15 de setembro de 2016 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira.





Jogo Didático - Pintores da Renascença

O objetivo central do jogo didático foi  levar aos alunos algumas das obras mais importantes do Renascimento Cultural. Através de um jogo da memória, os alunos teriam que relacionar o nome da obra com sua obra. Dentre os artistas escolhidos para compor a atividade, destacam-se Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael e Botticelli. O jogo didático foi aplicado na turma do 8° “B” no dia 15 se setembro de 2016 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira.











Texto Introdutório - O Renascimento Cultural

O Texto Introdutório “O Renascimento Cultural” buscou trabalhar os principais pontos que compuseram esse período, período esse que pode ser considerado um dos marcos da passagem da chamada Idade Média para a Modernidade. O texto abordou as mudanças de mentalidades que estavam transcorrendo nas artes, onde cada vez mais os artistas foram substituindo o divino pelo humano, além ressaltar a importância que os mecenas, seja eles religiosos ou ricos comerciantes, exerceram sobre os pintores, na medida em que incentivavam e patrocinavam a confecção de obras cada vez mais elaboradas. O texto introdutório foi aplicado na turma do 7° ano “C” no dia 08 de setembro de 2016.



Jogo Didático - Detetives do Renascimento

O objetivo central do jogo didático foi levar os alunos a refletirem sobre as mudanças culturais que estavam a transcorrer durante o século XV e XVI na Europa, principalmente em seu centro irradiador, a península Itálica, cuja influência filosófica e artística se expandiria por todo o continente. O jogo didático foi realizado por meio dos computadores com acesso à internet no laboratório de informática da escola. Os alunos deveriam resolver diversos enigmas onde um quebra-cabeças digital seria seu ponto de partida. À partir dele, os alunos conseguiriam desvendar os demais enigmas com a ajuda do Google sobre a temática do Renascimento Cultural. O jogo pedagógico foi aplicado nas turmas do 7° ano “C” no dia 08 de setembro de 2016.











Plano de Aula - Detetives do Renascimento

O Plano de Aula “Detetives do Renascimento” buscou aliar as tecnologias da informação e comunicação ao cotidiano de aprendizagem dos alunos. Para isso, o laboratório de informática foi utilizado visando inserir a linguagem digital no conteúdo do Renascimento Cultural. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e pesquisar - através de um jogo digital, diversas obras artísticas do Renascimento. O Plano de Aula  foi aplicado nas turmas do 7° ano “C” no dia 08 de setembro de 2016.



Questionário Pedagógico - PIBID 2016

O objetivo desta atividade foi estabelecer um primeiro contato dos pibidianos com os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira. Através de uma breve apresentação sobre o que é o PIBID e da aplicação de um questionário pedagógico, os pibidianos puderam conhecer melhor as turmas com a qual trabalhariam no decorrer do ano. O Questionário Pedagógico foi aplicado nas turmas do 7° ano “C” e 8° “B” no dia 01 de setembro de 2016.