Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual de Ensino Médio e
Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata
Série: 3º ano do Ensino Médio Turma: A e B Ensino Integral
Professor Supervisor: Eriberto
Souto
Bolsistas:
Ítalo Pereira de Sousa
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Jéssica
Tissiane Emanuella Albuquerque
Gomes
Plano de aula
Conteúdos
Programáticos:
ü História
de vida e produção textual.
Problematização:
ü Diante de tantas modificações e intepretações a
cerca do termo “Educação”, o que seria educar na sociedade brasileira nos
tempos atuais? Augusto Jorge Cury, médico, psiquiatra, psicoterapeuta e
psicanalista resume bem, em seu livro
País Brilhantes, Professores Fascinantes, o que significa educar no mundo
de hoje, ele afirma: “Educar é penetrar no mundo do outro”. Durante muito tempo
os docentes viveram, e ainda vivem, com as suas preocupações voltadas para o
quanto o seu aluno vai aprender e para com a quantidade de assuntos, conceitos,
termos, acontecimentos que serão explanados durante o período letivo. Vivemos
na sociedade do “quanto mais, melhor” e do “pouco é pobre”. Muitas vezes,
esquecemo-nos de parar, respirar e enxergar o aluno e a nos mesmos como o que
realmente somos: seres humanos.
Objetivo Geral:
ü Perceber
a capacidade de escrita dos alunos.
Objetivos Específicos:
ü Entender
minimamente o que move os alunos, seus medos, suas certezas, os motivos de sua
felicidade, etc.;
ü Analisar
a coerência e coesão da escrita dos alunos;
ü Desenvolver
nos alunos a capacidade de olharem para as suas próprias histórias e a
identificarem como dignas de historicidade.
Justificativa:
ü Esquecermo-nos de viver com leveza, poesia e vamos,
pouco a pouco, nos metamorfoseando em grupos de estranhos. E empilhando caixas
de conteúdos uma após a outra até vira uma grande bagunça difícil de arrumar.
Assim, a fim de penetra no mundo do outro e entender minimamente os mecanismos
que movem e comovem nossos alunos, propomos: "Do pé que nasci: As raízes de uma
vida". Onde os alunos poderão ter a oportunidade de contar um
pouco dos acontecimentos que fazem parte de suas vidas.
Metodologia:
ü Desenvolver
a capacidade de argumentação e escrita através da produção de redações que
retratam um fato marcante da vida.
Recursos Didáticos:
ü Produção
textual livre feita em sala de aula.
Referência
Bibliográfica
VAZ, Valéria. Ser Protagonista: História, 3º ano:
ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2013.
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