domingo, 14 de junho de 2015

Texto introdutório - "A Desconstrução da Imagem do Indígena" - Capítulo V

Texto introdutório.

"A Desconstrução da Imagem do Indígena"

Qual a imagem de índio nós geramos? Nós pensamos em qual povo indígena? Qual o índio que queremos consumir? . Temos que parar com o discurso de passar o indígena como aquele sujeito, que anda pela mata nu e correndo, vivendo apenas da caça e da pesca, sem escolaridade, sem possuir um conhecimento no ramo da tecnologia e sem deter de informações que o mundo atual proporciona. Os indígenas possuem sim escolaridade, frequentam universidades, mas que mesmo que eles usufruem de todas essas características que a atualidade propõe, eles não deixam de ser indígenas, pois eles preservam sua cultura, ou seja, a cultura indígena faz parte da essência da pessoa.

Para tanto, se nos identificamos como alguns elementos diferentes dessa cultura, também existe diferenças culturais entre eles mesmos. Como assim? Pois há existência de grupos étnicos, onde cada grupo tem uma maneira de vestir-se, falar, diferenciam-se de suas moradias, ressaltando a partir dai sua própria identidade. A identidade étnica domina a maioria dos outros estatutos e define as personalidades sociais que um indivíduo com aquela identidade pode assumir, implica uma série de restrições sobre os tipos de papéis que o sujeito pode desempenhar.

Mas, o que é a educação indígena? Como ela ocorre? É algo que acontece na aldeia: são as práticas educativas do cotidiano, diferentemente da Educação escolar indígena, onde a mesma refere-se de como é trabalhada na escola a educação indígena. Para tanto, faz-se necessário evidenciar conquistas, tal como a formulação da lei 11.645/08, como também ressaltar pelo o que eles tanto lutam: o direito à terra. Concluímos que, os mesmos possuem os requisitos que todos nós possuímos, porém existe a questão da preservação da sua própria cultura. Para tanto, surge a seguinte indagação: Você acha correto de lembrarmo-nos da cultura indígena apenas em um dia onde é posto no nosso calendário? Ou existe no nosso cotidiano elementos que ressaltam a cultura indígena?

Referências como base:
OLIVEIRA. Maria do Socorro. O que não fazer no dia do índio. Gestão Escolar. s/d.
BARTH, Fredrik. Grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, Philippe. Teorias da Etnicidade. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1988.

História sociedade & cidadania – Edição reformulada, 6 ano/ Alfredo Boulos Júnior. – 2. Ed. – São Paulo: FTD, 2012.

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