sexta-feira, 4 de julho de 2014

Texto: Introdutório: "Contando a História através dos quadrinhos"
Após décadas de rejeição por parte dos educadores, no final dos anos de 1990, as histórias em quadrinhos começaram a conquistar seu espaço nas salas de aula brasileiras. No entanto apesar dos avanços conseguidos ainda é preciso adequar as aplicações possíveis deste produto cultural á necessidades do processo de aprendizagem.

História em quadrinhos que também pode ser conhecida como arte sequêncial, tem como objetivo o entretenimento para diversas idades, e em certas tendências como charges pode ser usada como críticas e piadas de algum fato.
Um dos primeiros desafios colocados ao educador é conhecer a linguagem dos quadrinhos. Nesse sentido, Ramo afirma: “Ler quadrinhos é ler sua linguagem, tanto em aspecto verbal quanto visual”. É preciso, portanto identificar o tipo de balões, (de fala, de pensamento etc.), ás metáforas visuais (lâmpada acessa sob a cabeça quando o personagem tem uma ideia, estrelas indicando dor etc.), ou onomatopéias (representações de sons como explosão, tapa etc.).
As aplicações dos quadrinhos no processo de aprendizado não devem ser restrita ás adaptações literárias. Por esse resultado de um processo artístico, os quadrinhos levam a compreensão de técnicas e conceito estéticos da área da Arte. Para Alexandre Barbosa: “Todos os principais conceitos das artes plásticas estão embutidos nas páginas de uma história em quadrinhos”. Assim para as aulas de História há muitas narrativas em quadrinhos que podem ser utilizadas pelos professores.
Os quadrinhos também proporcionam à divulgação científica e a abordagem de questões inerentes a ciência, que podem subsidiar as aulas, um exemplo seria as bases da lógica são temas do livro em quadrinhos LOGICOMIX, realizados por professores gregos.



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