Texto
introdutório.
"A Desconstrução
da Imagem do Indígena"
Qual a imagem de índio
nós geramos? Nós pensamos em qual povo indígena? Qual o índio que queremos
consumir? . Temos que parar com o discurso de passar o indígena como aquele
sujeito, que anda pela mata nu e correndo, vivendo apenas da caça e da pesca,
sem escolaridade, sem possuir um conhecimento no ramo da tecnologia e sem deter
de informações que o mundo atual proporciona. Os indígenas possuem sim
escolaridade, frequentam universidades, mas que mesmo que eles usufruem de
todas essas características que a atualidade propõe, eles não deixam de ser
indígenas, pois eles preservam sua cultura, ou seja, a cultura indígena faz
parte da essência da pessoa.
Para tanto, se nos
identificamos como alguns elementos diferentes dessa cultura, também existe
diferenças culturais entre eles mesmos. Como assim? Pois há existência de
grupos étnicos, onde cada grupo tem uma maneira de vestir-se, falar,
diferenciam-se de suas moradias, ressaltando a partir dai sua própria
identidade. A identidade étnica domina a maioria dos outros estatutos e define
as personalidades sociais que um indivíduo com aquela identidade pode assumir,
implica uma série de restrições sobre os tipos de papéis que o sujeito pode
desempenhar.
Mas, o que é a educação
indígena? Como ela ocorre? É algo que acontece na aldeia: são as práticas
educativas do cotidiano, diferentemente da Educação escolar indígena, onde a
mesma refere-se de como é trabalhada na escola a educação indígena. Para tanto,
faz-se necessário evidenciar conquistas, tal como a formulação da lei
11.645/08, como também ressaltar pelo o que eles tanto lutam: o direito à terra.
Concluímos que, os mesmos possuem os requisitos que todos nós possuímos, porém
existe a questão da preservação da sua própria cultura. Para tanto, surge a
seguinte indagação: Você acha correto de lembrarmo-nos da cultura indígena
apenas em um dia onde é posto no nosso calendário? Ou existe no nosso cotidiano
elementos que ressaltam a cultura indígena?
Referências
como base:
OLIVEIRA. Maria do
Socorro. O que não fazer no dia do índio. Gestão Escolar. s/d.
BARTH, Fredrik. Grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT,
Philippe. Teorias da Etnicidade. São Paulo: Fundação Editora da UNESP,
1988.
História sociedade
& cidadania – Edição reformulada, 6 ano/ Alfredo Boulos Júnior. – 2. Ed. –
São Paulo: FTD, 2012.
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