quarta-feira, 16 de setembro de 2015

PLANO DE AULA ERA VARGAS (TOPA OU NÃO TOPA)

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata
Série: 3º ano do Ensino Médio          Turma: A e C            Ensino Integral
Professor Supervisor: Eriberto Souto

Bolsistas:
Ítalo Pereira de Sousa
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Jéssica
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes

Plano de aula

Conteúdos Programáticos:
ü  A Era Vargas de 1930 a 1945.
Problematização:
ü  Como sucedeu-se a colocação de Getúlio Vargas à frente da presencia da República do Brasil, e quais os desdobramentos de suas ações ao longo da Era Vargas, em plano local e internacional? 

Objetivo Geral:
ü  Identificar as principais Caraterísticas das três fases que seguem a Era Vargas (o Governo Provisório, o Período Constitucional de 1934 e a Ditadura do Estado Novo).

Objetivos Específicos:
ü  Compreender o cenário político brasileiro de 1930, o qual alicerça o surgimento da Aliança Liberal e a posse de Vargas.
ü  Salientar os principais aspectos do governo de Getúlio Vargas no plano social, econômico e cultural.
ü  Analisar os desdobramentos da Politica repressora de Getúlio Vargas e a inserção do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Justificativa:
Ao longo dos anos que seguem 1930 a 1945, o Brasil viveu momentos de grande efervescência em seu cenário político, econômico e social, sendo este período um marco na história brasileira, sobretudo em razão das inúmeras alterações que Getúlio Vargas fizera ao longo de seu Governo, a chamada Era Vargas, que logo se divide em três fases (Governo Provisório, Período Constitucional e Ditadura do Estado Novo). Sabendo da relevância desse período para História brasileira e as implicações das relações construídas ao longo deste governo, também em plano internacional, a presente aula se justifica por possibilitar aos alunos uma revisão das principais características deste governo través do Jogo didático “TOPA OU NÃO PASSA”.
             
Metodologia:
ü  O Jogo visa revisar de modo descontraído e dinâmico os conteúdos referentes a Era Vargas já ministrados previamente na forma de aula expositiva e dialogada. Assim como prover a interação entres os Jogares (Alunos) os quais serão divididos em quatro equipes, contando cada um com um representante. Em sala de aula o “TOPA OU NÃO PASSA”, segue a lógica de um jogo de trilha, para o jogador chegar ao fim deve responder uma bateria de questões diretas e contextualizadas com o Tema, caso o mesmo recuse-se a responder, ou não acerte a questão não passa a diante, o primeiro a concluir sua jornada vence jogo.
Recursos Didáticos:
ü  Jogo didático o qual o aluno na qualidade de jogador deve responder a uma série de questões acerca da Era Vargas afim de passar de fase e concluir sua jornada. Ao lançar o dado, o jogador (ALUNO) está sujeito a responder uma questão, passar sua vez, ou avançar 2 casas.
Referência Bibliográfica
VAZ, Valéria. Ser Protagonista: História, 3º ano: ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2013.


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