sexta-feira, 4 de julho de 2014

Música: Arte, Ciência e História

A Música é uma linguagem Universal, tendo participado da vida da humanidade desde as primeiras civilizações. As primeiras músicas eram usadas em rituais, como: Nascimento, Casamento, morte, recuperação de doenças, e fertilidade. Atualmente existem diversas definições para a música. Mais de um modo geral, ela é considerada Ciência e Arte.
Não é fácil identificarmos as origens da música. Na pré-história é somente através do estudo de sítios arqueológicos que podemos ter uma ideia do desenvolvimento da música nos primeiros grupos humanos. Na Idade Antiga as primeiras civilizações musicais se estabeleceram principalmente nas regiões férteis ao longo das margens de rios na Ásia Central, como as aldeias no vale do Jordão, na Mesopotâmia, Índia (vale do Indo atualmente no Paquistão), Egito (Nilo) e China (Huang He).

A música também faz parte do cotidiano das pessoas. Ela movimenta o corpo, mas, também, movimenta ideias, é carregada de imagens, de símbolos de intenções, de representações na qual podemos extrair e analisar.Por essa razão, a música pode ser trabalhada em diferentes ambientes e, principalmente, no ambiente educacional. No Ensino de História ela pode ser problematizada em sala de aula como as letras, o contexto em que foram produzidas, o efeito que causaram na sociedade podem ser elementos para uma aula didática que contribua para a compreensão dos alunos com relação à sociedade em que vivem e as sociedades que passaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário