segunda-feira, 20 de julho de 2015

Plano de aula "Perfil Histórico"

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata
Série: 3º ano do Ensino Médio          Turma: A e B             Ensino Integral
Professor Supervisor: Eriberto Souto

Bolsistas:
Ítalo Pereira de Sousa
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Jéssica
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes

Plano de aula

Conteúdos Programáticos:
ü  Primeira Guerra Mundial;
ü  Revolução Russa;
ü  Crise do Liberalismo.

Problematização:
ü  Quais as características e desdobramentos da Primeira Guerra Mundial, da Revolução Russa, bem como da crise do liberalismo?

Objetivo Geral:
ü  Entender as características e implicações de alguns eventos ocorridos na primeira metade do século XX: Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa, crise do liberalismo.

Objetivos Específicos:
ü  Estudar as causas, particularidades e resultados para o mundo da Primeira Guerra Mundial;
ü  Analisar os antecedentes, os desdobramentos e influência no mundo da Revolução Russa;
ü  Entender os fatores contribuintes para a crise do liberalismo, além das implicações para os países e as respostas destes a referida crise.

Justificativa:
            Tanto a Primeira Guerra Mundial, como a Revolução Russa e a crise do liberalismo representam marcos na história por terem gerado grandes e profundas mudanças no âmbito mundial. Nesse sentido, a presente aula se justifica por possibilitar analisar por meio do Jogo didático “Perfil Histórico”, como tais mudanças afetaram os meios social, econômico, político e cultural da época, refletidas nos dias atuais.

Metodologia:
ü  Revisar de maneira descontraída, com o intuito de promover maior compreensão por parte dos alunos, o conteúdo estudado através da aula expositiva dialogada. Para tanto, foi utilizado o Jogo didático “Perfil Histórico”, a partir do qual os jogadores (alunos) devem se esforçar para reconhecer pessoas (ou grupo de pessoas), coisas (ou objetos), lugares, acontecimentos e pensamentos (ou concepções) através de uma série de dicas, reveladas uma a uma sobre os conteúdos estudados.

Recursos Didáticos:
ü  Jogo didático no qual os jogadores precisam descobrir o conteúdo das cartas, através de pistas reveladas sobre determinadas temáticas – Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa e crise do liberalismo – para avançar com os peões no tabuleiro até o espaço marcado “chegada”.

Referência Bibliográfica

VAZ, Valéria. Ser Protagonista: História, 3º ano: ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário