segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

As Grandes Navegações_Construção das HQs_Plano de aula

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual Argemiro de Figueiredo
Série: 7º ano do Ensino Fundamental II       Turma: E       Turno: Tarde
Professor Supervisor: Adjeferson Silva

Bolsistas:
Benvinda Josmicleime Gonçalves da Silva
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes
Vanuza de Oliveira Barbosa

Conteúdo Programático:
ü  Os desdobramentos e implicações referentes as Grandes Navegações com enfoque para a expansão marítima portuguesa.

Problematização:
ü  Como se processou o conjunto de viagens marítimas de longa distância realizadas pelos portugueses durante os séculos XV e XVI, bem como as temáticas entrelaçadas em sua discussão.

Objetivo Geral:
ü  Estudar o conjunto de viagens marítimas de longa distância realizadas pelos europeus durante os séculos XV e XVI, enfocando a expansão marítima de Portugual.

Objetivos Específicos:
ü  Dissertar sobre os sacrifícios e dificuldades necessários para que os Portugueses conquistassem o mar, bem como as justificativas para esse povo se dispusesse a enfrentar as referidas dificuldades;
ü  Explanar as causas da Expansão Marítima Portuguesa dos séculos XV e XVI;
ü  Discutir as condições que levaram ao pioneirismo português na expansão;
ü  Identificar as principais rotas e “descobertas” portuguesas;
ü  Analisar a expansão marítima e comercial portuguesa;
ü  Relacionar a literatura com o conteúdo histórico para compreensão deste, através do estímulo a leitura, escrita, desenvolvimento das habilidades artísticas e da linguagem imagética coletiva dos alunos.

Justificativa:
            Com as Grandes Navegações, novos continentes passaram a ser conhecidos pelos europeus e o oceano Atlântico teve seus segredos desbravados. Dessa maneira, esta aula, através da construção de Histórias em Quadrinhos (HQs), se justifica por analisar a mudança na concepção do mundo e compreender o início da propagação da cultura européia pelos portugueses para o mundo. Também se fundamenta por possibilitar o desenvolvimento da leitura e escrita – dificuldade presente na turma, estimular o imaginário e as habilidades com o desenho, além de promover de maneira dinâmica o aprendizado do conteúdo.

Metodologia:
ü  Contextualização do conteúdo intitulado de “As Grandes Navegações” com o poema “Mar Português” de Fernando Pessoa, enfocando a expansão e pioneirismo português para construção de HQs acerca do discutido.

Recursos Didáticos:
ü  Quadro, caderno dos alunos e folhas de ofício para confecção das HQs.

Referência Bibliográfica
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. 2 ed. São Paulo: FTD, 2012. (7º ano).


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