segunda-feira, 25 de maio de 2015

Slide da apresentação "Shaka Zulu guerreiro africano"


domingo, 24 de maio de 2015

Plano de aula texto de apoio Van Gohg

Projeto contadores de história, narradores de vida/ Vicent Van Gogh



Universidade Estadual da Paraíba


Central Integrada de Aulas- CIA

Departamento de História- DH

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES

E.E.E.F.M Professor Raul Córdula

Série: 9 ano    Turma: “e”   Turno: Tarde


Professora Supervisora: Ivanilda Matias Bezerra     Bolsista: Sabrina Kelly Dias Lopes



 Texto de apoio: 



 Vincent Van Gogh vida e obra





Vincent Van Gogh nasceu no dia 30 de março de 1853, em Zundert, uma aldeia ao sul da Holanda. Tinha dois irmãos e duas irmãs, Theo, seu irmão e melhor amigo, se torna seu confidente, através das cartas que foram trocadas entre eles, por meio delas, os pesquisadores conseguiram resgatar muitos aspectos da vida e do trabalho do pintor. Seu pai era um pastor holandês, que de certa forma influenciou Van Gogh a ser um pregador do evangelho. Além disso, ele tentou fazer diferentes coisas antes de se tornar um pintor. Aos 16 anos Van Gogh se tornou aprendiz na empresa especializada em arte gráfica, trabalhando como revendedor de arte, foi demitido por prestar um péssimo trabalho.

Depois de entrar em depressão por um amor não correspondido, se voltou para a religião. Com vinte anos, o interesse pelos assuntos religiosos acabou desviando sua atenção e resolveu estudar Teologia, na cidade de Amsterdã. Mesmo sem terminar o curso, passou a atuar como pastor na Bélgica, por apenas seis meses. Em 1876, aceita o trabalho de professor e assistente de pregador no colégio interno próximo a Londres.

Em 1880 Van Gogh se matriculou na Academia de Belas-Artes, na qual não obteve um resultado positivo, não conseguiu impressionar seus professores. Nesse mesmo ano, aos 27 anos, entrou em uma profunda depressão, pois este tinha fracassado como revendedor de arte, como professor, pastor e no amor. Então Van Gogh resolveu se tornar uma artista. “Apesar de tudo, eu me levantarei novamente” disse ele, e então foi nesse momento que seu irmão Theo concordou em patrociná-lo em uma nova carreira artística.

A sua carreira ganha destaque quando vai morar em Paris, em 1886, com seu irmão. Theo vendia as pinturas dos primeiros impressionistas, como Monet, assim Vincent teve contato com vários pintores, onde recebeu uma grande influência de mestres do impressionismo, como se pode perceber em várias de suas telas, com a técnica plein air (ao ar livre). Vincent chega a ser influenciado por um estilo chamado de pontilhismo, uma técnica onde pequenas manchas ou pontos de cor provocam uma mistura, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador.

O pintor também sofreu forte influencias, mesmo que passageira, do estilo da por parte da arte japonesa, considerada por muitos europeus como exótica, Van Gogh chegou a colecionar impressões japonesas, chegando a ter 400 impressões. Pode-se observar um traçado preto nos contornos nas suas pinturas, quadros que retratavam a natureza característica do Japão, e até pinturas suas quem mostram gravuras japonesas.

Em Arles, Van Gogh se sentiu atraído para pintar cenas noturnas, além de pincelar a noite, muitos campos, colinas árvores ciprestes, e sem contar o despertar da paixão pelos girassóis, seu tema favorito. Pintou os girassóis diversas vezes, estes representavam o sol, calor e amizade. Entre muitas de suas pinturas aparecem o um considerável número de autorretratos, e retratos de conhecidos. Vincent Van Gogh morreu no dia 29 de julho de 1890, e hoje em dia suas pinturas fazem parte de inúmeras propagandas e outros produtos. Suas pinturas podem ser vistas em mais de 25 museus e galerias em 10 diferentes países.




Apresentação "Shaka Zulu – Guerreiro Africano"








Plano de aula texto de apoio "Shaka Zulu – Guerreiro Africano"




UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA

COORDENADORA DE ÁREA: AURICÉLIA LOPES PEREIRA

PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA

BOLSISTA: FRANCINE ANDRESKA LIRA DOS SANTOS

SÉRIE: 9º ANO TURMA: "E" TURNO: TARDE

DURAÇÃO DA AULA: 45 MINUTOS

 

PLANO DE AULA


1. TEMA

Shaka Zulu.


2. EIXO PROBLEMATIZADOR

Conhecer a história de vida do líder africano Shaka Zulu, que com ideias visionárias transformou uma pequena tribo na África em um grandioso império no século XIX.

3. JUSTIFICATIVA

Visto por uns como um tirano e por outros como um herói, Shaka Zulu é uma das mais interessantes figuras históricas do século XIX. Superando todos os obstáculos, chegou a liderança de sua tribo natal, os Zulus, e construiu, à ferro e fogo é verdade, um dos mais imponentes impérios da História. Líder militar e estrategista deixou um legado que não pode ser subestimado e muito menos esquecido.  


4. OBJETIVO GERAL

Apresentar as conquistas militares e políticas realizadas por Shaka Zulu, pontuando como, com suas ideias visionárias, ergueu um império que transformou África no século XIX. 
 

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Expor a trajetória de Shaka Zulu.
  • Pontuar as inovações militares e estratégicas propostas por Shaka Zulu.
  • Apresentar o legado que Shaka Zulu trouxe à história africana.
  • Exibir a opressão presente no governo de Shaka Zulu.
  • Incentivar os alunos e alunas a problematizar a tirania de Shaka Zulu.

5. METODOLOGIA

Tomando como base no texto de apoio “Shaka Zulu – Guerreiro Africano”, será apresentada a trajetória do líder militar, destacando as estratégias visionárias, as inovações técnicas e as reformas militares que Shaka legou ao seu império. Por fim, será proposta uma atividade voltada para a produção de um pequeno poema de duas estrofes sobre Shaka Zulu . 


6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
  • Texto de apoio.

7. AVALIAÇÃO

·         Avaliação contínua.

·         Participação e envolvimento na produção do poema.



Plano de aula texto de apoio " Gandhi: O Herói da Paz"



UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA

COORDENADORA DE ÁREA: AURICÉLIA LOPES PEREIRA

PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA

BOLSISTA: RAYSSA EUTÁLIA GURJÃO COUTINHO BORGES

SÉRIE: 9 ANO  TURMA: “E”  TUNO: TARDE

DURAÇÃO: AULAS DE 45 MINUTOS


PLANO DE AULA

1. TEMA
Gandhi

2. EIXO PROBLEMATIZADOR
Como as doutrinas de Gandhi influenciaram na retirada dos britânicos de sua terra natal?

3. JUSTIFICATIVA
É de fundamental importância que saibamos que nem sempre a força física e militar foi necessária para que determinados conflitos cessassem. Gandhi e sua política pacifista foi um exemplo para a humanidade que podemos resolver nossas querelas através do diálogo, deixando de lado as armas e a violência.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Entender um pouco da vida de Gandhi.
  • Analisar as suas políticas pacifistas.
  • Combater, através do texto, os preconceitos raciais e religiosos.
5. METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Leitura do texto introdutório “Gandhi, o Herói da Paz” e discussão com os alunos na sala de aula.

6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
  •  Texto introdutório.
  • Debate em sala.

7. AVALIAÇÃO
      Participação dos alunos durante a exposição do texto.