terça-feira, 15 de setembro de 2015

PLANO DE AULA: SHOW DO MILHÃO

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata
Série: 3º ano do Ensino Médio          Turma: A e B             Ensino Integral
Professor Supervisor: Eriberto Souto

Bolsistas:
Ítalo Pereira de Sousa
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Jéssica
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes

Plano de aula

Conteúdos Programáticos:
ü  Segunda Guerra Mundial;
ü  Nazismo;
ü  Fascismo.

Problematização:
ü  Quais os principais acontecimentos que ocasionaram a Segunda Guerra Mundial? Em que consistia o nazismo e o fascismo que foram tão influentes naquela época?

Objetivo Geral:
ü  Compreender o contexto que a Europa estava inserida na época pós Primeira Guerra Mundial e o que ocasionou na Segunda Guerra Mundial.

Objetivos Específicos:
ü  Estudar as causas, particularidades e resultados para o mundo da Segunda Guerra Mundial;
ü  Analisar os antecedentes da guerra, o que teria influenciado as causas da guerra.
ü  Entender o nazismo e o fascismo, como surgiram, em que consistiam.

Justificativa:
            A Segunda Guerra Mundial, assim como a primeira, foi um acontecimento que marcou o mundo e definiu o futuro de muitas nações, a Alemanha saía mais uma vez derrotada. Os EUA que estava superando uma crise aproveitara a guerra para reergue-se. Foi nessa época que o nazismo e o fascismo ficaram em destaque, ideologias nascidas de ditadores que são abominadas até hoje no mundo contemporâneo.

Metodologia:
ü  Revisar o conteúdo já estudado pelos alunos através de um jogo intitulado “Show do Milhão” onde são feitas perguntas com o tema de “Segunda Guerra Mundial” e “Nazismo e Fascismo”, algumas diretas e outras de “Verdadeiro ou Falso”.

Recursos Didáticos:
ü  Jogo didático no qual os jogadores precisam responder corretamente as perguntas feitas, para só assim pontuar. Vence a equipe que somar a maior quantidade de pontos.

Referência Bibliográfica
VAZ, Valéria. Ser Protagonista: História, 3º ano: ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário