AS CULTURAS ATRAVÉS DOS TEMPOS
O que é cultura? Aula passada,
nós aprendemos um pouco através do jogo da caixa, alguns exemplos de cultura.
Vocês ainda lembram? Cada povo tem sua cultura, seu jeito de se vestir, se
alimentar, de construir moradias, de fazer festa, de agir e de pensar. Nossa,
já pensou se todos fossemos iguais, se todos tivéssemos os mesmos costumes?
Como é que nós iríamos encontrar o ‘‘diferente’’? Cabe a nós pensarmos que cada
cultura tem seu próprio valor e não há cultura superior à outra.
Cada cultura criou seus
calendários, contando o ano e o tempo a partir do seu ponto de vista. Mas, como
compreender o tempo? Já parou pra pensar que quando temos um bichinho de
estimação, o quanto ele cresce rapidamente e o quanto sofremos quando ele
morre? Já parou pra pensar que quando estamos em redes sociais ou viajamos, o
quanto o tempo passa rapidamente? Vamos refletir um pouco, se chegarmos para os
nossos pais ou avôs, eles terão a mesma opinião sobre o tempo? Ou somos nós,
que compreendemos dessa maneira?
Dependendo do momento na qual
estamos passando, as horas podem ‘‘voar’’ ou passar lentamente, imaginem a
cena: estamos naquela aula na qual é sobre uma disciplina que não gostamos
muito, percebem o quanto o tempo passa devagar? Agora, imaginem aquela disciplina
que gostamos, percebem o quanto passa rápido o tempo? Estamos lidando com o
tempo a todo momento, um exemplo disso? quando nós acordamos mesmo que cansados
com o nosso despertador. Isso é o que chamamos de tempo cronológico, aquele que
é controlado por relógio e horários.
Ao longo do tempo, os seres
humanos dominaram técnicas, inventaram ferramentas, agricultura, música,
pintura, fazendo assim a História. Esse é o tempo que denominamos como tempo
histórico, a cada dia surgem novas invenções, novas ideias. Porém, vamos pensar
agora: E quanto a História, como ficaria a divisão de tempo? Se seguirmos a divisão
tradicional da História, teremos: Pré-História, Idade Antiga; Idade Média;
Idade Moderna; Idade Contemporânea. No entanto, ainda vivenciamos permanências
de cada idade da História.
Referências:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo.
História sociedade & cidadania. Edição reformulada, 6º ano. 2º Edição. São
Paulo: FTD, 2012. Pag. 10 - 25.
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