UNIVERSIDADE
ESTADUAL DA PARAÍBA
DEPARTAMENTO
DE HISTÓRIA
PIBID/HISTÓRIA
CAMPUS I
PROFESSOR
SUPERVISOR: RAIMUNDO
BOLSISTAS:
ARTHUR RODRIGUES, ÍTALO PEREIRA, MARIA HELENA E MATHEUS FREITAS.
SÉRIE:
6º D
PLANO
DE AULA
TEMA
DA AULA:
O homem e sua
capacidade de produzir memória, representações.
EIXO
PROBLEMATIZADOR:
A partir das discussões
presentes no texto introdutório “Deixando marcas no tempo” pretendemos levar os
alunos a um exercício de reflexão sobre as diferentes formas de representações desenvolvidas
pelo homem, fazendo um paralelo entre a pintura rupestre e as redes sociais,
como parte de uma discussão inicial sobre a pré-história.
OBJETIVO
GERAL:
Levar os alunos de
acordo com os PCN’s para o ensino fundamental II a terem um contato com novas
formas de linguagem, através de uma relação interdisciplinar com o estudo das
imagens, seguindo os princípios do desenvolvimento das habilidades e
competências presentes nos mesmos parâmetros.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Refletir acerca da necessidade que o
homem manifestou desde cedo em sua história de deixar registros, de criar
memória.
·
Promover através do trabalho com imagens
o desenvolvimento da leitura de diferentes formas de linguagens.
·
Através da discussão do texto
introdutório e da oficina com imagens pretende-se quebrar com o estereótipo
estabelecido de que História se trata de uma disciplina chata ou enfadonha,
despertando o interesse dos alunos, através de práticas de ensino
significativas.
METODOLOGIA:
Por meio de uma aula
expositiva e dialogada sobre o texto introdutório “Marcas no tempo” os alunos
começaram a desconstruir imagens cristalizadas que possam vir a ter sobre a
“pré-história”, logo com a sala dividida em quatro grupos, cada grupo receberá
uma imagem que terá por princípio analisá-la e a partir da crítica produzir um
soneto, promovendo assim uma relação interdisciplinar com a literatura.
RECURSO
DIDÁTICO:
Texto introdutório e
quatro imagens sobre diferentes temáticas da pré-história.
AVALIAÇÃO:
Analise crítica das
imagens e produção de um soneto.
REFERENCIAS:
LIMA, Solange Ferraz
de. CARVALHO, Vânia Carneiro. Fotografias:
Usos sociais e historiográficos. O historiador e suas fontes. Carla
Bassanezi Pinsky e Tânia Regina de Luca. (orgs.). São Paulo: contexto, 2012.
(p.29-60)
MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Fundamental II.
Brasil, 2007. (p.21-29)
Nenhum comentário:
Postar um comentário