segunda-feira, 8 de junho de 2015

PLANO DE AULA - Tema:A “pré-história” brasileira./Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação.

PIBID-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
UEPB-Universidade Estadual da Paraíba.
História 2015
Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação
Turma: 6º Ano
Duração: Duas aulas/40 minutos
Professor Supervisor: Raimundo Candido Teixeira Junior
Alunos Bolsistas:     Biagio Ítalo Ribeiro Grisi Paiva
                                      Sívyla Sauanny Araújo de Melo
                                      Monyke do Nascimento Crispiniano
                                      Jailson Cavalcante de Andrade
                                     

PLANO DE AULA

1.     Tema:
A “pré-história” brasileira. 

2Objetivo geral:
Possibilitar a compreensão dos fatores que caracterizaram a formação do país, como também mostrar quais tipos de animais e povos habitavam nossa região nos primórdios de seu surgimento, identificando assim vários sítios arqueológicos que nos possibilitam presenciar vestígios que há muito tempo deixaram de existir.

3. Objetivos específicos:

·         Discutir como a situação dos primeiros habitantes do Brasil.

·         Analisar a importância dos diversos sítios arqueológicos existentes no continente Americano, os vestígios achados.
·          Identificar os animais existentes, as espécies desaparecidas, os utensílios, a forma de vida dos primeiros habitantes do Brasil.

 4. Metodologia:
            Os alunos serão orientados a estudarem sobre a temática através do livro didático, e assim começamos diversas atividades e problematizações referentes ao inicio do povoamento do brasil e o desaparecimento dos mesmos.


5. Recursos didáticos pedagógicos:

Para atingir os objetivos pretendidos utilizaremos o livro didático ‘História sociedade & cidadania. Edição reformulada’ de História e trabalharemos o capitulo IV ,a utilização do quadro negro, utilizaremos também o texto introdutório e a apresentação de slides.

 6. Avaliação:
Os alunos serão avaliados de forma contínua, e será observado principalmente seu domínio e compreensão sobre o tema abordado ‘ A Pré-história brasileira’, e também sua interação com o jogo didático de Dominó "A Pré-história Brasileira" apresentado sobre o tema.

 7. Referências:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. Edição reformulada, 6º ano. 2º Edição. São Paulo: FTD, 2012. Pag. 64-84.

Nenhum comentário:

Postar um comentário