terça-feira, 24 de outubro de 2017

JOGO ACERTANDO E CONSTRUINDO O BRASIL.

No presente jogo, cada uma das duas equipes recebeu dez imagens que representam o Brasil de 1889-1930. Conforme era respondida corretamente à pergunta colavam-se as imagens na cartolina. Venceu o grupo que conseguiu colar primeiro todas as temáticas. O jogo foi desenvolvido na turma do 9° Ano “C” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 09 de outubro de 2017.





JOGO QUEBRA-CABEÇA ERA VARGAS.

No presente jogo cada uma das duas equipes recebeu um quebra-cabeças sobre a ‘’Revolução de 1930’’ para montar, ao finalizar a montagem cada equipe deveria explicar o que representava a imagem formada. Venceu a equipe que conseguiu montar primeiro e interpretar corretamente o significado da imagem. O jogo foi aplicado na turma do 9° Ano “C” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 09 de outubro de 2017.




segunda-feira, 23 de outubro de 2017

JOGO MEMÓRIA DOS PRESIDENTES DO BRASIL 1889-1930.

O jogo “Memória dos Presidentes do Brasil 1889-1930” promoveu uma disputa entre 2 equipes. Conforme os jogadores respondiam corretamente à pergunta sobre a Revolução de 1930, ganhavam uma chance para encontrar um par de imagens iguais. Venceu a equipe que mais obteve pares de imagens. O jogo foi aplicado na turma do 9° Ano “C” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 09 de outubro de 2017.





JOGO TRILHA DOS DESAFIOS.

Nesse jogo, as duas equipes tiveram que ir escolhendo um número e acertando a questão correspondente aquele número, que podia ser a interpretação de uma imagem ou perguntas sobre a Primeira República. Venceu a equipe que ao final do jogo respondeu corretamente mais perguntas. O jogo foi aplicado na turma do 9° Ano “C” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 09 de outubro de 2017.



JOGO NOS CAMINHOS DA REVOLUÇÃO DE 30.

O presente jogo teve o intuito de trazer uma aula dinâmica para os alunos fazendo uma relação com a Revolução de 30 e o Primeiro governo Vargas. Para tanto, os alunos (divididos em três equipes) responderam perguntas relacionadas ao tema e a equipe que respondia corretamente avançava o número de casas correspondentes ao número selecionado no dado. Venceu a equipe que primeiro chegou ao ponto marcado como linha final. A atividade foi aplicada na turma do 9° Ano “C” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 09 de outubro de 2017.





JOGO OS ESPAÇOS DA ERA VARGAS.

O presente jogo teve o intuito trazer uma aula dinâmica para os alunos fazendo uma relação com a Revolução de 30 e o Primeiro governo Vargas. Os alunos (divididos em seis equipes) tiveram que responder a perguntas relacionadas ao tema. Ao jogar o dado e respondendo corretamente a pergunta, a equipe preenchia o seu lado do Hexágono de acordo com o número tirado no dado. A equipe que primeiro preencheu o Hexágono venceu. A atividade foi processada na turma do 9° Ano “C” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 09 de outubro de 2017.




JOGO A CORRIDA PRESIDENCIAL NA REPÚBLICA VELHA.

O presente jogo teve o intuito trazer uma aula dinâmica para os alunos fazendo uma relação com a Revolução de 30 e o Primeiro governo Vargas. No jogo, os alunos (divididos em três equipes) responderam perguntas relacionadas ao tema e a equipe que respondia corretamente avançava uma casa. A equipe que primeiro chegou a bandeira quadriculada venceu. A atividade foi aplicada na turma do 9° Ano “C” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 09 de outubro de 2017.



PLANO DE AULA – A REVOLUÇÃO DE 30 E O PRIMEIRO GOVERNO VARGAS.


terça-feira, 17 de outubro de 2017

JOGO QUEM É?.

O presente jogo foi aplicado com o intuito de revisar, de maneira dinâmica, o assunto “Era Vargas ou República Nova”. Foi dado aos alunos (divididos em duas equipes) um envelope contendo o mesmo número de letras e dicas para que eles dissessem de quem as dicas tratavam. Ganhou a equipe que mais acertou. A atividade se processou na turma do 9º Ano “B” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, em 05 de outubro 2017, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena.



JOGO DOMINANDO O VARGUISMO.

O presente jogo foi aplicado com o intuito de revisar, de maneira dinâmica, o assunto “Era Vargas ou República Nova”. Os (divididos em duas equipes) só podiam jogar a peça do dominó perante o acerto da pergunta que lhes era feita referente ao assunto estudado. A atividade se processou na turma do 9º Ano “B” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, em 05 de outubro 2017, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena.


JOGO PERSONAGENS DA ERA VARGAS.

O presente jogo foi aplicado com o intuito de revisar, de maneira dinâmica, o assunto “Era Vargas ou República Nova”. Os alunos (divididos em duas equipes) tiveram que montar o quebra-cabeça de uma pessoa da Era Vargas e dizer quem era. Ganhou quem montou mais rápido o quebra-cabeças e acertou o nome da pessoa. A atividade se processou na turma do 9º Ano “B” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, em 05 de outubro 2017, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena.



JOGO MEMORANDO A ERA VARGAS.

O presente jogo foi aplicado com o intuito de revisar, de maneira dinâmica, o assunto “Era Vargas ou República Nova”. Nele os alunos (divididos em duas equipes) tinham que acertar o nome da pessoa com a imagem, ganhou a equipe que mais acertou. As pessoas eram: Anayde Beiriz; João Dantas, João Pessoa, Getúlio Vargas, Luiz Carlos Prestes, Olga Benário, Washington Luís e Júlio Prestes. A atividade se processou na turma do 9º Ano “B” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, em 05 de outubro de 2017, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena.




PLANO DE AULA – ERA VARGAS.


JOGO BOLICHE HISTÓRICO.

No presente jogo Revolução de 1930 e o governo provisório, cada pino numerado de 1 a 6 possuía uma sequência de perguntas. O grupo de alunos que conseguiu somar mais perguntas certas após derrubar os pinos venceu o jogo. O jogo foi aplicado na turma do 9° Ano “A” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 05 de outubro de 2017.



JOGO PERCORRENDO A REVOLUÇÃO DE 1930.

No presente jogo o aluno viajou pelo contexto da revolução de 1930 e pelo início do Governo Vargas. Divididos em grupos, os alunos tiveram que acertar as perguntas para prosseguir no percurso. O jogo foi aplicado na turma do 9° Ano “A” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 05 de outubro de 2017.


JOGO DESAFIOS VARGUISTAS.

O presente jogo sobre a Revolução de 1930 foi desenvolvido com o alunado cumprindo um desafio previamente proposto, como por exemplo, responder duas perguntas corretamente sobre o governo Vargas e cumprindo esse desafio avançava no tabuleiro a quantidade de casas previamente propostas. O jogo foi aplicado na turma do 9° Ano “A” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 05 de Outubro de 2017.



JOGO SHOW DA HISTÓRIA.

O presente jogo sobre a Revolução de 1930 e o governo provisório foi desenvolvido da seguinte forma: as perguntas tiveram um grau de dificuldade gradativo e a cada pergunta respondida corretamente o grupo de alunos ganhava uma ficha com seu valor correspondente. O grupo que mais somou pontos venceu o jogo. O jogo foi aplicado na turma do 9° Ano “A” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 05 de outubro de 2017.




PLANO DE AULA – A REVOLUÇÃO DE 1930 E O GOVERNO PROVISÓRIO.


OFICINA DE GIBIS – REVOLUÇÃO DE 1930.

Após a exibição de slides sobre a Revolução de 1930 foi entregue recortes de imagens e solicitado que os alunos construíssem gibis sobre o movimento. A oficina foi desenvolvida na turma do 9° Ano “B” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 26 de setembro de 2017.




SLIDES – REVOLUÇÃO DE 1930.

Os slides foram aplicados com o objetivo de apresentar aos educandos a Revolução de 1930 e os seus desdobramentos políticos e sociais, para que, os mesmos, pudessem compreender como se deu esse processo de encerramento da política de oligarquias vigente no Brasil, dando início ao Estado Novo. Os slides foram aplicados na turma do 9° Ano “B” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 26 de setembro de 2017.






PLANO DE AULA – A REVOLUÇÃO DE 1930.


SLIDES – O TENENTISMO BRASILEIRO E A COLUNA PRESTES.

Os slides trouxeram para os alunos uma forma resumida da contextualização sobre a formulação do movimento Tenentista. Foi mostrado como o estado de corrupção e violência no Brasil serviram como motivação para revoltas urbanas e rurais durante o período da República Velha, e como esse espírito de revolta serviu de base para o movimento Tenentista. Nos slides foram mostradas desde as primeiras revoltas militares, até a formulação do maior movimento Tenentista, a Coluna Prestes e como esta foi importante para o enfraquecimento da política durante o período da República velha. Os slides foram exibidos na turma do 9° Ano “A” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 26 de setembro de 2017.





PLANO DE AULA – A CRISE NA REPÚBLICA VELHA: O TENENTISMO BRASILEIRO E A COLUNA PRESTES.


OFICINA DE CARTAS – O CANGAÇO.

A oficina foi desenvolvida com o intuito de trazer para os alunos a história a partir do imaginário construído em torno do cangaço, mais especificamente sobre Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) e o seu bando. Na aplicação da atividade foi fornecido um poema de Josafá Maia da Costa, o qual destaca o percurso de Lampião e a sua paixão por Maria Bonita. Posteriormente foi solicitado que os alunos produzissem cartas de amor envolvendo um cangaceiro e sua amada, destacando as dificuldades do sertão Nordestino. A atividade foi processada na turma do 9° Ano “A” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 26 de setembro de 2017.







VÍDEO DEMOSTRATIVO DE CENAS DO FILME “MEU NOME É LAMPIÃO”.

A presente produção audiovisual trouxe a reprodução de cenas do filme “Meu Nome é Lampião” de 1970 com a direção de Mozael Silveira. No presente filme é retratada a atuação de Lampião no sertão Nordestino, os saques e o seu relacionamento com Maria Bonita. Foram selecionadas três cenas, a que retrata o encontro do bando de Lampião com um cobrador de impostos, a que destaca o roubo a um banco de uma cidade do interior e a cena de Lampião presenteando Maria Bonita. O vídeo foi exposto na turma do 9° Ano “A” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 26 de setembro de 2017.





PLANO DE AULA – REPÚBLICA VELHA: O CANGAÇO.


OFICINA DE PARÓDIAS MUSICAIS – O CANGAÇO.

A oficina foi processada com intuito de desenvolver a sensibilidade crítica dos alunos através da ressignificação do assunto histórico “Cangaço”, construindo sua própria versão acerca deste. Após a discussão do texto introdutório e da exibição de slides sobre a referida temática, bem como após a exposição de slides sobre paródias, foi solicitados que os alunos construíssem paródias musicais acerca da sua versão sobre “O cangaço”. A oficina foi desenvolvida na turma do 9° Ano “C” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 02 de outubro de 2017.