PIBID-HISTÓRIA-UEPB-2015
UNIVERSIDADE
ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA
PROFESSORA
SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
BOLSISTAS: LEONARDO
LIRA
SABRINA LOPES
RAYSSA EUTÁLIA
FRANCINE SANTOS
TURMA: 9º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS DE 40
MINUTOS
PLANO DE AULA
1.
TEMA
Primeira Guerra Mundial
2.
EIXO PROBLEMATIZADOR
Como
um conflito iniciado na Europa conseguiu se estender por todos os continentes,
enfatizando para isso os antecedentes da guerra, o seu desenvolvimento e as
consequências para o mundo, principalmente para o continente Europeu.
3. JUSTIFICATIVA
Sabemos
que entre 1871 e 1914 a Europa viveu um “período de paz” e progresso, seja em
termos culturais como tecnológicos. Entretanto, precisamos salientar que esse
“período de paz” foi marcado também por uma corrida armamentista silenciosa,
que visava assegurar as políticas imperialistas vigentes da época. Entendendo
isso podemos refletir sobre as causas e consequências da maior guerra até então
vista no planeta, que ficou conhecida como a “Grande Guerra”.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Expor as políticas de alianças (Tríplice
Entente e Tríplice Aliança)
· Verificar o contexto e a conjuntura
política europeia no início do século XX
· Identificar os avanços tecnológicos
produzidos durante o conflito
· Compreender as principais fases da guerra
(Guerra de Trincheiras e a Guerra de Movimento)
5. METODOLOGIA E RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Texto Introdutório e a aplicação do jogo de tabuleiro “Redescobrindo a Primeira Guerra Mundial”.
6.
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
· Texto de apoio;
· Jogo de tabuleiro.
7.
AVALIAÇÃO
· Leitura do texto e participação na
atividade “Redescobrindo a Primeira Guerra Mundial”.
8.
REFERÊNCIAS
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História
sociedade & cidadania. Edição reformulada, 9º ano. 2º Edição. São Paulo:
FTD, 2012. Pag. 30-41.
Nenhum comentário:
Postar um comentário