UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA
COORDENADORA DE ÁREA: AURICÉLIA LOPES PEREIRA
PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
BOLSISTA: FRANCINE ANDRESKA LIRA DOS SANTOS
SÉRIE: 9º ANO TURMA: "E" TURNO: TARDE
DURAÇÃO DA AULA: 45 MINUTOS
PLANO DE AULA
1. TEMA
Shaka Zulu.
2. EIXO PROBLEMATIZADOR
Conhecer a história de vida do líder
africano Shaka Zulu, que com ideias visionárias transformou uma pequena tribo
na África em um grandioso império no século XIX.
3. JUSTIFICATIVA
Visto por uns como um tirano e por outros como um herói,
Shaka Zulu é uma das mais interessantes figuras históricas do século XIX.
Superando todos os obstáculos, chegou a liderança de sua tribo natal, os Zulus,
e construiu, à ferro e fogo é verdade, um dos mais imponentes impérios da
História. Líder militar e estrategista deixou um legado que não pode ser
subestimado e muito menos esquecido.
4. OBJETIVO GERAL
Apresentar as conquistas
militares e políticas realizadas por Shaka Zulu, pontuando como, com suas
ideias visionárias, ergueu um império que transformou África no século XIX.
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Expor a trajetória de Shaka Zulu.
- Pontuar as inovações militares e estratégicas propostas por Shaka Zulu.
- Apresentar o legado que Shaka Zulu trouxe à história africana.
- Exibir a opressão presente no governo de Shaka Zulu.
- Incentivar os alunos e alunas a problematizar a tirania de Shaka Zulu.
5. METODOLOGIA
Tomando como base no
texto de apoio “Shaka Zulu – Guerreiro Africano”, será apresentada a trajetória
do líder militar, destacando as estratégias visionárias, as inovações técnicas
e as reformas militares que Shaka legou ao seu império. Por fim, será proposta uma
atividade voltada para a produção de um pequeno poema de duas estrofes sobre
Shaka Zulu .
6. RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
- Texto de apoio.
7. AVALIAÇÃO
·
Avaliação contínua.
·
Participação e
envolvimento na produção do poema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário