UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA
COORDENADORA DE ÁREA: AURICÉLIA LOPES PEREIRA
PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
BOLSISTA: RAYSSA EUTÁLIA GURJÃO COUTINHO BORGES
SÉRIE: 9º ANO TURMA: "E" TURNO: TARDE
DURAÇÃO DA AULA: 45 MINUTOS
PLANO DE AULA
1.
TEMA
Imperialismo na África
2.
EIXO PROBLEMATIZADOR
Analisar
como deu-se o imperialismo na África e seus impactos para a sociedade atual
tanto africana quanto ocidental.
3. JUSTIFICATIVA
Desde
o século XV, a África já vinha sendo conquistada por Portugal e Espanha, devido
as grandes navegações, mas a partir do século XIX e início do XX outros países
começaram a entrar nessa corrida buscando a dominação e o enriquecimento,
através da exploração da África. Diante disso, para que não houvesse
divergências entre os países colonizadores, houve uma conferência que dividiu a
África para que esses países colonizassem e dominassem. Porém, pelo lado
africano essa dominação gerou consequências até a atualidade, como a miséria e
uma dívida externa com grandes proporções, além de tudo que foi causado na
época do imperialismo. Sendo assim é necessário analisar como esse processo
influenciou a África atual em todos os seus aspectos, como também as nações que
usufruíram desse continente.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Analisar como ocorreu o processo de imperialismo na África e seus impactos;
- Identificar as nações envolvidas e suas pretensões;
- Visualizar e compreender como esse processo influenciou a África atual, como também os desfechos e a influência do mesmo nos países colonizadores europeus.
5. METODOLOGIA E RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Texto introdutório e a
utilização do “Jogo de Tabuleiro: A Partilha da África” em sala de aula.
6.
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
- Jogo;
- Debate em sala.
7.
AVALIAÇÃO
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