UNIVERSIDADE
ESTUADUAL DA PARAÍBA
CAMPUS
I CAMPINA GRANDE
DEPARATMENTO
DE HISTÓRIA
PIBID/HISTÓRIA
PROFESSOR
SUPERVISOR: RAIMUNDO
BOLSISTAS:
ARTHUR RODRIGUES, ÍTALO PEREIRA, MARIA HELENA, MATHEUS FREITAS E KALENYA KELLY
SÉRIE
6º D
PLANO DE AULA
TEMA
DA AULA:
História em versus:
conhecendo a literatura de cordel.
OBJETIVO
GERAL:
Uma
das maiores dificuldades no ensino atual é a falta de letramento, os alunos de
forma geral têm enormes dificuldades quanto à leitura e compreensão textual.
Tal função educativa não é só responsabilidade do professor de língua portuguesa,
portanto diante de tal conjectura esta aula visa promover o desenvolvimento da
escrita, compreensão textual e desenvolvimento do conhecimento histórico,
através da literatura de cordel.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
·
Promover o contato dos alunos com
diferentes formas de linguagens, através da analise do cordel enquanto
documento histórico.
·
A partir da discussão do texto
introdutório conhecendo a literatura de
cordel, produzido pelos pibidianos, pretendemos promover o desenvolvimento
da consciência crítica dos alunos através da analise e produção de cordéis em
sala.
·
Tornar o ensino de história
significativo a vida dos alunos, demonstrando através do cordel que em sua
maioria aborda temas cotidianos, que nós também somos sujeitos históricos,
através de uma relação interdisciplinar com a literatura, promovendo de acordo
com os PCN’s para o Ensino de História, o desenvolvimento das habilidades e
competências.
METODOLOGIA:
Por
meio de uma oficina sobre a literatura de cordel os alunos serão introduzidos
no contexto de sua produção e como ela tem reflexos até hoje na cultura tida
como nordestina. Após as discussões sobre o estilo da literatura de cordel,
como ela se organiza de forma, geral sendo trabalhada com os alunos a
pré-história estes serão orientados pelos pibidianos a produzirem seus cordéis.
RECURSO DIDÁTICO
Texto
introdutório; Plano de aula;
AVALIAÇÃO
Produção
de cordéis sobre a temática da pré-história debatida em sala com os alunos.
REFERENCIAS
ABREU,
Márcia. Outro passeio, uma poética.
História de cordéis e folhetos. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação e
leitura do Brasil, 1999. (p.109-123)
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.
Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Fundamental II. Brasil, 2007.
(p.21-29)
Nenhum comentário:
Postar um comentário