domingo, 24 de maio de 2015

Plano de Aula do texto de apoio "Nascidas das Revoluções: invenções e descobertas que modificaram o mundo."


UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA 

E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA

COORDENADORA DE ÁREA: AURICÉLIA LOPES PEREIRA

PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA

BOLSISTA: RAYSSA EUTÁLIA GURJÃO COUTINHO BORGES

SÉRIE: 9º ANO         TURMA: "E"       TURNO: TARDE

DURAÇÃO DA AULA:  45 MINUTOS


PLANO DE AULA

 

1. TEMA
Revolução Industrial

2. EIXO PROBLEMATIZADOR
Analisar a importância das invenções e descobertas que modificaram o mundo na época da revolução industrial em suas duas fases.

3. JUSTIFICATIVA
A revolução industrial foi um período de intensas transformações, dividida em duas fases, a primeira ocorrida inicialmente na Inglaterra no século XVIII, introduziu o modelo de fábrica moderna na Europa e possibilitou algumas invenções, a segunda ocorrida na metade do século XIX, a partir do avanço do capitalismo, além de se estender para vários países, ficou marcada pelo avanço cientifico do período, suas descobertas e invenções que impulsionaram diversos setores, proporcionando consequências para o mundo. Desta forma, é preciso voltar o olhar para este momento de nossa história, a fim de que se compreenda a importância deste período e das invenções e descobertas que o mesmo proporcionou assim como seus inventores.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Analisar como ocorreu o processo da revolução industrial;
  • Identificar as principais invenções e seus respectivos inventores;
  • Visualizar e compreender as invenções das duas fases da revolução e sua importância para o mundo.
5. METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Texto introdutório e a utilização do “Jogo da Memória: Revolução Industrial” em sala de aula.

6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
  •  Jogo;
  • Debate em sala.
7. AVALIAÇÃO
  • Leitura e debate do texto e aplicação do “Jogo da Memória: Revolução Industrial"



Nenhum comentário:

Postar um comentário