Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual de Ensino Médio e
Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata
Série: 3º ano do Ensino Médio Turma: A e C Ensino Integral
Professor Supervisor: Eriberto
Souto
Bolsistas:
Ítalo Pereira de Sousa
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Jéssica Kaline Vieira
Tissiane Emanuella Albuquerque
Gomes
Plano de aula
Conteúdo Programático:
ü Era
Vargas.
Problematização:
ü Quais
as características e implicações nos âmbitos político, cultural e
socioeconômico dos governos de Getúlio Vargas?
Objetivo
Geral:
ü Entender
o cenário político, cultural e socioeconômico do período no qual o Brasil foi
governado por Getúlio Vargas (1930-1945).
Objetivos
Específicos:
ü Estudar
o fim da Primeira República no Brasil;
ü Analisar
os conflitos políticos e ideológicos concernentes aos governos de Vargas – Governo
Provisório (1930-1934); Governo Constitucional (1934-1937); Estado Novo
(1937-1945);
ü Compreender
as solicitações sociais, bem como as conquistas de direitos trabalhistas na Era
Vargas;
ü Estudar
a ditadura do Estado Novo.
Justificativa:
Convencionou-se chamar de “Era Vargas”,
um dos períodos mais decisivos do Brasil República. A “Era Vargas” teve início
com a ruptura de 1930 que pôs fim a República das Oligarquias e dividiu-se em
três períodos: Governo Provisório (1930-1934); Governo Constitucional
(1934-1937); Estado Novo (1937-1945). No decorrer destes ocorreu uma série de
eventos marcantes que mudou a estrutura do poder republicano e promoveu
mudanças econômicas e culturais. O período foi palco de tensões ideológicas, da
elaboração de uma constituição (a de 1934), da limitação da liberdade
individual, bem como da criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a
qual regula as relações de trabalho até os dias atuais. Diante do que foi dito,
a presente aula se justifica por possibilitar estudar por meio do Jogo didático
“Bingo da Era Vargas”, os referidos acontecimentos que influíram tanto na
esfera política, como na cultural e na socioeconômica da época, refletidos nos
períodos seguintes e essenciais para compreensão dos âmbitos citados nos dias
de hoje.
Metodologia:
ü Revisar
de forma descontraída, o conteúdo já ministrado por meio de aula expositiva
dialogada – A Era Vargas. Para tanto, foi utilizado o jogo didático “Bingo da
Era Vargas”, a partir do qual os jogadores (alunos), individualmente ou em
duplas, recebem uma cartela contendo dez respostas para vinte perguntas
sorteadas, uma por uma, aleatoriamente e o jogador deve verificar se as
respostas estão em sua cartela. Caso a resposta para a pergunta sorteada esteja
na cartela do jogador, ele deverá marcá-la. O jogador deverá “cantar Bingo”
assim que marcar as dez respostas, vencendo e terminando o jogo.
Recursos
Didáticos:
ü Jogo
didático no qual os jogadores precisam descobrir as respostas corretas para as
perguntas sorteadas sobre o conteúdo histórico intitulado “A Era Vargas”, até
que sejam assinaladas todas as respostas constantes na cartela recebida pelo
aluno (ou dupla de alunos).
Referência
Bibliográfica
VAZ, Valéria. Ser Protagonista: História, 3º ano: ensino médio. São Paulo:
Edições SM, 2013.
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