A dinâmica realizada
tinha como função, abordar o tema “Primeira Revolução Industrial”. Foi
escolhido um membro da turma que seria o responsável pelo controle do tempo e a
fiscalização da atividade. Em seguida, os alunos foram divididos em duas
equipes, cada uma possuindo um representante. Desse representante seria
retirado algo importante (seu estojo, por exemplo) e então, o responsável daria
um tempo para que ambos conseguissem embalar uma caixa de chocolates enquanto a
equipe adversária tentaria atrapalhar os oponentes a todo custo. Ao fim da
brincadeira, em vez do aguardado chocolate como premio, os alunos receberiam
apenas um lápis de seu estojo após todo o trabalho, o que os levaria a uma
reflexão. O responsável pelo tempo representa, na verdade, o proprietário das
fabricas, enquanto os dois alunos seriam operários. A turma agitadora
representaria os problemas enfrentados diariamente por esses trabalhadores
durante a revolução industrial. A dinâmica trouxe a turma uma nova percepção
sobre a vida pobre da classe trabalhadora e sobre as injustiças vividas durante
o período. A atividade foi
aplicada no 2º Ano D do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental
e Médio Solon de Lucena, no dia 26 de Julho de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário