quarta-feira, 16 de setembro de 2015

PLANO DE AULA ERA VARGAS

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata
Série: 3º ano do Ensino Médio          Turma: A e C             Ensino Integral
Professor Supervisor: Eriberto Souto

Bolsistas:
Ítalo Pereira de Sousa
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Jéssica Kaline Vieira
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes

Plano de aula

Conteúdo Programático:
ü  Era Vargas.

Problematização:
ü  Quais as características e implicações nos âmbitos político, cultural e socioeconômico dos governos de Getúlio Vargas?

Objetivo Geral:
ü  Entender o cenário político, cultural e socioeconômico do período no qual o Brasil foi governado por Getúlio Vargas (1930-1945).

Objetivos Específicos:
ü  Estudar o fim da Primeira República no Brasil;
ü  Analisar os conflitos políticos e ideológicos concernentes aos governos de Vargas – Governo Provisório (1930-1934); Governo Constitucional (1934-1937); Estado Novo (1937-1945);
ü  Compreender as solicitações sociais, bem como as conquistas de direitos trabalhistas na Era Vargas;
ü  Estudar a ditadura do Estado Novo.

Justificativa:
            Convencionou-se chamar de “Era Vargas”, um dos períodos mais decisivos do Brasil República. A “Era Vargas” teve início com a ruptura de 1930 que pôs fim a República das Oligarquias e dividiu-se em três períodos: Governo Provisório (1930-1934); Governo Constitucional (1934-1937); Estado Novo (1937-1945). No decorrer destes ocorreu uma série de eventos marcantes que mudou a estrutura do poder republicano e promoveu mudanças econômicas e culturais. O período foi palco de tensões ideológicas, da elaboração de uma constituição (a de 1934), da limitação da liberdade individual, bem como da criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a qual regula as relações de trabalho até os dias atuais. Diante do que foi dito, a presente aula se justifica por possibilitar estudar por meio do Jogo didático “Bingo da Era Vargas”, os referidos acontecimentos que influíram tanto na esfera política, como na cultural e na socioeconômica da época, refletidos nos períodos seguintes e essenciais para compreensão dos âmbitos citados nos dias de hoje.

Metodologia:
ü  Revisar de forma descontraída, o conteúdo já ministrado por meio de aula expositiva dialogada – A Era Vargas. Para tanto, foi utilizado o jogo didático “Bingo da Era Vargas”, a partir do qual os jogadores (alunos), individualmente ou em duplas, recebem uma cartela contendo dez respostas para vinte perguntas sorteadas, uma por uma, aleatoriamente e o jogador deve verificar se as respostas estão em sua cartela. Caso a resposta para a pergunta sorteada esteja na cartela do jogador, ele deverá marcá-la. O jogador deverá “cantar Bingo” assim que marcar as dez respostas, vencendo e terminando o jogo. 

Recursos Didáticos:
ü  Jogo didático no qual os jogadores precisam descobrir as respostas corretas para as perguntas sorteadas sobre o conteúdo histórico intitulado “A Era Vargas”, até que sejam assinaladas todas as respostas constantes na cartela recebida pelo aluno (ou dupla de alunos).

Referência Bibliográfica
VAZ, Valéria. Ser Protagonista: História, 3º ano: ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2013.


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