terça-feira, 22 de setembro de 2015

SLIDES GUERRA FRIA

http://pt.slideshare.net/JulianaFalco4/guerra-fria-53086142

Texto Introdutório: Guerra Fria.


               Com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, acreditava-se que se iniciaria no mundo uma era de dialogo e de cooperação entre as nações, mas na verdade isso não aconteceu. Os Estados Unidos e a União Soviética que haviam lutado juntos contra o Eixo disputavam a supremacia mundial. Este período ficou conhecido como Guerra Fria.
               As duas potências não travaram um confronto direto, mas incentivaram uma corrida armamentista que parecia  caminhar para uma nova guerra.
               Mesmo antes do fim da Guerra, muitos dos acordos que foram firmados como as Conferencia de Teerã em 1943 e a Conferência de Potsdam dois meses após a rendição da Alemanha, indicavam que o período após a guerra seria marcado por grandes tensões.
Com a guerra, grande parte da Europa encontrava-se devastada, desemprego em alta, falta de recursos para reconstrução da infraestrutura dos países, dentre outros problemas. E a grande insatisfação da população com esses problemas impulsionavam o crescimento eleitoral dos partidos de Esquerda, e a formação dos governos ligados a União Soviética.
 Em março de 1947, o presidente dos EUA, Harry Truman, em um discurso no Congresso de seu país, comprometeu-se a impedir o avanço da influência soviética, Assim nascia a doutrina de Truman, um amplo planejamento estratégico para consolidar a influencia norte-americana  na Europa Ocidental, e tinha como ações financiar a reconstrução europeia, principalmente nos países situados nas áreas de influencia das superpotências, como a Grécia e a Turquia. Ainda no mesmo ano, mais um ato anticomunista foi aprovado pelo governo dos Estados Unidos: o plano Marshall, um programa de ajuda econômica e tecnológica para os países europeus, inclusive a Alemanha Ocidental. Milhões de dólares foram injetados nas economias desses países, acelerando a recuperação da economia, a criação de emprego e o desenvolvimento das políticas sociais.
A resposta dos soviéticos para o Plano Marshall veio com a criação do Conselho Econômico de Assistência Mútua (Comecon), e mesmo com menos recursos financeiros, o Comecon contribuiu para a dependência econômica dos países aliados a União Soviética.
As superpotências formaram alianças para assegurar a segurança das áreas de influência. Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, França e outros países europeus formaram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em outubro de 1949. Em resposta a Otan, seis anos depois , em maio de 1955, a União Soviética  reuniu os países socialistas  e fundou o Pacto de Varsóvia, que era composto pela União Soviética, Albânia, Hungria, Romênia, Bulgária, Polônia, Alemanha Oriental e Tchecoslováquia.
Além da disputa militar e da disputa pela supremacia mundial, o período que compreende a Guerra Fria também foi marcado pela corrida tecnológica e por armas sofisticadas, como as bombas atômicas que destruíram as cidades de  Hiroshima e Nagasaki, no Japão. Como também um arsenal de bombas de hidrogênio, que possuíam uma capacidade destruidora muito maior que as utilizadas na Segunda Guerra.
Além disso, a corrida espacial e a defesa militar por satélites levaram a guerra até o espaço. A União Soviética deu o primeiro passo na corrida espacial em outubro de 1957,lançando o primeiro satélite artificial ao espaço, o Sputinik. No ano seguinte, os Estados Unidos, criaram a NASA( Agencia Espacial Norte-Americana)e lançou o Explorer I. Já em abril de 1961 os soviéticos enviaram o primeiro home ao espaço.
Essa corrida espacial foi arcada pelo lançamento de vários foguetes e nem todas as tentativas foram bem sucedidas, como o acidente que matou três astronautas norte-americanos em janeiro de 1967 no Apollo 1. E a morte de um tripulante durante a reentrada da nave soviética Soyus1 na atmosfera terrestre. E no dia 20 de julho de 1969, o homem finalmente atingiu o solo lunar com a missão norte-americana do Apollo 11.
Os serviços secretos das duas potências durante mais de quatro décadas, buscavam informações clandestinamente, A agencia Central de Inteligência (CIA) e o Comitê de Segurança do Estado (KGB) vigiavam o cotidiano da população e recorriam a diversas práticas de espionagem. Perseguindo todos os que mantivessem ideias contraria. Nos Estados Unidos a partir de 1950 o Senador Joseph McCarthy, liderou investigações de supostas atividades pró-soviéticas, política que ficou conhecida como macarthismo e perseguiu por exemplo o ator Charles Chaplin. Já do lado soviético, os opositores do sistema político eram mortos ou enviados aos Gulags, que se caracterizavam por ser campos de trabalho forçado.
Apesar de não terem se enfrentado diretamente, os EUA e a União Soviética, se envolveram diretamente ou indiretamente em disputas regionais.  Como no caso da Revolução Cubana efetuada por Fidel Castro contra o governo de Batista, onde as medidas tomadas por Fidel foram consideradas como ameaça à hegemonia Norte-Americana na América, que decidiu atacar Cuba, ataque esse que fracassou e contribuiu  para o  alinhamento cubano  com a União Soviética,e que como consequência em 1962 fez com que os Estados Unidos decretassem o embarco econômico e político para com a ilha. Outro caso de envolvimento é o da Guerra da Coréia, que ao final da Segunda Guerra foi dividida em Coréia do Sul: capitalista e Coréia do Norte um estado socialista sob o controle soviético. A guerra começou em junho de 1950, com um ataque da Coréia do Norte à Coreia do Sul com o objetivo de  unificar as duas coreias , durante os três anos de guerra os EUA apoiaram diretamente a Coréia do Sul, enquanto a União Soviética e a China sustentaram a do Norte. Em julho de 1953, um cessar fogo pôs fim a guerra que matou cerca de três milhões de pessoas.
Além desses conflitos, também se faz necessário destacar a participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, e que apesar do seu grande poder bélico, em uma guerra de guerrilha onde o inimigo é combatido com ataques surpresa e conhecimento do terreno deu vantagem aos vietcongues e fez com que os EUA retirasse suas forças militares do país e assinar um acordo com o governo do Vietnã do Norte.
 A Guerra Fria também proporcionou uma serie de benefícios à população que a principio não haviam sido pensados. A disputa espacial também abriu caminho para satélites que possibilitaram as transmissões televisivas e as ligações telefônicas simultâneas. Além disso, o Sistema Global de Posicionamento (GPS), os medidores de pressão arterial automáticos, detectores de fumaça e gás e os macacões antichamas e a arpanet que originou a internet, foram desenvolvidos à principio com fins militares.
As ideias políticas que marcaram a Guerra Fria influenciaram diretamente na produção cultural da época.  O uso das imagens e das propagandas foi fundamental como estratégia de convencimento tanto para o capitalismo quanto para o socialismo.
Os soviéticos tentavam produzir uma imagem de sociedade igualitária e de pessoas saudáveis e felizes com política igualitária do socialismo, enquanto os capitalistas propagavam ideias de que O Estado liberal garantia a qualquer cidadão a progredir por meio de seu trabalho. É  nesse momento que surge o Rock and Roll como forma de contestação política.
Apesar das propagandas que eram utilizadas para favorecer a imagem dos dois blocos, uma onde de movimentos de contestação surgiram a partir de 1968, em diversas partes do mundo. Nos Estados Unidos movimentos pela defesa dos direitos dos negros e contra a guerra do Vietnã. Em países da América Latina, como o Brasil e o México, greves e passeatas desafiavam os regimes autoritários e protestavam contra as desigualdades sociais.
Na Europa Ocidental, protestos agitavam a Espanha a Alemanha Ocidental e a Itália. Mas o principal movimento ocorreu na França e ficou conhecido como Maio de 1968, que se caracterizou por ser um movimento estudantil, que saíram às ruas para protestar contra a política educacional, enfrentando forte repressão militar, e no dia 20 de maio a capital francesa praticamente foi paralisada, sem ônibus, metrô, telefonia e outros serviços, e contou também com a participação de cerca de 6 milhões de trabalhadores.
No bloco socialista, o principal movimento aconteceu na Tchecoslováquia e ficou conhecido como a Primavera de Praga. Em janeiro de 1968 o partido comunista da Tchecoslováquia elegeu um novo primeiro-secretário  que anunciou uma serie de medidas para democratizar o socialismo no país, e foi amplamente apoiado em vários setores da sociedade. Mas em Agosto do mesmo ano, milhares de tanques acompanhados das tropas do pacto de Varsóvia invadiram o país e o primeiro secretário Alexander Dubceck foi deposto e iniciou-se uma serie de perseguições políticas no país aos opositores do regime.
Referencias Bibliográficas:
BRAICK, Patrícia Ramos. Estudar História: das origens do homem à era digital. 1. ed. São Paulo : Moderna, 2011.


quinta-feira, 17 de setembro de 2015

CARTA DE ANTONIO PARA QUERIDA MÃE

Querida mãe,

            Anteriormente, confesso que pensei em escrever-te, porém fiquei com receio, sem saber como a senhora receberia tal notícia. Entretanto, agora está tudo bem, não corro mais riscos, por isso escrevo esta carta, para confortar seu coração.
            Como soldado alemão, tenho por obrigação comparecer sempre que chamado, e o mesmo ocorreu no início deste ano. Juntamente com soldados italianos, romenos, húngaros e finlandeses fomos em busca de conquistar a URSS.
            As primeiras semanas foram terríveis, nosso exército concentrou-se em três regiões: Leningrado, Moscou e em algumas áreas agrícolas da Ucrânia. Por sorte, os soldados da URSS não conseguiram fazer frente ao nosso exército (Wehrmacht). Dessa forma, tomamos territórios com grandes produções industriais e com riquezas naturais, e por fim, saímos vencedores.
            Espero que a senhora esteja bem. Saiba que sinto sua falta e não vejo a hora de tudo isso acabar.

Com todo amor do mundo,

Antônio Müller.

Berlim, fevereiro de 1941.



CARTA PARA JHON LENON

Caro Jhon Lenon,

            Em 1990, Saddam Hussein acusou o Kuwait, um pequeno país ao sul do Iraque, de vender petróleo abaixo do preço e em quantidade acima da estabelecida pela Organização dos Países exportadores do Petróleo (Opep).
            Eu sou o líder do Iraque e comecei a exigir do Kuwait uma grande indenização para cobrir o prejuízo sofrido pelo Iraque, que elevaram para 80 bilhões de dólares a dívida externa no país. Por fim, Saddam reivindicou o direito ao território como forma de compensar o prejuízo iraquiano e acabou invadindo o país em agosto de 1990.
            Os Estados Unidos é um dos maiores compradores de petróleo kuwaitiano. Eles decretaram boicote econômico a nós (Iraque), enviaram tropas ao golfo pérsico e acionaram o conselho da segurança das Nações Unidas, que autorizou o uso de forças contra nós caso Saddam não desocupasse o Kuwait.

            Daí, Saddam Hussein condicionou sua retirada do Kuwait à criação de um estado palestino.

CARTA PARA CARO BERG

Caro Berg,

            Hoje os nazistas pretendiam construir uma grande Alemanha, que reunisse toda a população germânica da Europa. Então, por temer uma nova guerra, por estarem em crise, ninguém quis se opor a Alemanha.
            Os soldados franceses e ingleses direcionaram-se para aquela fronteira. Mas logo as tropas alemãs cercara-os em Dunguerque, próximo ao canal da mancha.

            Muitos soldados nossos e aliados caem perante as fortes resistências alemãs. Muitos de nossos homens temem não voltar para a sua família, até quando vamos precisar fazer isso?

CARTA PARA CARO KIM HYUM JOONG

Caro Kim Hyum Joong,

            Hoje desembarcamos no Japão, está a maior correria, soldados machucados, adultos feridos e até crianças mortas devido a radiação. As duas bombas causaram impacto muito grande, lugares onde normalmente se via alegria e felicidade, hoje, só vejo cinzas. Todos os médicos e enfermeiras tentam ao máximo ajudar os pacientes que sofrem tanto com a dor física, como também com a emocional.
É delimitado o espaço onde podemos circular, pois a radiação não facilita. Mas não se preocupe, não tenho a intenção de me machucar, sou médica, sei dos perigos provenientes dessa radiação. O que mais me chocou foi uma criança que tinha um dos seus braços preto, e a perna sangrando por causa do telhado que tinha arrancado o seu pé. A tristeza e desespero dominantes estão me afetando, sinto vontade de estar ao seu lado, você saberia me acalmar. No entanto, você também tem seu dever de soldado, imploro que não seja apressado e tenha consciência do limite do seu corpo.
            As maiorias dessas nações não aprendem com a história, ou pelo menos só param quando vivem por experiência própria. Os EUA sabiam do sofrimento dos povos atacados por Hitler, mas mesmo assim atacam outros, e isso tudo para firmar seu poder diante da União Européia. Se proteja meu amor, apesar da guerra ter acabado, sinto que situações difíceis ainda estão por vir. Não demore para responder, esteja pelo bem da força.

Beijos!


Kagame Yagame Sholten.

CARTA PARA AMADA MÃE

Amada mãe,

            Estou bem e com muitas saudades, espero estar apaziguando seu coração, pois saí da linha de frente para exercer funções telecomunicativas na base. Esperamos a entrada de tropas americanas nos próximos dias, isso deve pôr um fim nos conflitos diretos.
            Sonho todas as noites embarcando de volta para casa, aguardo este momento ansiosamente para poder dormir em minha velha cama e tomar seu café que tanto me faz falta. Temo que esteja passando por dificuldades aí no Brasil, então estou mandando este dinheiro para lhe ajudar em suas despesas, irei enviar mais um pouco na próxima carta, não se preocupe.
            Escreva informando-me sobre as coisas por aí, como você está, meu pai, meus irmãos, espero com aflição a resposta.

Com amor,

C. Porto.

Paris, Janeiro 1944.


CARTA PARA QUERIDA MÃE 2

Querida mãe,

Estou te escrevendo esta carta do norte da França, como a senhora já sabe. Estou passando por um momento complicado, neste mês de Maio Hitler invadiu o país pela Bélgica. Os soldados franceses e ingleses direcionaram-se para a fronteira, mas os alemães abriram uma segunda frente. Por sorte minha, eu já tinha voltado da casa dos pais do meu esposo, que fica próximo à fronteira da Bélgica para França. Infelizmente ainda não tenho notícias de lá, mas o que se sabe por aqui é que os alemães conseguiram cruzar a linha Maginot, com uma rede de túneis e fortificações construídas na fronteira daqui da França com a Alemanha. As tropas alemãs cercaram os exércitos daqui e da Inglaterra em Dunquerque, próximo do canal da Mancha.
Mãe, as coisas estão complicadas por aqui, não poderei ir embora para o Brasil neste momento, estamos todos esperando a paz. Sinto saudades, fique torcendo para que os alemães não dominem a capital Paris, os franceses não podem ser derrotados! Mando-te mais notícias.


Abraços.

CARTA PARA CARO PIRLO

Itália, 1914.

Baluy Rastafary.

Caro Pirlo,

            Hoje a Hungria, Bulgária e Romênia aliaram-se aos alemães, que invadiram a Iugoslávia. O governo italiano se manteve neutro em sua postura. A Alemanha se animou com as vitórias e em 1940 declarou guerra contra a Inglaterra e França que buscavam recriar o Império Romano ao redor do Mediterrâneo. Os italianos dominavam a Líbia no ano de 1931.
            Hoje, amigo, acordei cedo e vi aquele clima de guerra que estava no país. Fiquei bastante triste, grandes tropas de soldados estavam prontas para invadir a Grécia, mas não tiveram sucesso, pois os italianos viriam a ter com a nossa ajuda. Os soldados alemães se preparavam para invadir a União Soviética no início de 1941, o plano era chamado Barbarossa.

            Tudo levava a crer que eles invadiriam em breve, mas Stalin tardou. Em Julho de 1941, soldados alemães, italianos, romenos, húngaros e finlandeses iniciaram a conquista da URSS.

CARTA PARA MAKYAVEL

Caro Makyavel,

            Hoje desembarcamos na Itália, aqui estou eu na conquista das fronteiras no oeste dos Estados Unidos. Foi grande o prestígio do Nono Regimento da Cavalaria, formado por negros. Eles contam que os apaches, quando viram pela primeira vez os soldados negros cavalgando, com o corpo protegido no inverno por grossos casacos de pele, nos apelidaram de “soldados búfalos”.
O apelido adotado para nós negros, já no século XX, aquele músico que você gosta muito, o compositor e intérprete jamaicano Bob Marley compôs um reggae para nós, fiquei muito feliz, achei lindo. Nesse reggae intitulado “Buffalo Soldier”, a letra diz que os “soldados búfalos, no coração da América, roubados da África, lutaram desde a sua chegada e lutaram para sobreviver”. Foi tudo muito interessante, você iria gostar se estivesse vindo comigo. Quando chegar, te conto os detalhes.

Um beijo e abraços, meu amigo.


CARTA PARA CARO REUS

Caro Reus,

            Vendo tudo se passando de perto, quando Hitler venceu a França, restava derrotar apenas a Inglaterra. Mas ele não esperava que a Luftwaffe, assim como a Força Aérea Alemã passasse a bombardear os instalados por perto e que também conseguissem se sair bem nisso, afastando tudo.
            Com isso, Hitler desistiu e voltou para o leste atrás de outras grandes intenções como o petróleo. Mas não para por aí, pois isso ocasionou também a guerra do leste e assim por diante.


CARTA PARA MINHA QUERIDA MÃE 2

Minha querida mãe,

Nesta carta venho lhe informar que já começamos a invadir a União Soviética com um plano denominado Operação Barbarossa. As primeiras semanas foram devastadoras. O Exército Vermelho da URSS não conseguiu fazer frente à Wehrmacht (Forças Armadas da Alemanha).
Tomamos os territórios onde havia importantes produções industriais além de inúmeras riquezas minerais e agrícolas. A ordem de Hitler é para que o povo alemão lute até o último homem.
Mãe, quero que a senhora fique despreocupada, pois tudo vai acabar bem e logo, logo estarei aí junto de toda família para contar toda a operação. Estou aqui, mas meu coração está aí, apertado de tanta saudade. Como anseio minha volta para casa... mas CREIO e SEI que falta pouco para acabar.

Até breve, abraços!


Te amo, minha RAINHA!

CARTA DE REBECA PARA ADOLF HITLER

De: Rebeca Melo.
Para: Adolf Hitler.


Caro Hitler,

Se estiver lendo esta carta é o sinal que sobrevivi. Sobrevivi a sua arrogância, a sua prepotência e a sua fascinação pelo poder. Depois de mais uma guerra aqui estou viva, mas não tão feliz quanto imaginava. Pessoas de quem gostava estão mortas por essa guerra sem fim. Estou viva, mas tenho que todos os dias olhar nos olhos de minha mãe e ver a dor de ter perdido um filho, morto nas batalhas desta guerra.
Oh Führer, queres tanto o poder que às vezes tu te perdes nele. Porque quiseste revanche? Porque descumpriste o todo poderoso Versalhes? Porque tu não te contentaste com o que tinhas. Oh meu querido e ardiloso líder? A sociedade alemã pagou um alto preço pela soberba. O poder já não lhe era suficiente?
O ar da nossa querida, porém dividida Alemanha esta poluído. Mas não por gases tóxicos ou algo do gênero, e sim pela arrogância de um líder que em vez de proteger sua população do caos, a coloca no meio dele. E o teu grande amigo Mussolini, tem te ajudado? Teu pacto com este senhor piorou as coisas de tal maneira que sinto um aperto no peito só de pensar do que esta dupla dinâmica seja capaz.

Eu sei que a recuperação deste povo será árdua e demorada. Tu tiraste, de certa forma, vidas das mãos de nossas famílias como se não te preocupaste com o que elas sentiram. Corrija-me, tu nunca te preocupaste com a felicidade de teu povo. Minha mãe está ali, sentada naquela cadeira velha de madeira na esperança do meu querido irmão adentrar aquela porta, bem e vivo. Isso não vai acontecer e depois de tudo isso eu te pergunto: valeu a pena? Valeu a pena, destruir um país com teu egoísmo? Essa carta terá retaliação? Talvez, mas estou aliviada de tentar me expressar e dizer o quanto tenho o desprazer de ter vivido no mesmo tempo que o chefe mais maldoso da História. 

CARTA DE ALBERT PARA UM AMIGO

De: Albert Macht Frei.
Para: Um amigo.

Olá querido!

Com tantos ocorridos não tive tempo de lhe contar o que me aconteceu nesses últimos dias. As motivações políticas e econômicas que geraram a Primeira Guerra Mundial, ainda não foram completamente solucionadas. Nosso país passa por graves problemas econômicos decorrentes da crise, o que fez muitos alemães depositarem sua confiança no Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, o que implica dizer que o Partido Nazista de Hitler assumiu o poder.
Nosso projeto Nazista conquistou um “espaço vital” no Leste, na destruição do comunismo. E Hitler claramente guarda sede de vingança contra as nações que nos derrotaram na Primeira Guerra. A Itália também adotou um governo totalitário, alinhado com o nazismo alemão.

Os Estados Unidos defendiam o isolacionismo, o governo de Franklin Roosevelt por meio do New Deal, procurou melhorar os efeitos da crise de 1929 e impulsionar a economia. A crise de 1929 e o declínio de 1930. 

CARTA PARA BERLIM, ALTO COMANDO DA SS

De: França. Prova da Normandia, Fronte litorânea.
Para: Berlim, alto comando da SS.


Meus camaradas alemães,

As tropas chegaram com sucesso na França, mas já tomamos providências de ir para o litoral para a abordagem das tropas inimigas.

A conquista da França está sendo bem-sucedida, alguns dos soldados de nossas tropas estavam doentes, mas já estão se recuperando rapidamente. Nós somos a última tropa da linha de defesa do Leste, e não vamos desistir mesmo sabendo do que pode nos acontecer. Avançamos fazendo treinamentos rígidos, mandamos vários judeus para os campos de concentração, estamos juntos nesta guerra, pelo Reich, pelo Führer, heil Sieg. 

CARTA DE UM SOLDADO NAZISTA PARA O SEU FILHO

De: Um Pai, soldado Nazista.
Para: Seu Filho.

Querido filho,

Tudo bem com você? Eu sei que você deve estar sentindo minha falta, mas não me culpe por isso. Apesar de muitas das vezes não concordar com algumas ideias impostas, o sentimento nazista corre em meu sangue, um dia, talvez, você saberá o que é isso.
Meus companheiros de guerra sempre me alegam que a esperança é a última que morre, em breve estaremos de volta. Que ironia do destino, todos nós cantando vitória antes do tempo. Pois é filho, tudo indica que seremos derrotados, reforços estão chegando e uma possível ofensiva soviética no Leste obrigará a Alemanha a enviar tropas para o local. Você sabe como sou, aliás, como somos, não aceitamos de forma alguma a derrota, ainda temos esperança que a raça ariana se sobressaia em todos os aspectos, faço isso por meu país e por você, sei que sentirá orgulho de mim.

27 de julho de 1944.



CARTA PARA SOLDADOS DA GUERRA

De: Sabrina Freire.
Para: Soldados da Guerra.


Olá soldados,

Sei que vocês estão passando por momentos difíceis, sei também que acabaram de vencer a França e que logo vão começar a preparar-se para invadir a União Soviética. Isso com um plano denominado Operação Barbarossa, e tudo indica que a invasão ocorrerá em breve.
Suas famílias estão preocupadas e com saudades, contando as horas para tudo isso acabar e assim ter vocês em casa. Imagino que devem estar frustrados, depois de verem vários de seus companheiros de guerra morrerem e que também estão com saudades de suas famílias.
Posso imaginar que não está sendo nada fácil lidar com tudo isso, por isso escrevo para dizer que fiquem firmes. Espero que fiquem bem e que tudo acabe logo, para que assim vocês possam voltar para casa, pois o que o mundo precisa é de paz e amor.


26 de agosto de 2015.

CARTA DE FRANCISCO PARA PAI E MÃE

De: Francisco Joelson.
Para: Pai e Mãe.

Olá mãe e pai,

Estou com muitas saudades e a cada dia só aumenta. Estou no centro de treinamento para a Guerra, se acaso for preciso, eu irei para o combate e defenderei a minha nação. Confesso que estou com um pouco de medo, meu maior medo é a morte.
A guerra continua desastrosa, infelizmente. Hitler continua avançando e dominando, com seu exército invadiu as jazidas de carvão do Serre e continua desrespeitando o tratado de Versalhes. Alguns colegas de batalha viajaram de avião para o combate.
Família, eu espero voltar para casa logo, por mais que isso seja difícil. Mãe e pai, só queria dizer que amo muito vocês.


Um abraço. 

CARTA PARA SOLDADOS AMERICANOS

De: General Dutra.
Para: Soldados Americanos.

Dia “D”

Venho através desta carta, desejar parabéns a todos os soldados que venceram a Batalha na Normandia, aqueles que se sacrificaram por seu país merecem o mérito e total respeito de sua nação. Com a vitória, precisamos avançar ainda mais para tomar as cidades invadidas pelos alemães, com isso tiramos o poder ofensivo destes.
Estamos enviando reforços aéreos com bombardeios e reforços terrestres com os tanques. Vamos enviar também suprimentos para abastecer a todos. Quero que montem acampamento por no máximo dois dias, se agrupem para tomarmos não apenas algumas cidades, mas a França inteira.



CARTA DE ANA PARA A MÃE

De: Ana Carla Lima de Sousa.
Para: Mãe.

Olá! Mãe,

Aqui na Polônia os alemães inauguram uma nova estratégia de guerra, a chamada “Guerra relâmpago”. Neste tipo de ataque recorrem primeiramente à aviação, com bombardeios intensos, seguidos da invasão por blindados e pela infantaria. Com um rápido ataque, os poloneses se renderam em mais ou menos um mês. Quem ficou comprometido com a segurança dos poloneses foram França e Inglaterra que, por sua vez, entenderam que as ambições de Hitler tinham ultrapassado todos os limites e declararam guerra a Alemanha. 
Já os alemães garantiram a rota de abastecimento de ferro sueco para a indústria bélica, invadiram a Dinamarca e a Noruega. Enfim mãe, esses foram os acontecimentos dos últimos tempos.


Saudades. Abraço. 

CARTA PARA SUA AMADA

De: Jorge
Para: Sua amada

Querida,

Não sei se devo lhe contar o que houve essa semana, mas sinto que tenho a obrigação de dizer. Meu amigo Hitler conseguiu novas alianças para a nova guerra, ele não quis respeitar o tratado de Versalhes. É apenas uma questão de tempo para o mundo virar um completo caos, a notícia boa é que Adolf vai deixar Stalin e seu governo em paz por enquanto.
Sinto dizer-lhe, mas talvez eu não sobreviva a este conflito. Mesmo sendo um dos melhores amigos de Hitler, me oponho a algumas de suas ideias, o massacre que ele está causando é terrível. Não quero nem imaginar que posso não ver mais a sua face ou as dos nossos filhos, ainda mais por ver tantos conhecidos morrerem. A guerra começa daqui a cinco dias, espero vê-la em breve.

Com Amor,


Jorge.

CARTA PARA SUA AMADA ESPOSA

De: Um soldado.
Para: Sua amada esposa. 
Meu amor,

Estou com muitas saudades. Como estão nossos filhos? Sinto um aperto enorme ao lembrar-me da distância que nos separa. Mas sou um soldado, tenho regras e deveres a serem cumpridos.
Neste momento, estamos no litoral norte da França, região da Normandia. Hitler nos deu a ordem para ocupar a Itália, ele não admite perdê-la para seus inimigos. Durante um dos bombardeios fui atingido na perna, mas graças a Deus nada de pior aconteceu. Não há com o que se preocupar, mantenha-se firme e tranquila. Não vejo a hora de retornar para junto da nossa família, amo muito cada um de vocês, em breve estaremos juntos novamente.

Um enorme abraço, meu amor.
 7 de setembro de 1944.


quarta-feira, 16 de setembro de 2015

PLANO DE AULA ERA VARGAS (TOPA OU NÃO TOPA)

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata
Série: 3º ano do Ensino Médio          Turma: A e C            Ensino Integral
Professor Supervisor: Eriberto Souto

Bolsistas:
Ítalo Pereira de Sousa
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Jéssica
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes

Plano de aula

Conteúdos Programáticos:
ü  A Era Vargas de 1930 a 1945.
Problematização:
ü  Como sucedeu-se a colocação de Getúlio Vargas à frente da presencia da República do Brasil, e quais os desdobramentos de suas ações ao longo da Era Vargas, em plano local e internacional? 

Objetivo Geral:
ü  Identificar as principais Caraterísticas das três fases que seguem a Era Vargas (o Governo Provisório, o Período Constitucional de 1934 e a Ditadura do Estado Novo).

Objetivos Específicos:
ü  Compreender o cenário político brasileiro de 1930, o qual alicerça o surgimento da Aliança Liberal e a posse de Vargas.
ü  Salientar os principais aspectos do governo de Getúlio Vargas no plano social, econômico e cultural.
ü  Analisar os desdobramentos da Politica repressora de Getúlio Vargas e a inserção do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Justificativa:
Ao longo dos anos que seguem 1930 a 1945, o Brasil viveu momentos de grande efervescência em seu cenário político, econômico e social, sendo este período um marco na história brasileira, sobretudo em razão das inúmeras alterações que Getúlio Vargas fizera ao longo de seu Governo, a chamada Era Vargas, que logo se divide em três fases (Governo Provisório, Período Constitucional e Ditadura do Estado Novo). Sabendo da relevância desse período para História brasileira e as implicações das relações construídas ao longo deste governo, também em plano internacional, a presente aula se justifica por possibilitar aos alunos uma revisão das principais características deste governo través do Jogo didático “TOPA OU NÃO PASSA”.
             
Metodologia:
ü  O Jogo visa revisar de modo descontraído e dinâmico os conteúdos referentes a Era Vargas já ministrados previamente na forma de aula expositiva e dialogada. Assim como prover a interação entres os Jogares (Alunos) os quais serão divididos em quatro equipes, contando cada um com um representante. Em sala de aula o “TOPA OU NÃO PASSA”, segue a lógica de um jogo de trilha, para o jogador chegar ao fim deve responder uma bateria de questões diretas e contextualizadas com o Tema, caso o mesmo recuse-se a responder, ou não acerte a questão não passa a diante, o primeiro a concluir sua jornada vence jogo.
Recursos Didáticos:
ü  Jogo didático o qual o aluno na qualidade de jogador deve responder a uma série de questões acerca da Era Vargas afim de passar de fase e concluir sua jornada. Ao lançar o dado, o jogador (ALUNO) está sujeito a responder uma questão, passar sua vez, ou avançar 2 casas.
Referência Bibliográfica
VAZ, Valéria. Ser Protagonista: História, 3º ano: ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2013.


JOGO: TOPA OU NÃO PASSA Na Era Vargas



JOGO: TOPA OU NÃO PASSA Na Era Vargas
INSTRUÇÕES:
O jogo “TOPA OU NÃO PASSA” segue a lógica de um jogo de trilha mais pode também ser incorporado enquanto jogo de tabuleiro, contata com 27 casas sendo estas 9 Amarelas, 9 azuis e 9 verdes, cada cor correspondendo respectivamente a uma fase que o aluno avança no jogo.
MATERIAIS DO JOGO:
Estrutura do jogo: Desenvolvido no programa de computador Foto Shop, o jogo foi impresso em um material em couro o qual é de fácil manuseio e transporte, resistente e que se adequa a qualquer ambiente.
Dado: Além da estrutura da trilha, o jogo comporta um dado simples com 4 lados correspondentes a perguntas que serão feitas no decorrer do Jogo, 1 correspondendo a alternativa passe sua vez, e 1 ultimo com a opção avance mais duas casas.
Peões: Assim como as demais estruturas o Topa ou não passa, conta com 4 peões em formato de pequemos copos de acrílico, na cor laranja e com as letras A,B, C e D os quais correspondem a cada equipe, que logo serão movidos a cada casa avançada.  
Fichas de questões: enquanto último item o jogo comporta três fichas com 27 questões a serem escolhidas conforme os critérios do mediador (Professor ou alunos Bolsistas do PIBID),
REGRAS DO JOGO “TOPA OU NÃO PASSA”:
·       A equipe que se recusar a responder alguma questão será penalizado voltando uma casa e passa sua vez para a próxima equipe.
·       Caso os jogadores errem a questão não passam de casa, permanecem onde estão.
·       Acertando a questão de 1º o jogador avança 2 casas, acertando de a questão repassada pelo colega avança 1 casa.
·       Quando o jogador passar a sua vez em razão da opção do dado, permanece onde está.
·       Ao acertar a pergunta que cai no dado o jogador avança duas casas.
·       Os jogares terão 30 segundos para consultar a equipe e responder, a consulta no livro está abolida exceto em caso de questões que trabalhe charge ou uso de imagem.
·       A equipe que chegar primeiro ao final da trilha vence a competição.









PLANO DE AULA ERA VARGAS

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata
Série: 3º ano do Ensino Médio          Turma: A e C             Ensino Integral
Professor Supervisor: Eriberto Souto

Bolsistas:
Ítalo Pereira de Sousa
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Jéssica Kaline Vieira
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes

Plano de aula

Conteúdo Programático:
ü  Era Vargas.

Problematização:
ü  Quais as características e implicações nos âmbitos político, cultural e socioeconômico dos governos de Getúlio Vargas?

Objetivo Geral:
ü  Entender o cenário político, cultural e socioeconômico do período no qual o Brasil foi governado por Getúlio Vargas (1930-1945).

Objetivos Específicos:
ü  Estudar o fim da Primeira República no Brasil;
ü  Analisar os conflitos políticos e ideológicos concernentes aos governos de Vargas – Governo Provisório (1930-1934); Governo Constitucional (1934-1937); Estado Novo (1937-1945);
ü  Compreender as solicitações sociais, bem como as conquistas de direitos trabalhistas na Era Vargas;
ü  Estudar a ditadura do Estado Novo.

Justificativa:
            Convencionou-se chamar de “Era Vargas”, um dos períodos mais decisivos do Brasil República. A “Era Vargas” teve início com a ruptura de 1930 que pôs fim a República das Oligarquias e dividiu-se em três períodos: Governo Provisório (1930-1934); Governo Constitucional (1934-1937); Estado Novo (1937-1945). No decorrer destes ocorreu uma série de eventos marcantes que mudou a estrutura do poder republicano e promoveu mudanças econômicas e culturais. O período foi palco de tensões ideológicas, da elaboração de uma constituição (a de 1934), da limitação da liberdade individual, bem como da criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a qual regula as relações de trabalho até os dias atuais. Diante do que foi dito, a presente aula se justifica por possibilitar estudar por meio do Jogo didático “Bingo da Era Vargas”, os referidos acontecimentos que influíram tanto na esfera política, como na cultural e na socioeconômica da época, refletidos nos períodos seguintes e essenciais para compreensão dos âmbitos citados nos dias de hoje.

Metodologia:
ü  Revisar de forma descontraída, o conteúdo já ministrado por meio de aula expositiva dialogada – A Era Vargas. Para tanto, foi utilizado o jogo didático “Bingo da Era Vargas”, a partir do qual os jogadores (alunos), individualmente ou em duplas, recebem uma cartela contendo dez respostas para vinte perguntas sorteadas, uma por uma, aleatoriamente e o jogador deve verificar se as respostas estão em sua cartela. Caso a resposta para a pergunta sorteada esteja na cartela do jogador, ele deverá marcá-la. O jogador deverá “cantar Bingo” assim que marcar as dez respostas, vencendo e terminando o jogo. 

Recursos Didáticos:
ü  Jogo didático no qual os jogadores precisam descobrir as respostas corretas para as perguntas sorteadas sobre o conteúdo histórico intitulado “A Era Vargas”, até que sejam assinaladas todas as respostas constantes na cartela recebida pelo aluno (ou dupla de alunos).

Referência Bibliográfica
VAZ, Valéria. Ser Protagonista: História, 3º ano: ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2013.