Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual de Ensino Médio e
Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata
Série: 3º ano do Ensino Médio Turma: A e B Ensino Integral
Professor Supervisor: Eriberto
Souto
Bolsistas:
Ítalo Pereira de Sousa
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Jéssica
Tissiane Emanuella Albuquerque
Gomes
Plano de aula
Conteúdos
Programáticos:
ü Segunda
Guerra Mundial;
ü Nazismo;
ü Fascismo.
Problematização:
ü Quais
os principais acontecimentos que ocasionaram a Segunda Guerra Mundial? Em que
consistia o nazismo e o fascismo que foram tão influentes naquela época?
Objetivo Geral:
ü Compreender
o contexto que a Europa estava inserida na época pós Primeira Guerra Mundial e
o que ocasionou na Segunda Guerra Mundial.
Objetivos Específicos:
ü Estudar
as causas, particularidades e resultados para o mundo da Segunda Guerra Mundial;
ü Analisar
os antecedentes da guerra, o que teria influenciado as causas da guerra.
ü Entender
o nazismo e o fascismo, como surgiram, em que consistiam.
Justificativa:
A Segunda Guerra Mundial, assim como
a primeira, foi um acontecimento que marcou o mundo e definiu o futuro de
muitas nações, a Alemanha saía mais uma vez derrotada. Os EUA que estava
superando uma crise aproveitara a guerra para reergue-se. Foi nessa época que o
nazismo e o fascismo ficaram em destaque, ideologias nascidas de ditadores que
são abominadas até hoje no mundo contemporâneo.
Metodologia:
ü Revisar
o conteúdo já estudado pelos alunos através de um jogo intitulado “Show do
Milhão” onde são feitas perguntas com o tema de “Segunda Guerra Mundial” e
“Nazismo e Fascismo”, algumas diretas e outras de “Verdadeiro ou Falso”.
Recursos Didáticos:
ü Jogo
didático no qual os jogadores precisam responder corretamente as perguntas
feitas, para só assim pontuar. Vence a equipe que somar a maior quantidade de
pontos.
Referência
Bibliográfica
VAZ, Valéria. Ser Protagonista: História, 3º ano:
ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário