UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA
E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA
COORDENADORA DE ÁREA: AURICÉLIA LOPES PEREIRA
PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
SÉRIE: 9º ANO TURMA: "E" TURNO: TARDE
DURAÇÃO DA AULA: 45 MINUTOS
PLANO DE AULA
1.
TEMA
Revolução Industrial
2.
EIXO PROBLEMATIZADOR
Analisar
a importância das invenções e descobertas que modificaram o mundo na época da
revolução industrial em suas duas fases.
3. JUSTIFICATIVA
A
revolução industrial foi um período de intensas transformações, dividida em
duas fases, a primeira ocorrida inicialmente na Inglaterra no século XVIII,
introduziu o modelo de fábrica moderna na Europa e possibilitou algumas invenções,
a segunda ocorrida na metade do século XIX, a partir do avanço do capitalismo,
além de se estender para vários países, ficou marcada pelo avanço cientifico do
período, suas descobertas e invenções que impulsionaram diversos setores,
proporcionando consequências para o mundo. Desta forma, é preciso voltar o
olhar para este momento de nossa história, a fim de que se compreenda a
importância deste período e das invenções e descobertas que o mesmo
proporcionou assim como seus inventores.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Analisar como ocorreu o processo da revolução industrial;
- Identificar as principais invenções e seus respectivos inventores;
- Visualizar e compreender as invenções das duas fases da revolução e sua importância para o mundo.
5. METODOLOGIA E RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Texto introdutório e a
utilização do “Jogo da Memória: Revolução Industrial” em sala de aula.
6.
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
- Jogo;
- Debate em sala.
7.
AVALIAÇÃO
- Leitura e debate do texto e aplicação do “Jogo da Memória: Revolução Industrial"
Nenhum comentário:
Postar um comentário