UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA
COORDENADORA DE ÁREA: AURICÉLIA LOPES PEREIRA
PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
SÉRIE: 7º ANO TURMA: "E" TURNO: TARDE
DURAÇÃO DA AULA: 45 MINUTOS
PLANO DE AULA
1.
TEMA
Partilha
da África
2.
EIXO PROBLEMATIZADOR
Como ocorreu o processo de colonização, em meio a jogos de interesses, dominação e resistência?
Como ocorreu o processo de colonização, em meio a jogos de interesses, dominação e resistência?
3. JUSTIFICATIVA
A partir do século XI, a Europa
ocidental passou por um longo processo de transformações, seja no aumento da
população, o surgimento do comércio, o avanço técnico, o crescimento das
cidades e os novos conceitos que, aos poucos, foram introduzidos no cotidiano
das pessoas. Foi o período de ascensão da burguesia, enriquecida desejava obter
um prestígio político e social junto à sociedade. Medir, calcular e pesar,
experimentar, projetar, tornaram-se atitudes comuns no advento da sociedade
renascentista.
4. OBJETIVO GERAL
Entender como se deu o processo de conquista do continente africano pelas potencias europeias na metade do século XIX e início do XX.
Entender como se deu o processo de conquista do continente africano pelas potencias europeias na metade do século XIX e início do XX.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Interpretar os fatos que antecederam a corrida pela conquista da África.
- Perceber os motivos que levaram ás potências europeias no século XIX, a entrarem na busca pela conquista do continente africano.
- Identificar quais potências europeias destacaram-se no cenário imperialista, passando a disputar o continente africano.
- Analisar o processo da Partilha da África, a partir da Conferência de Berlim.
- Entender as consequências da divisão do território africano, além de averiguar as sequelas nos setores econômicos, sociais, políticos e cultuais.
5. METODOLOGIA
Por meio do texto introdutório,
será feito uma breve contextualização sobre o tema, onde pretendemos iniciar a
apresentação com a explanação de alguns elementos que contribuíram para o
desenrolar da partilha da África, além de analisar, junto com os alunos,
aspectos de algumas nações europeia que fizeram parte desse processo, como é o
caso, por exemplo, da Inglaterra, que se destaca nesta corrida imperialista.
Após a aula expositiva, aplicaremos um jogo ( A Partilha da África), que tem
por objetivo auxiliar a aula expositiva na fixação do apresentado da turma e
facilitar ainda mais o aprendizado dos alunos. Isso servirá de “molde” para a
melhor assimilação do conteúdo.
6.
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
- Livro didático
- Texto introdutório
- Jogo partilha da África
7.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita pela
participação dos alunos durante a exposição do conteúdo e interação na dinâmica
com jogo.
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