quinta-feira, 6 de agosto de 2015

PLANO DE AULA: DO PÉ QUE EU NASCI: AS RAÍZES DE UMA VIDA

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata
Série: 3º ano do Ensino Médio          Turma: A e B             Ensino Integral
Professor Supervisor: Eriberto Souto

Bolsistas:
Ítalo Pereira de Sousa
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Jéssica
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes

Plano de aula

Conteúdos Programáticos:
ü  História de vida e produção textual.

Problematização:
ü  Diante de tantas modificações e intepretações a cerca do termo “Educação”, o que seria educar na sociedade brasileira nos tempos atuais? Augusto Jorge Cury, médico, psiquiatra, psicoterapeuta e psicanalista resume bem, em seu livro País Brilhantes, Professores Fascinantes, o que significa educar no mundo de hoje, ele afirma: “Educar é penetrar no mundo do outro”. Durante muito tempo os docentes viveram, e ainda vivem, com as suas preocupações voltadas para o quanto o seu aluno vai aprender e para com a quantidade de assuntos, conceitos, termos, acontecimentos que serão explanados durante o período letivo. Vivemos na sociedade do “quanto mais, melhor” e do “pouco é pobre”. Muitas vezes, esquecemo-nos de parar, respirar e enxergar o aluno e a nos mesmos como o que realmente somos: seres humanos.
Objetivo Geral:
ü  Perceber a capacidade de escrita dos alunos.

Objetivos Específicos:
ü  Entender minimamente o que move os alunos, seus medos, suas certezas, os motivos de sua felicidade, etc.;
ü  Analisar a coerência e coesão da escrita dos alunos;
ü  Desenvolver nos alunos a capacidade de olharem para as suas próprias histórias e a identificarem como dignas de historicidade.

Justificativa:
ü  Esquecermo-nos de viver com leveza, poesia e vamos, pouco a pouco, nos metamorfoseando em grupos de estranhos. E empilhando caixas de conteúdos uma após a outra até vira uma grande bagunça difícil de arrumar. Assim, a fim de penetra no mundo do outro e entender minimamente os mecanismos que movem e comovem nossos alunos, propomos: "Do pé que nasci: As raízes de uma vida". Onde os alunos poderão ter a oportunidade de contar um pouco dos acontecimentos que fazem parte de suas vidas.


Metodologia:
ü  Desenvolver a capacidade de argumentação e escrita através da produção de redações que retratam um fato marcante da vida.

Recursos Didáticos:
ü  Produção textual livre feita em sala de aula.

Referência Bibliográfica

VAZ, Valéria. Ser Protagonista: História, 3º ano: ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário