PIBID-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
UEPB-Universidade Estadual da Paraíba.
História 2015
Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação.
Turma: 6º Ano
Duração: Duas aulas/40 minutos
Professor Supervisor: Raimundo Candido Teixeira
Junior.
Alunos Bolsistas: Biagio Ítalo Ribeiro
Grisi Paiva.
Sívyla Sauanny Araújo de Melo.
Monyke do
Nascimento Crispiniano.
Jailson
Cavalcante de Andrade.
PLANO DE AULA
1.
Tema:
A “pré-história” brasileira.
2. Objetivo geral:
Possibilitar a
compreensão dos fatores que caracterizaram a formação do país, como também
mostrar quais tipos de animais e povos habitavam nossa região nos primórdios de
seu surgimento, identificando assim vários sítios arqueológicos que nos
possibilitam presenciar vestígios que há muito tempo deixaram de existir.
3. Objetivos específicos:
·
Discutir como a situação dos
primeiros habitantes do Brasil.
·
Analisar a importância dos diversos
sítios arqueológicos existentes no continente Americano, os vestígios achados.
·
Identificar os
animais existentes, as espécies desaparecidas, os utensílios, a forma de vida
dos primeiros habitantes do Brasil.
4. Metodologia:
Os alunos serão orientados a estudarem sobre a temática através do livro
didático, e assim começamos diversas atividades e problematizações referentes
ao inicio do povoamento do brasil e o desaparecimento dos mesmos.
5. Recursos didáticos pedagógicos:
Para atingir os objetivos pretendidos utilizaremos o livro didático ‘História sociedade & cidadania. Edição reformulada’ de História e trabalharemos o capitulo IV ,a utilização do quadro
negro, utilizaremos também o texto introdutório e a apresentação de slides.
6. Avaliação:
Os alunos serão avaliados
de forma contínua, e será observado principalmente seu domínio e compreensão
sobre o tema abordado ‘ A Pré-história brasileira’, e também sua interação com
o jogo didático de
Dominó "A Pré-história Brasileira" apresentado sobre o tema.
7. Referências:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade &
cidadania. Edição reformulada, 6º ano. 2º Edição. São Paulo: FTD, 2012. Pag. 64-84.
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