quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Plano de aula com o tema: MESOPOTÂMIA

PIBID-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

UEPB-Universidade Estadual da Paraíba.
História 2015
Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação
Turma: 6º Ano
Duração: Duas aulas/40 minutos
Professor Supervisor: Raimundo Candido Teixeira Junior
Alunos Bolsistas: Biagio Ítalo Ribeiro Grisi Paiva
                                      Sívyla Sauanny Araújo de Melo
                                      Monyke do Nascimento Crispiniano
                                      Jailson Cavalcante de Andrade
                                      

PLANO DE AULA

1. Tema:
Mesopotâmia.

2Objetivo geral:
Apresentar aos educandos características importantes da civilização Mesopotâmica e sua influência nos dias atuais, possibilitando assim que os mesmos consigam ter como base a noção de como surgiu alguns processos de adaptação em sociedade como, por exemplo, o processo de evolução das técnicas de cultivo (canais de irrigação), e também a descoberta da escrita pelos povos sumérios. Destacando que a Mesopotâmia foi o palco de grandes acontecimentos que se assemelham com diversos outros países antigos tanto por sua religiosidade politeísta tão quanto sua construção de edifícios para adoração de seus Deuses, não deixando escapar seu certo apego ao rei como algo divino e ser digno de admiração.

3. Objetivos específicos:

·         Explicar a classificação do termo Mesopotâmia para os educandos apresentando aos mesmos a origem da palavra (cuja mesma significa terra entre dois rios) e seus principais legados para nossa civilização como o código de Hamurabi que mantem uma forte características em nossas leis atuais.

·         Possibilitar um conhecimento prévio do salto evolutivo que suas técnicas de cultivo nos possibilitaram, gerando as mesmas em torno do Rio Tigre e Eufrdes por principio que deram origem a toda civilização.

·          Apresentar as características religiosas e politicas da civilização mesopotâmica antiga aos educandos destacando em si o enorme comercio de trocas entre países que já existia na época.       
 4. Metodologia:
            Os alunos serão orientados a estudarem sobre a temática através do livro didático como sempre pois o mesmo possui uma enorme importância como recurso didático e logo após toda a realização de tarefas pelo professor supervisor o debate em sala de aula sobre o tema terá inicio levantando as questões mais importantes sobre a existência da civilização como a religiosidade, os canais de irrigação, a agricultura, o surgimento da escrita cuneiforme e toda a evolução politica e geográfica que a região teve durante o passar dos anos até seu auge e declínio, após toda essa bateria de testes nos bolsistas iniciaremos com as atividades de fixação, texto introdutório, apresentação de slides, utilização do quadro negro e o ponto mais forte, a utilização de diversos jogos lúdicos como fonte alternativa.

5. Recursos didáticos pedagógicos:

Para atingir os objetivos utilizaremos o livro didático ‘História sociedade & cidadania. Edição reformulada’ de História e trabalharemos o capitulo VI, tendo também a utilização do quadro negro, utilizando o texto introdutório que traz consigo uma visão mais moderna sobre o tema, e a apresentação de slides e jogos didáticos pedagógicos possibilitando assim todo um processo que virá por fim a acarretar a curiosidade e o interesse pelo tema ministrado.
 6. Avaliação:
Os alunos serão avaliados de forma contínua, observando sua participação domínio e interação com base na temática, observaremos também a participação em grupo e o desempenho dos alunos durante a participação nos jogos lúdicos realizados.
 7. Referências:

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. Edição reformulada, 6º ano. 2º Edição. São Paulo: FTD, 2012. Pag. 105-114.

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