domingo, 24 de maio de 2015

Plano de aula do texto introdutório "A partilha da África"




UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA

COORDENADORA DE ÁREA: AURICÉLIA LOPES PEREIRA

PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA

BOLSISTA: SABRINA KELLY DIAS LOPES

SÉRIE: 7º   ANO TURMA: "E"   TURNO: TARDE

DURAÇÃO DA AULA: 45 MINUTOS

PLANO DE AULA

 

1. TEMA
Partilha da África

2. EIXO PROBLEMATIZADOR
Como ocorreu o processo de colonização, em meio a jogos de interesses, dominação e resistência?

3. JUSTIFICATIVA
A partir do século XI, a Europa ocidental passou por um longo processo de transformações, seja no aumento da população, o surgimento do comércio, o avanço técnico, o crescimento das cidades e os novos conceitos que, aos poucos, foram introduzidos no cotidiano das pessoas. Foi o período de ascensão da burguesia, enriquecida desejava obter um prestígio político e social junto à sociedade. Medir, calcular e pesar, experimentar, projetar, tornaram-se atitudes comuns no advento da sociedade renascentista.  

4. OBJETIVO GERAL 
Entender como se deu o processo de conquista do continente africano pelas potencias europeias na metade do século XIX e início do XX.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  •   Interpretar os fatos que antecederam a corrida pela conquista da África.
  •   Perceber os motivos que levaram ás potências europeias no século XIX, a entrarem na busca pela conquista do continente africano.
  •  Identificar quais potências europeias destacaram-se no cenário imperialista, passando a disputar o continente africano.
  •  Analisar o processo da Partilha da África, a partir da Conferência de Berlim.
  •  Entender as consequências da divisão do território africano, além de averiguar as sequelas nos setores econômicos, sociais, políticos e cultuais.

5. METODOLOGIA
Por meio do texto introdutório, será feito uma breve contextualização sobre o tema, onde pretendemos iniciar a apresentação com a explanação de alguns elementos que contribuíram para o desenrolar da partilha da África, além de analisar, junto com os alunos, aspectos de algumas nações europeia que fizeram parte desse processo, como é o caso, por exemplo, da Inglaterra, que se destaca nesta corrida imperialista. Após a aula expositiva, aplicaremos um jogo ( A Partilha da África), que tem por objetivo auxiliar a aula expositiva na fixação do apresentado da turma e facilitar ainda mais o aprendizado dos alunos. Isso servirá de “molde” para a melhor assimilação do conteúdo.

6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
  • Livro didático 
  • Texto introdutório 
  •  Jogo partilha da África

7. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita pela participação dos alunos durante a exposição do conteúdo e interação na dinâmica com jogo.


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