UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA
COORDENADORA DE ÁREA: AURICÉLIA LOPES PEREIRA
PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
BOLSISTA:LEONARDO LIRA DE SOUZA
SÉRIE: 9º ANO TURMA: “E” TURNO: TARDE
DURAÇÃO DA AULA: 45 MINUTOS
PLANO DE AULA
1.
TEMA
Belle Époque
2.
EIXO
PROBLEMATIZADOR
Como vivia e se divertia a comunidade europeia durante a Belle Époque?
Como vivia e se divertia a comunidade europeia durante a Belle Époque?
3. JUSTIFICATIVA
Entre
1880 e 1940, a Europa vivia num clima marcado pela relativa estabilidade
política e por grandes progressos materiais. Esse período ficou conhecido como
a Belle Époque. Dentre os avanços
culturais mais significantes dessa época, podemos citar a invenção do cinema
pelos irmãos Lumière. A partir desse acontecimento a população, não só da
França como da Europa, pôde desfrutar de uma das formas de divertimento mais
populares atualmente. Através da produção cinematográfica dos irmãos Lumière
poderemos saber um pouco sobre como vivia a sociedade francesa, e porque não, europeia
no final do século XIX e inicio do século XX.
4.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Analisar a produção cinematográfica;
- Identificar o estilo de vida da população francesa durante a Belle Époque;
- Observar a Belle Époque alemã e seus preparativos para a Primeira Guerra Mundial.
5.
METODOLOGIA
E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Texto introdutório e utilização do “Cine
Belle Époque” em sala de aula.
6.
RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
- Vídeo;
- Debate em sala de aula.
7.
AVALIAÇÃO
Participação
dos alunos no decorrer do “Cine Belle Époque”
Nenhum comentário:
Postar um comentário