quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Plano de aula da produção de cordéis







PIBID-HISTÓRIA-UEPB-2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA

COORDENADORA DE ÁREA: AURICÉLIA LOPES PEREIRA

PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
ALUNO PIBIDIANO: WESLLEY RANGEL BRASILEIRO DOS SANTOS
TURMA: 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS DE 45 MINUTOS

PLANO DE AULA
1. TEMA
Literatura de Cordel (Cordéis).
2. EIXO PROBLEMATIZADOR
Como se configuraram os horizontes culturais a partir da produção da literatura de cordel?
3. JUSTIFICATIVA
Conhecido no Brasil como folheto, a literatura de cordel é considerado um gênero literário de cunho popular escrito frequentemente na forma rimada. Remonta ao século XVI, período do Renascimento, em que relatos orais eram popularmente impressos. Caracterizado por vocábulos simples de dez, oito ou seis versos, livreto de poucas páginas, pendurados em cordas ou barbantes, expostos em bancas; anuncia, denuncia, fala de acontecimentos, de questões sociais, a vida cotidiana de uma época, sua realidade e seus conflitos.

4. OBJETIVO GERAL
Debater os elementos que constituíram a literatura de cordel como ferramenta pedagógica no processo do ensino-aprendizagem, contribuindo para o hábito da leitura e para a produção textual.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Analisar as principais características da literatura de cordel.
  • Despertar o interesse pela leitura e escrita dos livretos de cordéis.
  • Contextualizar os diversos temas abordados pelos escritores cordelistas.  
  • Proporcionar aos educandos o espaço para a produção de estrofes de seis versos (sextilhas) em alusão ao cotidiano escolar.
5. METODOLOGIA
No primeiro momento, tomando como base o texto de apoio, será contextualizada a seguinte temática: Literatura de Cordel. Logo em seguida, trabalharemos propostas concernentes com a temática em questão e, por fim, encerraremos esta abordagem com uma atividade voltada para a produção de um pequeno folheto com quatro estrofes em formato de sextilha.
6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·         Texto de apoio.
·         Câmera digital.

7. AVALIAÇÃO
·         Avaliação contínua.
·         Participação e envolvimento na produção do folheto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário