Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual de Ensino Médio e
Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata
Série: 3º ano do Ensino Médio Turma: A e C Ensino Integral
Professor Supervisor: Eriberto
Souto
Bolsistas:
Ítalo Pereira de Sousa
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Jéssica
Tissiane Emanuella Albuquerque
Gomes
Plano de aula
Conteúdos Programáticos:
ü A
Era Vargas de 1930 a 1945.
Problematização:
ü Como
sucedeu-se a colocação de Getúlio Vargas à frente da presencia da República do
Brasil, e quais os desdobramentos de suas ações ao longo da Era Vargas, em
plano local e internacional?
Objetivo
Geral:
ü Identificar
as principais Caraterísticas das três fases que seguem a Era Vargas (o Governo
Provisório, o Período Constitucional de 1934 e a Ditadura do Estado Novo).
Objetivos
Específicos:
ü Compreender
o cenário político brasileiro de 1930, o qual alicerça o surgimento da Aliança
Liberal e a posse de Vargas.
ü Salientar
os principais aspectos do governo de Getúlio Vargas no plano social, econômico
e cultural.
ü Analisar
os desdobramentos da Politica repressora de Getúlio Vargas e a inserção do
Brasil na Segunda Guerra Mundial.
Justificativa:
Ao longo
dos anos que seguem 1930 a 1945, o Brasil viveu momentos de grande
efervescência em seu cenário político, econômico e social, sendo este período
um marco na história brasileira, sobretudo em razão das inúmeras alterações que
Getúlio Vargas fizera ao longo de seu Governo, a chamada Era Vargas, que logo
se divide em três fases (Governo Provisório, Período Constitucional e Ditadura
do Estado Novo). Sabendo da relevância desse período para História brasileira e
as implicações das relações construídas ao longo deste governo, também em plano
internacional, a presente aula se justifica por possibilitar aos alunos uma
revisão das principais características deste governo través do Jogo didático
“TOPA OU NÃO PASSA”.
Metodologia:
ü O
Jogo visa revisar de modo descontraído e dinâmico os conteúdos referentes a Era
Vargas já ministrados previamente na forma de aula expositiva e dialogada.
Assim como prover a interação entres os Jogares (Alunos) os quais serão
divididos em quatro equipes, contando cada um com um representante. Em sala de
aula o “TOPA OU NÃO PASSA”, segue a lógica de um jogo de trilha, para o jogador
chegar ao fim deve responder uma bateria de questões diretas e contextualizadas
com o Tema, caso o mesmo recuse-se a responder, ou não acerte a questão não
passa a diante, o primeiro a concluir sua jornada vence jogo.
Recursos
Didáticos:
ü Jogo
didático o qual o aluno na qualidade de jogador deve responder a uma série de
questões acerca da Era Vargas afim de passar de fase e concluir sua jornada. Ao
lançar o dado, o jogador (ALUNO) está sujeito a responder uma questão, passar
sua vez, ou avançar 2 casas.
Referência
Bibliográfica
VAZ, Valéria. Ser Protagonista: História, 3º ano: ensino médio. São Paulo:
Edições SM, 2013.
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