Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual Argemiro
de Figueiredo
Série: 7º ano do
Ensino Fundamental II Turma: E Turno: Tarde
Professor
Supervisor: Adjeferson Silva
Bolsistas:
Benvinda Josmicleime Gonçalves da Silva
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes
Vanuza de Oliveira Barbosa
Conteúdo Programático:
ü Os
desdobramentos e implicações referentes as Grandes Navegações com enfoque para
a expansão marítima portuguesa.
Problematização:
ü Como
se processou o conjunto de viagens marítimas de
longa distância realizadas pelos portugueses durante os séculos XV e XVI,
bem como as temáticas entrelaçadas em sua discussão.
Objetivo Geral:
ü Estudar
o conjunto de viagens marítimas de longa
distância realizadas pelos europeus durante os séculos XV e XVI, enfocando a
expansão marítima de Portugual.
Objetivos Específicos:
ü Dissertar
sobre os sacrifícios e dificuldades necessários para que os Portugueses
conquistassem o mar, bem como as justificativas para esse povo se dispusesse a
enfrentar as referidas dificuldades;
ü Explanar
as causas da Expansão Marítima Portuguesa dos séculos XV e XVI;
ü Discutir
as condições que levaram ao pioneirismo português na expansão;
ü Identificar
as principais rotas e “descobertas” portuguesas;
ü Analisar
a expansão marítima e comercial portuguesa;
ü Relacionar
a literatura com o conteúdo histórico para compreensão deste, através do
estímulo a leitura, escrita, desenvolvimento das habilidades artísticas e da
linguagem imagética coletiva dos alunos.
Justificativa:
Com as Grandes Navegações, novos
continentes passaram a ser conhecidos pelos europeus e o oceano Atlântico teve seus
segredos desbravados. Dessa maneira, esta aula, através da construção de
Histórias em Quadrinhos (HQs), se justifica por analisar a mudança na concepção
do mundo e compreender o início da propagação da cultura européia pelos
portugueses para o mundo. Também se fundamenta por possibilitar o
desenvolvimento da leitura e escrita – dificuldade presente na turma, estimular
o imaginário e as habilidades com o desenho, além de promover de maneira
dinâmica o aprendizado do conteúdo.
Metodologia:
ü Contextualização
do conteúdo intitulado de “As Grandes Navegações” com o poema “Mar Português”
de Fernando Pessoa, enfocando a expansão e pioneirismo português para
construção de HQs acerca do discutido.
Recursos Didáticos:
ü Quadro,
caderno dos alunos e folhas de ofício para confecção das HQs.
Referência
Bibliográfica
BOULOS JÚNIOR,
Alfredo. História: sociedade &
cidadania. 2 ed. São Paulo: FTD, 2012. (7º ano).
Nenhum comentário:
Postar um comentário