Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual de Ensino Médio e
Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata
Série: 3º ano do Ensino Médio Turma: A e B Ensino Integral
Professor Supervisor: Eriberto
Souto
Bolsistas:
Ítalo Pereira de Sousa
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Jéssica
Tissiane Emanuella Albuquerque
Gomes
Plano de aula
Conteúdos
Programáticos:
ü Primeira
Guerra Mundial;
ü Revolução
Russa;
ü Crise
do Liberalismo.
Problematização:
ü Quais
as características e desdobramentos da Primeira Guerra Mundial, da Revolução
Russa, bem como da crise do liberalismo?
Objetivo Geral:
ü Entender
as características e implicações de alguns eventos ocorridos na primeira metade
do século XX: Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa, crise do liberalismo.
Objetivos Específicos:
ü Estudar
as causas, particularidades e resultados para o mundo da Primeira Guerra
Mundial;
ü Analisar
os antecedentes, os desdobramentos e influência no mundo da Revolução Russa;
ü Entender
os fatores contribuintes para a crise do liberalismo, além das implicações para
os países e as respostas destes a referida crise.
Justificativa:
Tanto a Primeira Guerra Mundial,
como a Revolução Russa e a crise do liberalismo representam marcos na história
por terem gerado grandes e profundas mudanças no âmbito mundial. Nesse sentido,
a presente aula se justifica por possibilitar analisar por meio do Jogo
didático “Perfil Histórico”, como tais mudanças afetaram os meios social,
econômico, político e cultural da época, refletidas nos dias atuais.
Metodologia:
ü Revisar
de maneira descontraída, com o intuito de promover maior compreensão por parte
dos alunos, o conteúdo estudado através da aula expositiva dialogada. Para
tanto, foi utilizado o Jogo didático “Perfil Histórico”, a partir do qual os
jogadores (alunos) devem se esforçar para reconhecer pessoas (ou grupo de
pessoas), coisas (ou objetos), lugares, acontecimentos e pensamentos (ou
concepções) através de uma série de dicas, reveladas uma a uma sobre os
conteúdos estudados.
Recursos Didáticos:
ü Jogo
didático no qual os jogadores precisam descobrir o conteúdo das cartas, através
de pistas reveladas sobre determinadas temáticas – Primeira Guerra Mundial,
Revolução Russa e crise do liberalismo – para avançar com os peões no tabuleiro
até o espaço marcado “chegada”.
Referência
Bibliográfica
VAZ, Valéria. Ser Protagonista: História, 3º ano:
ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário