quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Texto Introdutório - Valiant Hearts

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
E.E.E.F. M Professor Raul Córdula
Série: 9º ano do Ensino Fundamental II  Turma: E         Turno: Tarde
Professor Supervisor (a): Ivanilda Matias
Bolsistas:
Francine Santos
Leonardo Lira
Rayssa Eutália
Sabrina Lopes


Texto Introdutório - Jogo Digital Valiant Hearts

 A história de Valiant Hearts se passa entre 1914 e 1917 e acompanha nada menos que 4 personagens distintos: Emile, Karl, Freddie e Anna. Alguns já se conhecem, outros não, mas de um jeito ou de outro, seus destinos irão se cruzar por conta da Guerra.
Karl é recrutado para o exército alemão, enquanto seu sogro, Emile, é mandado para as linhas francesas. Freddie é um norte-americano durão que trava uma guerra pessoal contra o temível Barão Von Dorf, um dos mais gabaritados comandantes alemães. Por fim, temos Anna, filha de um cientista que foi sequestrado por Von Dorf que se voluntaria para ser enfermeira na Guerra, na esperança de descobrir o paradeiro de seu pai.
Ah e não podemos esquecer também do nosso companheiro canino: já no início do game, Emile é salvo por um simpático War Dog, apelido dado aos cães que, no front, eram usados para buscar pessoas em escombros e cumprir outras atividades, e acaba fazendo amizade com o bichinho, que irá se tornar um importante aliado no game.
Com exceção de Freddie, porém, ninguém está ali por escolha. Karl é tirado à força de seu lar, deixando para trás sua esposa Marie e seu filho recém-nascido. Para piorar, não tarda para o pai da moça, Emile, também ser recrutado, o que deixa Marie sozinha e desamparada com seu filho.
Este, aliás, é sem dúvida um dos maiores trunfos da trama de Valiant Hearts: aproximar a Guerra da vida dos cidadãos comuns. Valiant Hearts nos lembra o tempo todo do drama dos camponeses e das pessoas comuns que foram arrancados de seus lares contra sua vontade para virarem soldados e morrerem por seu país.
Se você se acha durão, prepare para testar a força de suas emoções com este jogo: o clima de desesperança e melancolia é constante, e você vai se pegar torcendo e sofrendo junto com os personagens.

Referências bibliográficas:

Arkade. Disponível em: http://www.arkade.com.br/analise-arkade-valiant-hearts-pc-ps3-ps4-x360-xone/ Acesso em: 28 de maio de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário