sexta-feira, 4 de julho de 2014

UNIVERSIDADE ESTUADUAL DA PARAÍBA
CAMPUS I CAMPINA GRANDE
DEPARATMENTO DE HISTÓRIA
PIBID/HISTÓRIA
PROFESSOR SUPERVISOR: RAIMUNDO
BOLSISTAS: ARTHUR RODRIGUES, ÍTALO PEREIRA, MARIA HELENA, MATHEUS FREITAS E KALENYA KELLY
SÉRIE 6º D
PLANO DE AULA
TEMA DA AULA:
História em versus: conhecendo a literatura de cordel.
OBJETIVO GERAL:
Uma das maiores dificuldades no ensino atual é a falta de letramento, os alunos de forma geral têm enormes dificuldades quanto à leitura e compreensão textual. Tal função educativa não é só responsabilidade do professor de língua portuguesa, portanto diante de tal conjectura esta aula visa promover o desenvolvimento da escrita, compreensão textual e desenvolvimento do conhecimento histórico, através da literatura de cordel.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
·         Promover o contato dos alunos com diferentes formas de linguagens, através da analise do cordel enquanto documento histórico.
·         A partir da discussão do texto introdutório conhecendo a literatura de cordel, produzido pelos pibidianos, pretendemos promover o desenvolvimento da consciência crítica dos alunos através da analise e produção de cordéis em sala.
·         Tornar o ensino de história significativo a vida dos alunos, demonstrando através do cordel que em sua maioria aborda temas cotidianos, que nós também somos sujeitos históricos, através de uma relação interdisciplinar com a literatura, promovendo de acordo com os PCN’s para o Ensino de História, o desenvolvimento das habilidades e competências.
METODOLOGIA:
Por meio de uma oficina sobre a literatura de cordel os alunos serão introduzidos no contexto de sua produção e como ela tem reflexos até hoje na cultura tida como nordestina. Após as discussões sobre o estilo da literatura de cordel, como ela se organiza de forma, geral sendo trabalhada com os alunos a pré-história estes serão orientados pelos pibidianos a produzirem seus cordéis.
RECURSO DIDÁTICO
Texto introdutório; Plano de aula;
AVALIAÇÃO
Produção de cordéis sobre a temática da pré-história debatida em sala com os alunos.
REFERENCIAS
ABREU, Márcia. Outro passeio, uma poética. História de cordéis e folhetos. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação e leitura do Brasil, 1999. (p.109-123)
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Fundamental II. Brasil, 2007. (p.21-29)




Nenhum comentário:

Postar um comentário