JOGO: TOPA OU NÃO PASSA Na Era Vargas
INSTRUÇÕES:
O jogo “TOPA OU NÃO PASSA” segue a lógica de um
jogo de trilha mais pode também ser incorporado enquanto jogo de tabuleiro,
contata com 27 casas sendo estas 9 Amarelas, 9 azuis e 9 verdes, cada cor
correspondendo respectivamente a uma fase que o aluno avança no jogo.
MATERIAIS DO JOGO:
Estrutura do jogo: Desenvolvido no programa de computador Foto
Shop, o jogo foi impresso em um material em couro o qual é de fácil manuseio e
transporte, resistente e que se adequa a qualquer ambiente.
Dado: Além da estrutura da trilha, o jogo comporta
um dado simples com 4 lados correspondentes a perguntas que serão feitas no
decorrer do Jogo, 1 correspondendo a alternativa passe sua vez, e 1 ultimo com
a opção avance mais duas casas.
Peões: Assim como as demais estruturas o Topa ou não
passa, conta com 4 peões em formato de pequemos copos de acrílico, na cor
laranja e com as letras A,B, C e D os quais correspondem a cada equipe, que
logo serão movidos a cada casa avançada.
Fichas de questões: enquanto último item o jogo comporta três
fichas com 27 questões a serem escolhidas conforme os critérios do mediador
(Professor ou alunos Bolsistas do PIBID),
REGRAS DO JOGO “TOPA OU NÃO PASSA”:
· A equipe que se recusar a responder alguma
questão será penalizado voltando uma casa e passa sua vez para a próxima
equipe.
· Caso os jogadores errem a questão não passam de
casa, permanecem onde estão.
· Acertando a questão de 1º o jogador avança 2
casas, acertando de a questão repassada pelo colega avança 1 casa.
· Quando o jogador passar a sua vez em razão da
opção do dado, permanece onde está.
· Ao acertar a pergunta que cai no dado o jogador
avança duas casas.
· Os jogares terão 30 segundos para consultar a
equipe e responder, a consulta no livro está abolida exceto em caso de questões
que trabalhe charge ou uso de imagem.
· A equipe que chegar primeiro ao final da trilha
vence a competição.
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