Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual Argemiro
de Figueiredo
Série: 7º ano do
Ensino Fundamental II
Turma: E
Turno: Tarde
Professor
Supervisor: Adjeferson Silva
Bolsistas:
Juliana Nascimento de Almeida
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes
Vanuza de Oliveira Barbosa
Sabrina Kele Dias Lopes
Plano
de aula
Conteúdo
Programático:
ü Os
Tupi e os portugueses: Encontros e desencontros. As implicações da ação do
colonizador no mundo indígena, o estranhamentos de ambas as culturas.
Eixo
problematizador:
ü
Como
se sucederam as relações de aproximação e estranhamento, entre o colonizador Português
e indígenas existentes no Brasil no período da conquista. E quais as suas
implicações para ambos os povos.
Objetivo
Geral:
ü Atentar
para os modos de ver e perceber a vida em comunidade índios, em contraposição
ao estilo de vida do colonizador Português.
Objetivos
Específicos:
ü Enfatizar
como se sucederam as relações de aproximação e estranhamento, entre o
colonizador Português e indígenas existentes no Brasil.
ü Identificar
as principais contribuições dos povos Indígenas para cultura brasileira.
ü Salientas
as diferentes estratégias adotadas pelos portugueses, para aproximação e dominação
dos povos Tupi.
ü Analisar as diferentes causas que contribuem
para a dizimação dos índios no Brasil.
ü Discutir
a imagem do nativo, para além do que fora dito pela representação colonizadora
dos portugueses.
Justificativa:
Ao analisarmos o processo de conquista e
colonização do território brasileiro, vale salientar que este não fora um
movimento harmônico. E que antes dos portugueses aqui chegarem, a terra hoje
denominada de Brasil já era habitada por inúmeros povos indígenas, cada qual
com seus valores e dotados de diversidade, mas que, entretanto mediante o
contato com os portugueses, foram quase que completamente dizimados pela ação
do colonizador e as suas inúmeras táticas de dominação. Todas estas questões aqui
já citadas, merecem ser melhor problematizadas, afim de desmistificar
concepções estereotipadas sobre os índios . Daí a necessidade de nos
debruçarmos também sobre sua cultura e como a presença dos portugueses, também
fora perturbadora e motivo de estranhamento, para estes povos. Visando estas
questões a utilização da tirinha de Mauricio de Souza, como uma de linguagem
acessível justifica-se enquanto cabível ao tema, assim como a aplicação da
cruzadinha de palavras como método de avaliação.
Metodologia:
ü Aplicação
de atividade escrita em sala de
aula, aqual conta com a presença de uma mini cruzadinha de plavras relacionada
a temática referente “Os Tupis e os portugueses: encontros e desencontros”, tal
como também o exercício de analise e reflexão de texto e imagem com a exposição
da tirinha de Mauricio de Souza.
Recursos
Didáticos:
ü Contaremos
com a utilização do livro didático, tal como o uso de e aula expositiva, a
utilização de uma tirinha de Maurício de Souza com o personagem Papa-Capim,
como uma cruzadinha de palavras.
Referência
Bibliográfica
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. 2
ed. São Paulo: FTD, 2012. (7º ano).
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