domingo, 24 de maio de 2015

Projeto contadores de história, narradores de vida/ Vicent Van Gogh



Universidade Estadual da Paraíba


Central Integrada de Aulas- CIA

Departamento de História- DH

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES

E.E.E.F.M Professor Raul Córdula

Série: 9 ano    Turma: “e”   Turno: Tarde


Professora Supervisora: Ivanilda Matias Bezerra     Bolsista: Sabrina Kelly Dias Lopes



 Texto de apoio: 



 Vincent Van Gogh vida e obra





Vincent Van Gogh nasceu no dia 30 de março de 1853, em Zundert, uma aldeia ao sul da Holanda. Tinha dois irmãos e duas irmãs, Theo, seu irmão e melhor amigo, se torna seu confidente, através das cartas que foram trocadas entre eles, por meio delas, os pesquisadores conseguiram resgatar muitos aspectos da vida e do trabalho do pintor. Seu pai era um pastor holandês, que de certa forma influenciou Van Gogh a ser um pregador do evangelho. Além disso, ele tentou fazer diferentes coisas antes de se tornar um pintor. Aos 16 anos Van Gogh se tornou aprendiz na empresa especializada em arte gráfica, trabalhando como revendedor de arte, foi demitido por prestar um péssimo trabalho.

Depois de entrar em depressão por um amor não correspondido, se voltou para a religião. Com vinte anos, o interesse pelos assuntos religiosos acabou desviando sua atenção e resolveu estudar Teologia, na cidade de Amsterdã. Mesmo sem terminar o curso, passou a atuar como pastor na Bélgica, por apenas seis meses. Em 1876, aceita o trabalho de professor e assistente de pregador no colégio interno próximo a Londres.

Em 1880 Van Gogh se matriculou na Academia de Belas-Artes, na qual não obteve um resultado positivo, não conseguiu impressionar seus professores. Nesse mesmo ano, aos 27 anos, entrou em uma profunda depressão, pois este tinha fracassado como revendedor de arte, como professor, pastor e no amor. Então Van Gogh resolveu se tornar uma artista. “Apesar de tudo, eu me levantarei novamente” disse ele, e então foi nesse momento que seu irmão Theo concordou em patrociná-lo em uma nova carreira artística.

A sua carreira ganha destaque quando vai morar em Paris, em 1886, com seu irmão. Theo vendia as pinturas dos primeiros impressionistas, como Monet, assim Vincent teve contato com vários pintores, onde recebeu uma grande influência de mestres do impressionismo, como se pode perceber em várias de suas telas, com a técnica plein air (ao ar livre). Vincent chega a ser influenciado por um estilo chamado de pontilhismo, uma técnica onde pequenas manchas ou pontos de cor provocam uma mistura, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador.

O pintor também sofreu forte influencias, mesmo que passageira, do estilo da por parte da arte japonesa, considerada por muitos europeus como exótica, Van Gogh chegou a colecionar impressões japonesas, chegando a ter 400 impressões. Pode-se observar um traçado preto nos contornos nas suas pinturas, quadros que retratavam a natureza característica do Japão, e até pinturas suas quem mostram gravuras japonesas.

Em Arles, Van Gogh se sentiu atraído para pintar cenas noturnas, além de pincelar a noite, muitos campos, colinas árvores ciprestes, e sem contar o despertar da paixão pelos girassóis, seu tema favorito. Pintou os girassóis diversas vezes, estes representavam o sol, calor e amizade. Entre muitas de suas pinturas aparecem o um considerável número de autorretratos, e retratos de conhecidos. Vincent Van Gogh morreu no dia 29 de julho de 1890, e hoje em dia suas pinturas fazem parte de inúmeras propagandas e outros produtos. Suas pinturas podem ser vistas em mais de 25 museus e galerias em 10 diferentes países.




Nenhum comentário:

Postar um comentário