segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Plano de Aula: Cruzadas sobre o Índio no Brasil

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual Argemiro de Figueiredo
Série: 7º ano do Ensino Fundamental II
 Turma: E  Turno: Tarde
Professor Supervisor: Adjeferson Silva
Bolsistas:
Juliana Nascimento de Almeida
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes
Vanuza de Oliveira Barbosa
Sabrina Kele Dias Lopes
Plano de aula
Conteúdo Programático:
ü Os Tupi e os portugueses: Encontros e desencontros. As implicações da ação do colonizador no mundo indígena, o estranhamentos de ambas as culturas.

Eixo problematizador:
ü  Como se sucederam as relações de aproximação e estranhamento, entre o colonizador Português e indígenas existentes no Brasil no período da conquista. E quais as suas implicações para ambos os povos.

Objetivo Geral:
ü Atentar para os modos de ver e perceber a vida em comunidade índios, em contraposição ao estilo de vida do colonizador Português.

Objetivos Específicos:
ü Enfatizar como se sucederam as relações de aproximação e estranhamento, entre o colonizador Português e indígenas existentes no Brasil.
ü Identificar as principais contribuições dos povos Indígenas para cultura brasileira.
ü Salientas as diferentes estratégias adotadas pelos portugueses, para aproximação e dominação dos povos Tupi.
ü  Analisar as diferentes causas que contribuem para a dizimação dos índios no Brasil.
ü Discutir a imagem do nativo, para além do que fora dito pela representação colonizadora dos portugueses.

Justificativa:
 Ao analisarmos o processo de conquista e colonização do território brasileiro, vale salientar que este não fora um movimento harmônico. E que antes dos portugueses aqui chegarem, a terra hoje denominada de Brasil já era habitada por inúmeros povos indígenas, cada qual com seus valores e dotados de diversidade, mas que, entretanto mediante o contato com os portugueses, foram quase que completamente dizimados pela ação do colonizador e as suas inúmeras táticas de dominação. Todas estas questões aqui já citadas, merecem ser melhor problematizadas, afim de desmistificar concepções estereotipadas sobre os índios . Daí a necessidade de nos debruçarmos também sobre sua cultura e como a presença dos portugueses, também fora perturbadora e motivo de estranhamento, para estes povos. Visando estas questões a utilização da tirinha de Mauricio de Souza, como uma de linguagem acessível justifica-se enquanto cabível ao tema, assim como a aplicação da cruzadinha de palavras como método de avaliação.

Metodologia:
ü  Aplicação de atividade escrita em sala de aula, aqual conta com a presença de uma mini cruzadinha de plavras relacionada a temática referente “Os Tupis e os portugueses: encontros e desencontros”, tal como também o exercício de analise e reflexão de texto e imagem com a exposição da tirinha de Mauricio de Souza.


Recursos Didáticos:
ü  Contaremos com a utilização do livro didático, tal como o uso de e aula expositiva, a utilização de uma tirinha de Maurício de Souza com o personagem Papa-Capim, como uma cruzadinha de palavras.


Referência Bibliográfica
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. 2 ed. São Paulo: FTD, 2012. (7º ano).




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