quarta-feira, 9 de setembro de 2015

PLANO DE AULA "VERDADEIRO OU FALSO DA HISTÓRIA"

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata
Série: 3º ano do Ensino Médio          Turma: A e B             Ensino Integral
Professor Supervisor: Eriberto Souto

Bolsistas:
Ítalo Pereira de Sousa
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Jéssica
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes

Plano de aula

Conteúdos Programáticos:
ü  Fascismo;
ü  Nazismo;
ü  Segunda Guerra Mundial.

Problematização:
ü  Em que consiste e quais as características e implicações do Fascismo, Nazismo, bem como da Segunda Guerra Mundial?

Objetivo Geral:
ü  Compreender o que foi e quais as características, bem como os encadeamentos de eventos que se fizeram marcantes no século XX: Fascismo, Nazismo, Segunda Guerra Mundial.

Objetivos Específicos:
ü  Entender a formação, as ideias, líderes e contexto histórico que constituem os regimes fascista e nazista;
ü  Refletir acerca das ideias de superioridade e inferioridade a partir das experiências fascista e nazista;
ü  Analisar as causas, desdobramentos e resultados da Segunda Guerra Mundial.

Justificativa:
            O Fascismo, o Nazismo e a Segunda Guerra Mundial resultaram em eventos marcantes da história e acabaram influenciando as ideias políticas em âmbito mundial. Dessa maneira, esta aula se justifica tendo em vista proporcionar a reflexão dos alunos através do Jogo didático “verdadeiro ou falso”, acerca das referidas ideias, bem como a percepção do alcance espacial e temporal das mesmas.

Metodologia:
ü  Revisar o conteúdo já estudado, através da aula expositiva dialogada, de forma dinâmica, gerando motivação e maior envolvimento dos alunos, promovendo o aprendizado de maneira eficaz. Para tanto, foi utilizado o jogo didático “verdadeiro ou falso”, a partir do qual os jogadores (alunos) devem se esforçar para perceber rapidamente se as afirmativas sobre os conteúdos estudados – Fascismo, Nazismo, Segunda Guerra Mundial – se configuram enquanto verdades ou se apresentam como falsas.

Recursos Didáticos:
ü  Jogo didático no qual os jogadores (alunos) precisam raciocinar rapidamente acerca da veracidade ou não de afirmações reveladas sobre determinadas temáticas – Fascismo, Nazismo e Segunda Guerra Mundial – e acertar no palpite, mostrando o lado certo da placa (verdadeiro ou falso) para não ser eliminado e continuar no grupo, chegando ao final integrando o grupo com o menor número de componentes eliminados.

Referência Bibliográfica

VAZ, Valéria. Ser Protagonista: História, 3º ano: ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário