Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual Argemiro
de Figueiredo
Série: 7º ano do
Ensino Fundamental II Turma: E Turno: Tarde
Professor
Supervisor: Adjeferson Silva
Bolsistas:
Benvinda Josmicleime Gonçalves da Silva
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes
Vanuza de Oliveira Barbosa
Conteúdo Programático:
ü Os
desdobramentos e implicações referentes as Grandes Navegações.
Problematização:
ü Interrogar
as matrizes teóricas do conjunto de viagens marítimas de longa distância realizadas pelos europeus durante os séculos XV e XVI,
bem como as temáticas entrelaçadas em sua discussão.
Objetivo Geral:
ü Estudar
o conjunto de viagens marítimas de longa
distância realizadas pelos europeus durante os séculos XV e XVI, denominadas
de “As Grandes Navegações”.
Objetivos Específicos:
ü Explicar
o que se chama de “As Grandes Navegações”;
ü Explanar
as causas da Expansão Marítima européia dos séculos XV e XVI;
ü Explicar
as condições que levaram ao pioneirismo português na expansão;
ü Explicar
as condições que levaram a Espanha na busca da expansão;
ü Identificar
as principais rotas e “descobertas” portuguesas e espanholas;
ü Analisar
a expansão marítima e comercial européia, demonstrando seus efeitos sobre as
áreas dos povos atingidos
Justificativa:
Com as Grandes Navegações, novos
continentes passaram a ser conhecidos pelos europeus e o oceano Atlântico teve seus
segredos desbravados. Dessa maneira, esta aula se justifica tendo em vista a
importância de se conhecer como se deu a mudança na concepção do mundo (fim da
crença de que a Terra era plana para crer que a mesma é redonda); de analisar o
desenvolvimento da cartografia; bem como de compreender a propagação da cultura
européia para os outros continentes; além de entender o povoamento e exploração
das terras encontradas.
Metodologia:
ü Exposição
sintética da temática através de apostila produzida para alunos, bem como
argumentação oral do assunto através do auxílio de slides, com vistas a
promover a reflexão e o debate.
Recursos Didáticos:
ü Apostila
e Data Show.
Referência
Bibliográfica
BOULOS JÚNIOR,
Alfredo. História: sociedade &
cidadania. 2 ed. São Paulo: FTD, 2012. (7º ano).
Nenhum comentário:
Postar um comentário