sexta-feira, 4 de julho de 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
PIBID/HISTÓRIA CAMPUS I
PROFESSOR SUPERVISOR: RAIMUNDO
BOLSISTAS: ARTHUR RODRIGUES, ÍTALO PEREIRA, MARIA HELENA E MATHEUS FREITAS.
SÉRIE: 6º D
PLANO DE AULA
TEMA DA AULA:
O homem e sua capacidade de produzir memória, representações.
EIXO PROBLEMATIZADOR:
A partir das discussões presentes no texto introdutório “Deixando marcas no tempo” pretendemos levar os alunos a um exercício de reflexão sobre as diferentes formas de representações desenvolvidas pelo homem, fazendo um paralelo entre a pintura rupestre e as redes sociais, como parte de uma discussão inicial sobre a pré-história.
OBJETIVO GERAL:
Levar os alunos de acordo com os PCN’s para o ensino fundamental II a terem um contato com novas formas de linguagem, através de uma relação interdisciplinar com o estudo das imagens, seguindo os princípios do desenvolvimento das habilidades e competências presentes nos mesmos parâmetros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Refletir acerca da necessidade que o homem manifestou desde cedo em sua história de deixar registros, de criar memória.
·         Promover através do trabalho com imagens o desenvolvimento da leitura de diferentes formas de linguagens.
·         Através da discussão do texto introdutório e da oficina com imagens pretende-se quebrar com o estereótipo estabelecido de que História se trata de uma disciplina chata ou enfadonha, despertando o interesse dos alunos, através de práticas de ensino significativas.
METODOLOGIA:
Por meio de uma aula expositiva e dialogada sobre o texto introdutório “Marcas no tempo” os alunos começaram a desconstruir imagens cristalizadas que possam vir a ter sobre a “pré-história”, logo com a sala dividida em quatro grupos, cada grupo receberá uma imagem que terá por princípio analisá-la e a partir da crítica produzir um soneto, promovendo assim uma relação interdisciplinar com a literatura.
RECURSO DIDÁTICO:
Texto introdutório e quatro imagens sobre diferentes temáticas da pré-história.
AVALIAÇÃO:
Analise crítica das imagens e produção de um soneto.
REFERENCIAS:
LIMA, Solange Ferraz de. CARVALHO, Vânia Carneiro. Fotografias: Usos sociais e historiográficos. O historiador e suas fontes. Carla Bassanezi Pinsky e Tânia Regina de Luca. (orgs.). São Paulo: contexto, 2012. (p.29-60)
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Fundamental II. Brasil, 2007. (p.21-29)


Nenhum comentário:

Postar um comentário