segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

As Grandes Navegações_Plano de aula

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual Argemiro de Figueiredo
Série: 7º ano do Ensino Fundamental II       Turma: E       Turno: Tarde
Professor Supervisor: Adjeferson Silva

Bolsistas:
Benvinda Josmicleime Gonçalves da Silva
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes
Vanuza de Oliveira Barbosa

Conteúdo Programático:
ü  Os desdobramentos e implicações referentes as Grandes Navegações.

Problematização:
ü  Interrogar as matrizes teóricas do conjunto de viagens marítimas de longa distância realizadas pelos europeus durante os séculos XV e XVI, bem como as temáticas entrelaçadas em sua discussão.

Objetivo Geral:
ü  Estudar o conjunto de viagens marítimas de longa distância realizadas pelos europeus durante os séculos XV e XVI, denominadas de “As Grandes Navegações”.

Objetivos Específicos:
ü  Explicar o que se chama de “As Grandes Navegações”;
ü  Explanar as causas da Expansão Marítima européia dos séculos XV e XVI;
ü  Explicar as condições que levaram ao pioneirismo português na expansão;
ü  Explicar as condições que levaram a Espanha na busca da expansão;
ü  Identificar as principais rotas e “descobertas” portuguesas e espanholas;
ü  Analisar a expansão marítima e comercial européia, demonstrando seus efeitos sobre as áreas dos povos atingidos

Justificativa:
            Com as Grandes Navegações, novos continentes passaram a ser conhecidos pelos europeus e o oceano Atlântico teve seus segredos desbravados. Dessa maneira, esta aula se justifica tendo em vista a importância de se conhecer como se deu a mudança na concepção do mundo (fim da crença de que a Terra era plana para crer que a mesma é redonda); de analisar o desenvolvimento da cartografia; bem como de compreender a propagação da cultura européia para os outros continentes; além de entender o povoamento e exploração das terras encontradas.

Metodologia:
ü  Exposição sintética da temática através de apostila produzida para alunos, bem como argumentação oral do assunto através do auxílio de slides, com vistas a promover a reflexão e o debate.

Recursos Didáticos:
ü  Apostila e Data Show.

Referência Bibliográfica
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. 2 ed. São Paulo: FTD, 2012. (7º ano).


Nenhum comentário:

Postar um comentário