PIBID-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
UEPB-Universidade Estadual da Paraíba.
História 2015
Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação.
Turma: 6º Ano
Duração: Duas aulas/40 minutos
Professor Supervisor: Raimundo Candido Teixeira
Junior.
Alunos Bolsistas: Biagio Ítalo Ribeiro
Grisi Paiva.
Sívyla
Sauanny Araújo de Melo.
Monyke do Nascimento Crispiniano.
Jailson Cavalcante de Andrade.
PLANO DE AULA
1. Tema:
Mesopotâmia.
2. Objetivo geral:
Apresentar aos
educandos características importantes da civilização Mesopotâmica e sua
influência nos dias atuais, possibilitando assim que os mesmos consigam ter
como base a noção de como surgiu alguns processos de adaptação em sociedade
como, por exemplo, o processo de evolução das técnicas de cultivo (canais de
irrigação), e também a descoberta da escrita pelos povos sumérios. Destacando
que a Mesopotâmia foi o palco de grandes acontecimentos que se assemelham com
diversos outros países antigos tanto por sua religiosidade politeísta tão
quanto sua construção de edifícios para adoração de seus Deuses, não deixando
escapar seu certo apego ao rei como algo divino e ser digno de admiração.
3. Objetivos específicos:
·
Explicar a classificação do termo
Mesopotâmia para os educandos apresentando aos mesmos a origem da palavra (cuja
mesma significa terra entre dois rios) e seus principais legados para nossa
civilização como o código de Hamurabi que mantem uma forte características em
nossas leis atuais.
·
Possibilitar um conhecimento prévio
do salto evolutivo que suas técnicas de cultivo nos possibilitaram, gerando as
mesmas em torno do Rio Tigre e Eufrdes por principio que deram origem a toda
civilização.
·
Apresentar as
características religiosas e politicas da civilização mesopotâmica antiga aos
educandos destacando em si o enorme comercio de trocas entre países que já existia
na época.
4. Metodologia:
Os alunos serão orientados a estudarem sobre a temática através do livro
didático como sempre pois o mesmo possui uma enorme importância como recurso
didático e logo após toda a realização de tarefas pelo professor supervisor o
debate em sala de aula sobre o tema terá inicio levantando as questões mais
importantes sobre a existência da civilização como a religiosidade, os canais
de irrigação, a agricultura, o surgimento da escrita cuneiforme e toda a
evolução politica e geográfica que a região teve durante o passar dos anos até
seu auge e declínio, após toda essa bateria de testes nos bolsistas iniciaremos
com as atividades de fixação, texto introdutório, apresentação de slides,
utilização do quadro negro e o ponto mais forte, a utilização de diversos jogos
lúdicos como fonte alternativa.
5. Recursos didáticos pedagógicos:
Para atingir os objetivos utilizaremos o livro didático ‘História sociedade & cidadania. Edição reformulada’ de História e trabalharemos o capitulo VI, tendo também a utilização
do quadro negro, utilizando o texto introdutório que traz consigo uma visão
mais moderna sobre o tema, e a apresentação de slides e jogos didáticos
pedagógicos possibilitando assim todo um processo que virá por fim a acarretar
a curiosidade e o interesse pelo tema ministrado.
6. Avaliação:
Os alunos serão avaliados
de forma contínua, observando sua participação domínio e interação com base na
temática, observaremos também a participação em grupo e o desempenho dos alunos
durante a participação nos jogos lúdicos realizados.
7. Referências:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade &
cidadania. Edição reformulada, 6º ano. 2º Edição. São Paulo: FTD, 2012. Pag. 105-114.
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