terça-feira, 26 de dezembro de 2017

ARTIGO – O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA: OBSTÁCULOS, PRÁTICAS E REFLEXÕES.

O presente artigo versa sobre a ampliação dos recursos didáticos na sala de aula, usando as histórias em quadrinhos como um aporte metodológico para o ensino-aprendizagem, respaldado nas HQs bibliográficas: Maus e o Boxeador. Tais obras foram utilizadas como um conteúdo complementar sobre a temática “Nazismo”, tendo em vista que essas HQs apresentam a história de sobreviventes dos campos de concentração nazistas, relatando assim fatos históricos do período correspondente a Segunda Guerra Mundial. O artigo está disponível nos anais do VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB (ENID) ocorrido nos dias 15 e 16 de dezembro de 2017, na cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba.




ARTIGO – DESAFIOS, VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA: AS PROPAGANDAS NAZISTAS.

O presente artigo teve como objetivo destacar os desafios diários encontrados pelos educadores na sala de aula e a necessidade de inovar as suas práticas de ensino-aprendizagem. Nesta experiência a licencianda tomou como aporte metodológico as propagandas nazistas para explanar o conteúdo “Nazismo” com o intuito de possibilitar nos educandos um posicionamento crítico em relação as referidas propagandas, tendo em vista o seu caráter ideológico. O artigo foi apresentado em 29 de setembro de 2017, no I Congresso Nacional de Práticas Educativas (Coprecis), ocorrido na cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba.




ARTIGO – PRODUÇÃO DE CHARGE NA AULA DE HISTÓRIA: POSICIONANDO-SE CRITICAMENTE AO INTERAGIR COM O CONHECIMENTO.

Através deste trabalho, buscou-se narrar uma experiência com a criação de charges por discentes, no ensino de História, que promoveu a aprendizagem do assunto histórico ao aproximá-lo do aluno, gerando a motivação deste para aprender e a reflexão crítica acerca do evento histórico enfocado. Esta atividade se processou no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES de História da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB/Campus I, numa turma de alunos do 9º Ano, do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em Campina Grande – PB, no primeiro semestre de 2017. O trabalho foi publicado nos anais do VI Encontro de Iniciação a Docência da UEPB (ENNID), ocorrido na cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba, 15 e 16 de dezembro de 2017.


ARTIGO – RESSIGNIFICAÇÕES DO CANGAÇO ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE PARÓDIAS MUSICAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA.



O objetivo por meio do trabalho foi relatar uma experiência com a produção de paródias musicais – sobre o assunto histórico cangaço – enquanto ferramenta didática que aproxima a área do saber do aluno e consequentemente a motivação deste para aprender, e desenvolve o seu senso crítico, a criatividade, o humor, a leitura e a escrita, promovendo a aprendizagem significativa. O descrito se processou no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES de História da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB/Campus I, numa turma de 9º Ano, do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em Campina Grande – PB, no ano de 2017. O trabalho foi publicado nos anais do II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido (CONIDIS), ocorrido na cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba, de 08 a 10 de novembro de 2017.




ARTIGO – PRÁTICAS DE LETRAMENTO NAS AULAS DE HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

O objetivo do trabalho foi relatar experiências com atividades de letramento promotoras da aprendizagem no ensino de História. As referidas atividades se processaram no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES de História da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB/Campus I, em três turmas de alunos do 9º Ano, do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em Campina Grande – PB, no primeiro semestre de 2017. O artigo foi publicado nos anais do I Congresso Nacional de Práticas Educativas (Coprecis), ocorrido na cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba, de 28 a 30 de setembro de 2017.


ARTIGO – CONSTRUÇÃO DE TIRINHA NA AULA DE HISTÓRIA: OPORTUNIZANDO-SE O APRENDIZADO DO ASSUNTO HISTÓRICO.

O objetivo do trabalho foi narrar uma experiência com a criação de tirinhas, por discentes, no ensino de História, que promoveu a aprendizagem do assunto histórico, ao gerar a motivação do aluno e através do desenvolvimento das competências leitora, escrita, artística, imaginária e criativa. A referida atividade se processou no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES de História da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB/Campus I, numa turma de alunos do 9º Ano, do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em Campina Grande – PB, no primeiro semestre de 2017. O artigo foi publicado nos anais do I Congresso Nacional de Práticas Educativas (Coprecis), ocorrido na cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba, de 28 a 30 de setembro de 2017.




ARTIGO – PIBID E PROFESSOR: INTERSECÇÕES NA FORMAÇÃO DE UM NOVO PROFISSIONAL.

Neste artigo destacou-se como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) contribui para a formação dos professores, como a vivência dos bolsistas do PIBID oferece uma experiência prática para os alunos universitários que, muitas vezes, se encontram fora da realidade de como é a dinâmica em sala de aula. O trabalho foi publicado nos anais do VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB (ENID), realizado em Campina Grande, no Estado da Paraíba, em 15 e 16 de dezembro de 2017.


ARTIGO – COMO A ARTE LITERÁRIA PODE AUXILIAR NO ENSINO DE HISTÓRIA?.

O presente artigo propõe um breve estudo acerca da prática de ensino de história dentro da sala de aula quando se pretende abordar a literatura como método de ensino. Procura-se estudar de que maneira a arte literária pode auxiliar no ensino de história, como ela pode contextualizar um período histórico estudado pelos alunos. O artigo foi publicado nos anais do IV Congresso Nacional de Educação (CONEDU), realizado de 15 a 17 de novembro de 2017, na cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba.




ARTIGO – O TEATRO NA ESCOLA: O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DAS ARTES CÊNICAS.

O presente artigo, cuja temática foi a inserção das artes cênicas nas aulas de História, produção que tinha como base uma pesquisa teórica além do relato de experiência em uma escola participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), buscou mostrar como o uso da arte, em especial o teatro pode ser trabalhado dentro de sala de aula, enfatizando os benefícios de sua utilização, bem como a atividade prática desenvolvida na escola. O artigo foi publicado nos anais do VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB (ENID), ocorrido nos dias 15 e 16 de dezembro de 2017, na cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba.




ARTIGO – O PIBID COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR.

O presente artigo, cuja temática é o auxílio que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pode fornecer na formação do graduando de História, buscou mostrar como o programa pode ser trabalhado dentro da sala de aula, enfatizando os benefícios de sua utilização, bem como as dificuldades encontradas no decorrer das observações em uma escola participante do programa. O artigo foi publicado nos anais do I Congresso Nacional de Práticas Educativas (Coprecis), ocorrido na cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba, de 28 a 30 de setembro de 2017.




domingo, 24 de dezembro de 2017

O artigo intitulado " O JOGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA DO PIBID COM O JOGO DE DAMAS"

O artigo intitulado " O JOGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA DO PIBID COM O JOGO DE DAMAS", teve o objetivo de mostrar que os jogos didáticos surgiram como um auxílio ao professor, despertando nos alunos o interesse em aprender. No ensino de História vários conteúdos podem ser explorados com o uso deste recurso didático. O aprendizado do jogo de damas incrementa a imaginação, educa a atenção e a concentração, contribuindo para formar o espírito de investigação, além de promover o desenvolvimento da criatividade e da memória. O jogo de damas não é apenas uma distração. É, além disso, um importante exercício intelectual, com todos os tipos de combinações de uma complexidade incomparável. Ele constitui uma distração sadia, que leva ao treinamento da memória, à reflexão, melhorando a aplicação nos estudos. Foi publicado no Enid no dia 16 de Dezembro de 2017.




sábado, 23 de dezembro de 2017

ARTIGO: O PIBID E SEUS PERCURSOS: “UMA NOVA MANEIRA DE ENSINAR HISTÓRIA”


ARTIGO: “PINTANDO IDENTIDADES: “O GRITO DO IPIRANGA”


ARTIGO: REPRESENTAÇÕES INDÍGENAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DIÁLOGOS SOBRE A LEI 11. 645 E O LIVRO DIDÁTICO


CINEMA E O ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA DO PIBID


ARTIGO: O PIBID E O USO DE BIOGRAFIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: COMO HISTÓRIA DE VIDA PODEM MUDAR A PERCEPÇÃO HISTÓRICA DOS ALUNOS?


ARTIGO: "PARTICIPAÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA PARA O ENSINO BÁSICO”´


ARTIGO - A UTILIZAÇÃO DAS PINTURAS RENASCENTISTAS EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO PIBID


sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

ARTIGO INTITULADO DE: “A IMPORTÂNCIA DO PIBID DE HISTÓRIA NO INCENTIVO DA LEITURA PARA DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA”

O norteamento para produção do artigo parte das experiências vivenciadas no PIBID de história da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena, tendo como tema principal a questão de como o projeto do pibid através de suas atividades estimulam os alunos a leitura por meio de novos métodos para além do livro didático como : textos introdutórios, biografias, poemas, músicas e a partir dessas leituras, os alunos acabam se adequando e conhecendo novas formas de escrita e temáticas de diferentes modos podendo desenvolver melhor sua escrita ( artifício que é uma questão precária nas escolas )  e se interessando em ler outros recursos. Em suma o artigo irá tratar de como foram possíveis novas perspectivas para o alunado através de todo apoio e empenho do projeto de iniciação à docência de História .  O artigo foi submetido no dia 24 de Novembro de 2017 e considerado aceito no congresso do ENID realizado em Campina Grande PB no dia 16 de dezembro de 2017 .


ARTIGO ENTITULADO DE: O PIBID DE HISTÓRIA COMO MEIO DE PREPARO DOS DOCENTES E INCENTIVO AO ESTUDO DE HISTÓRIA NA ESCOLA .

O artigo em evidência foi formulado com base nas experiências no PIBID de história presenciadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena com turmas de ensino médio. A partir da vivência e experiência foi observado como o projeto incentiva e dá oportunidades a docentes ainda em formação de poder criar suas próprias metodologias e ao mesmo tempo incentivando também o professor em atuação para novas formas de ensino, sendo assim com as aplicações realizadas pelos pibidianos foi possível notar como foi propiciado um maior interesse na disciplina de história e como se interessavam em aprender para poderem colocarem em prática seus aprendizados e observado também o desenvolvimento geral da turma em várias outras questões, aliado as questões citadas o artigo foi produzido para registrar o benefício do projeto tanto para os graduandos em história, quanto para o professor e os discentes . O artigo foi submetido no dia 11 de setembro de 2017, considerado aceito e apresentado no congresso do CONEDU no dia 16 de novembro de 2017 . 



Descrição do Artigo

O trabalho foi formulado com o objetivo de mostrar como a música pode ser benéfica dentro da sala de aula como recurso pedagógico, não apenas pela sua praticidade lúdica, mas também como ela é presente em todas classes sociais, e sua contribuição no desenvolvimento psiquico do ser humano. O trabalho foi apresentado lV congresso nacional de educação - CONEDU, realizado no Centro de Convenções em João pessoa no dia 16 de novembro de 2017




DESCRIÇÃO ARTIGO

Foi desenvolvido um artigo titulado como “A RELEVÂNCIA DO PIBID NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR E SEUS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO ESCOLAR”, cujo propósito principal era mostrar a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) enquanto agente na vida dos docentes em formação do curso de Licenciatura em História como também aos alunos do Ensino Médio na qual são prestados esses serviços. O artigo foi publicado no ENID, que ocorreu no Garden Hotel, em 16/12/2017.


ARTIGO CIENTÍFICO – CARTAS NA HISTÓRIA

O artigo intitulado: “CARTAS NA HISTÓRIA: VINCULANDO ENSINO DE HISTÓRIA E PRODUÇÃO TEXTUAL” buscou explorar, discutir e relatar uma experiência de ensino a partir do PIBID, neste caso exploramos a relação entre o ensino de História e a produção textual de cartas históricas.  Pudemos perceber como a experiência foi importante para contribuir na escrita e análise crítica do contexto histórico enfocado. O artigo foi publicado no VI ENID, no Centro de Convenções Raimundo Asfora- Guarden Hotel, no dia 16 de dezembro de 2017.



ARTIGO CIENTÍFICO – PRODUÇÃO DE VÍDEO

O presente artigo vem como tema “Produção de vídeo a partir da Linguagem Audiovisual e Tecnológica no Ensino de História” com uma abordagem sobre ensino de história juntamente com a experiência detalhada no PIBID especificadamente sobre a produção de um vídeo sobre a biografia de Darcy Ribeiro e ministrado em duas turmas do segundo ano do ensino médio.  Os resultados foram consequentemente positivos em relação à experiência da relação da pibidiana com um mecanismo tecnológico como a dos audiovisuais com o ensino de história. O artigo foi publicado no VI ENID, no Centro de Convenções Raimundo Asfora- Guarden Hotel, no dia 16 de dezembro de 2017.



A INSERÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL EM AULAS DE HISTÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID/ UEPB

 Foi desenvolvido um artigo titulado  “A INSERÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL EM AULAS DE HISTÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID/ UEPB",  cujo propósito principal era mostrar que a literatura de cordel apresenta-se como uma das mais ricas manifestações da cultura popular do Nordeste com capacidade de ser contextualizada e reproduzida no ambiente escolar; com uma linguagem interessante e como uma importante ferramenta pedagógica capaz de promover questionamentos, despertar o imaginário e a reflexão, assim como incitar a capacidade cognitiva. O artigo foi publicado no IV CONEDU, que ocorreu no Centro de Convenções, de João Pessoa, em 16/11/2017.



terça-feira, 19 de dezembro de 2017

VÍDEO – POSSE DE VARGAS 1951.

O vídeo mostra a posse de Getúlio Vargas como presidente do Brasil no período que corresponde ao chamado “Governo Democrático”. Após as suas três passagens pela presidência da República no que ficou conhecido como “Era Vargas”, Getúlio sustenta sua campanha através das ações populistas, o que não seria diferente na nova gestão, visto que começa o seu discurso referindo-se ao povo trabalhador do Brasil. O vídeo foi aplicado na turma do 9° Ano “A” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 07 de novembro de 2017.






segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

VIDEO – O BRASIL NA GUERRA: FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA.

O vídeo mostra a participação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial. Imagens acompanham a trajetória dos pracinhas na Itália, desde a viagem de navio aos campos de batalha até o retorno ao Brasil e destaca como o Brasil participou no combate aos nazistas e a consequente declaração de Guerra as Potências do Eixo. O vídeo foi aplicado na turma do 9° Ano “A” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 07 de Novembro de 2017.






VÍDEO – QUEIMA DAS BANDEIRAS ESTADUAIS (1938).

O vídeo denominado “Queima das Bandeiras Estaduais – 1938” é um símbolo do Estado Novo caracterizado pela centralização do poder na figura de Getúlio Vargas. O vídeo demonstra que o que se pretendia com esse ato era afirmar a unidade nacional, visto que as bandeiras estaduais e municipais, como também os símbolos e o hino foram abolidos pelo governo federal. O vídeo foi aplicado na turma do 9° Ano “A” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 07 de novembro de 2017.








PLANO DE AULA – ERA VARGAS, ESTADO NOVO E GOVERNO DEMOCRÁTICO.


SLIDES – OLGA BENÁRIO: QUEM FOI ESTA MULHER?

Os slides trouxeram para os alunos resumidamente a história de vida de Olga Benário, a maior protagonista mulher da Intentona Comunista. De origem alemã, ela vem para o Brasil para trazer Luís Carlos Prestes, mas acaba se envolvendo emocionalmente com ele e depois é entregue a gestapo pelo governo de Getúlio Vargas. A atividade foi processada nas turmas do 9° Ano “B” do Ensino Fundamental II, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 26 de outubro de 2017.




SLIDES – ANAYDE BEIRIZ: MULHER MACHO NUMA PARAÍBA RETRÓGRADA.

Os slides trouxeram para os alunos resumidamente a vida de Anayde Beiriz, escritora e poetisa paraibana que se envolve com João Dantas, advogado, que posteriormente vem a assassinar João pessoa, causando uma “Revolução” no Brasil. A atividade foi processada na turma do 9° Ano “B” do Ensino Fundamental II, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 26 de outubro de 2017.




SLIDES – A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NA SEGUNDA GUERRA.

Os slides foram aplicados com o intuito de provocar a reflexão dos alunos sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial apoiando o grupo dos aliados e o interesse de Getúlio Vargas por trás disso e todas as suas consequências. Os slides foram aplicados na turma do 9° Ano “A” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 07 de novembro de 2017.







SLIDES – ESTADO NOVO.

Os slides foram aplicados com o objetivo de apresentar aos educandos o período de repressão durante o Estado Novo, dando ênfase a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). A atividade foi processada na turma do 9° Ano “C” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 06 de novembro de 2017.







SLIDES – VARGAS: PAI DOS POBRES?

Os slides destacaram as leis trabalhistas criadas na Era Vargas – a questão do salário mínimo, da carteira de trabalho, das 8 horas diárias de trabalho, do descanso semanal remunerado – e como elas transformaram a vida dos futuros trabalhadores. A atividade foi processada na turma do 9° Ano “C” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 06 de novembro de 2017.






PLANO DE AULA – ERA VARGAS: ESTADO NOVO.


PLANO DE AULA – ERA VARGAS (1930-1945).


JOGO A MARCHA DE GETÚLIO.

O presente jogo teve o intuito trazer uma aula dinâmica para os alunos fazendo uma relação com a Era Vargas. Para tanto, os alunos (divididos em três equipes) tiveram que responder, corretamente, perguntas relacionadas a Era Vargas para avançar o número de casas indicadas pelo dado lançado. A equipe que primeiro completou o percurso venceu. O jogo foi aplicado na turma do 9° Ano “C” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 30 de outubro de 2017.



JOGO A CORRIDA HISTÓRICA.

O presente jogo teve o intuito trazer uma aula dinâmica para os alunos fazendo uma relação com a Era Vargas. Para tanto, os alunos (divididos em três equipes) responderam perguntas relacionadas ao tema, corretamente, para avançar casas na trilha. A equipe que primeiro completou o percurso venceu. O jogo foi aplicado na turma do 9° Ano “C” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 30 de outubro de 2017.





JOGO PONTUANDO A ERA VARGAS.

O jogo foi disputado entre dois grupos, os quais receberam envelopes contendo numerações de 5, 20 e 40 pontos com perguntas sobre a “Era Vargas”. Respondendo corretamente, a equipe acumulava a pontuação correspondente à pergunta. A equipe que acumulou mais pontos venceu. O jogo foi aplicado na turma do 9° Ano “C” do Ensino Fundamental II, no tuno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 30 de outubro de 2017.




JOGO PERCORRENDO A ERA VARGAS.

O presente jogo teve o intuito de trazer uma aula dinâmica para os alunos fazendo uma relação com a Era Vargas. Para tanto, os alunos (divididos em três equipes) tiveram que responder corretamente perguntas relacionadas ao tema para avançar o número de casas indicado pelo dado lançado. Venceu a equipe que primeiro chegou ao ponto marcado como linha final. O jogo foi aplicado na turma do 9° Ano “C” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 30 de outubro de 2017.



JOGO JOGANDO E APRENDENDO.

No jogo, as equipes tiveram que percorrer o tabuleiro com os seus respectivos peões, a cada questão respondida corretamente sobre o período do governo de Getúlio Vargas, o aluno representante de sua equipe jogava o dado e percorria o tabuleiro avançando as casas. Em algumas casas do jogo havia algumas regras, como: se o peão caísse na casa com imagem das pelotas, os jogadores ganhariam pelotas. O jogo foi aplicado na turma do 9º Ano “C” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, em 30 de outubro de 2017, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena.




JOGO DETETIVES DA HISTÓRIA.

Neste jogo as equipes receberam uma cartolina contendo uma série de perguntas sobre a ‘’Era Vargas’’, juntamente com algumas respostas corretas e falsas para colar nas respectivas perguntas. Os membros das equipes tiveram que responder as perguntas da cartolina procurando entre as suas respostas, caso não estivessem com a alternativa correta para colar teriam que escrever a resposta. Venceu a equipe que obteve o maior número de respostas corretas. O jogo foi aplicado na turma do 9º Ano “C” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, em 30 de outubro de 2017, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena.




JOGO DAS TRÊS PISTAS.

O presente jogo foi aplicado com o objetivo de explanar o conteúdo sobre a “Era Vargas”. O jogo foi pautado em três pistas, cada pista valia uma quantidade de pontos, se a equipe não acertasse de primeira, passaria para a outra equipe, caso não acertasse na terceira pista a pergunta seria respondida pelo mediador do jogo e anulada. Venceu a equipe que mais obteve pontos. O jogo foi aplicado na turma do 9º Ano “C” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, em 30 de outubro de 2017, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena.



OFICINA – CARTAS DE OLGA BENÁRIO PARA CARLOS PRESTES.

A presente atividade foi executada com o intuito de avaliar como os alunos veem a relação entre Olga Benário e Carlos Prestes e como eles avaliam a separação dos mesmos, já que Olga foi entregue a Gestapo e Carlos Prestes passou 10 anos preso, pelo governo do presidente Getúlio Vargas. A atividade foi processada na turma do 9° Ano “B” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 26 de outubro de 2017.

OFICINA – CARTAS DE ANAYDE PARA JOÃO DANTAS.

A presente atividade foi executada com o intuito de avaliar como os alunos analisam o período histórico abordado em sala de aula – Era Vargas, a partir da visão do amor em um período arcaico para a mulher, através da análise do amor de Anayde – que era considera prostituta na sociedade em que vivia – e João Dantas. A atividade foi processada na turma do 9° Ano “B” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 26 de outubro de 2017.

HISTÓRIA DE VIDA – ANAYDE BEIRIZ.

Com o intuito de fornecer ao aluno um conhecimento histórico, destacando os personagens que de fato viveram durante a época estudada – Era Vargas, foi apresentada a história de vida da escritora e poetisa paraibana Anayde Beiriz. O descrito se deu na turma do 9° Ano “B” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, em 26 de outubro de 2017, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena.





PLANO DE AULA – ERA VARGAS: ANAYDE BEIRIZ E OLGA BENÁRIO.


OFICINA DE CARTAS – A ERA VARGAS.

Para o desenvolvimento da presente oficina sobre o assunto histórico “Era Vargas”, os alunos receberam cartas com o nome dos remetentes e destinatários previamente estabelecidos – Anayde Beiriz a João Pessoa, Getúlio Vargas a João Pessoa, Júlio Prestes a Getúlio Vargas, João Pessoa a João Dantas – para escreverem como se fossem o remetente. A atividade foi aplicada na turma do 9° Ano “A” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 26 de outubro de 2017.





OFICINA – ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS DESCRITIVAS DO GOVERNO VARGAS.

Para o desenvolvimento da presente atividade, foi disponibilizado o álbum e suas fotografias para um grupo de alunos. Os mesmos tiveram que colar as fotos no álbum e escrever a descrição daquele personagem ou daquele fato histórico relacionado ao governo varguista. A oficina foi desenvolvida na turma do 9° Ano “A” do Ensino Fundamental II, no turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em 26 de outubro de 2017.