segunda-feira, 8 de junho de 2015

PLANO DE AULA - Tema: Os primeiros povodadores da terra./Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação.

PIBID-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
UEPB-Universidade Estadual da Paraíba.
História 2015
Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação
Turma: 6º Ano
Duração: Duas aulas/40 minutos
Professor Supervisor: Raimundo Candido Teixeira Junior
Alunos Bolsistas: Biagio Ítalo Ribeiro Grisi Paiva
                                      Sívyla Sauanny Araújo de Melo
                                      Monyke do Nascimento Crispiniano
                                      Jailson Cavalcante de Andrade
                                      

PLANO DE AULA

1. Tema:
Os primeiros povoadores da terra. 

2Objetivo geral:
Apresentar aos educandos características importantes da pré-história, que possibilitará aos alunos uma noção de como foi o surgimento do mundo, quais espécies o habitou inicialmente, características e inovações das épocas.

3. Objetivos específicos:

·         Analisar cada período da pré história, possibilitando para que possam distinguir suas principais características e diferenças em relação as habilidades evolutivas e aspectos físicos.

·         Discutir a divisão de dois períodos importantes da pré-história que foram denominados de Paleolítico e Neolítico citando assim as principais evoluções, como por exemplo, o domínio do fogo.  

·         Identificar de forma clara e objetiva as concepções de inicio de povoamento do mundo, tentando mostrar detalhadamente como se deu cada um dos fenômenos de grande importância.
 4. Metodologia:
            Os alunos serão orientados a estudarem sobre a temática através do livro didático, e a partir disso serão questionados sobre a questão do inicio de civilização do mundo, como se deu, como ocorreu, como os homens surgiram e quais suas características, a partir disso será feita diversas atividades que possibilitarão a fixação do assunto abordado e que possibilitarão o despertar da vontade de aprender dos alunos sobre o tema abordado.


5. Recursos didáticos pedagógicos:

Para atingir os objetivos pretendidos utilizaremos o livro didático ‘História sociedade & cidadania. Edição reformulada’ de História e trabalharemos o capitulo III ,a utilização do quadro negro, utilizaremos também o texto introdutório e a apresentação de slides.
 6. Avaliação:
Os alunos serão avaliados de forma contínua, observando sua participação domínio e interação com o tema, a participação nos jogos lúdicos de tabuleiro "Os Períodos da Pré-história" e "A Conquista do Fogo”, como também, o jogo da roleta Pré Histórica.
 7. Referências:

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. Edição reformulada, 6º ano. 2º Edição. São Paulo: FTD, 2012. Pag. 46-63.

Nenhum comentário:

Postar um comentário