PIBID-Programa Institucional de Bolsa
de Iniciação à Docência.
UEPB-Universidade Estadual da
Paraíba.
História 2015
Escola Estadual de Ensino Fundamental
de Aplicação.
Turma: 6º Ano
Duração: Duas aulas/40 minutos
Professor Supervisor: Raimundo Candido Teixeira Junior.
Alunos Bolsistas: Biagio Ítalo Ribeiro Grisi Paiva.
Sívyla
Sauanny Araújo de Melo.
Monyke do Nascimento Crispiniano.
Jailson Cavalcante de Andrade.
PLANO DE AULA
1. Tema:
Os
primeiros povoadores da terra.
2. Objetivo
geral:
Apresentar aos
educandos características importantes da pré-história, que possibilitará aos
alunos uma noção de como foi o surgimento do mundo, quais espécies o habitou
inicialmente, características e inovações das épocas.
3. Objetivos específicos:
·
Analisar cada período da pré
história, possibilitando para que possam distinguir suas principais
características e diferenças em relação as habilidades evolutivas e aspectos
físicos.
·
Discutir a divisão de dois períodos
importantes da pré-história que foram denominados de Paleolítico e Neolítico
citando assim as principais evoluções, como por exemplo, o domínio do
fogo.
·
Identificar de forma clara e objetiva
as concepções de inicio de povoamento do mundo, tentando mostrar detalhadamente
como se deu cada um dos fenômenos de grande importância.
4. Metodologia:
Os alunos serão orientados a estudarem sobre a temática através do livro
didático, e a partir disso serão questionados sobre a questão do inicio de
civilização do mundo, como se deu, como ocorreu, como os homens surgiram e
quais suas características, a partir disso será feita diversas atividades que
possibilitarão a fixação do assunto abordado e que possibilitarão o despertar
da vontade de aprender dos alunos sobre o tema abordado.
5. Recursos didáticos pedagógicos:
Para atingir os objetivos pretendidos
utilizaremos o livro didático ‘História sociedade & cidadania.
Edição reformulada’ de História e trabalharemos o
capitulo III ,a utilização do quadro negro, utilizaremos também o texto introdutório
e a apresentação de slides.
6. Avaliação:
Os alunos
serão avaliados de forma contínua, observando sua participação domínio e
interação com o tema, a participação nos jogos lúdicos de tabuleiro "Os
Períodos da Pré-história" e "A
Conquista do Fogo”, como também, o jogo da roleta Pré Histórica.
7. Referências:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História
sociedade & cidadania. Edição reformulada, 6º ano. 2º Edição. São Paulo:
FTD, 2012. Pag. 46-63.
Nenhum comentário:
Postar um comentário