domingo, 24 de maio de 2015

Plano de aula texto de apoio "Shaka Zulu – Guerreiro Africano"




UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA

COORDENADORA DE ÁREA: AURICÉLIA LOPES PEREIRA

PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA

BOLSISTA: FRANCINE ANDRESKA LIRA DOS SANTOS

SÉRIE: 9º ANO TURMA: "E" TURNO: TARDE

DURAÇÃO DA AULA: 45 MINUTOS

 

PLANO DE AULA


1. TEMA

Shaka Zulu.


2. EIXO PROBLEMATIZADOR

Conhecer a história de vida do líder africano Shaka Zulu, que com ideias visionárias transformou uma pequena tribo na África em um grandioso império no século XIX.

3. JUSTIFICATIVA

Visto por uns como um tirano e por outros como um herói, Shaka Zulu é uma das mais interessantes figuras históricas do século XIX. Superando todos os obstáculos, chegou a liderança de sua tribo natal, os Zulus, e construiu, à ferro e fogo é verdade, um dos mais imponentes impérios da História. Líder militar e estrategista deixou um legado que não pode ser subestimado e muito menos esquecido.  


4. OBJETIVO GERAL

Apresentar as conquistas militares e políticas realizadas por Shaka Zulu, pontuando como, com suas ideias visionárias, ergueu um império que transformou África no século XIX. 
 

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Expor a trajetória de Shaka Zulu.
  • Pontuar as inovações militares e estratégicas propostas por Shaka Zulu.
  • Apresentar o legado que Shaka Zulu trouxe à história africana.
  • Exibir a opressão presente no governo de Shaka Zulu.
  • Incentivar os alunos e alunas a problematizar a tirania de Shaka Zulu.

5. METODOLOGIA

Tomando como base no texto de apoio “Shaka Zulu – Guerreiro Africano”, será apresentada a trajetória do líder militar, destacando as estratégias visionárias, as inovações técnicas e as reformas militares que Shaka legou ao seu império. Por fim, será proposta uma atividade voltada para a produção de um pequeno poema de duas estrofes sobre Shaka Zulu . 


6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
  • Texto de apoio.

7. AVALIAÇÃO

·         Avaliação contínua.

·         Participação e envolvimento na produção do poema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário