Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
E.E.E.F. M Professor Raul Córdula
Série: 9º ano do Ensino Fundamental II Turno: Tarde
Professor Supervisor (a): Ivanilda Matias
Bolsistas:
Francine Santos
Leonardo Lira
Rayssa Eutália
Sabrina Lopes
PLANO DE AULA
1. TEMA
Segunda Guerra Mundial
2. EIXO PROBLEMATIZADOR
Como se deu
a divisão dos países beligerantes na Segunda Guerra Mundial
e qual foi a contribuição do matemático
britânico Alan Turing para fim do conflito.
3. JUSTIFICATIVA
Após a
apresentação do texto introdutório, será feito uma breve contextualização sobre
o tema, onde pretendemos iniciar a apresentação com a explanação sobre os
países que participaram da Segunda Guerra Mundial e o lado que decidiram lutar
durante o conflito; no grupo dos Aliados ou dos Países do eixo. Além de
analisar, junto com os alunos, uma nova abordagem sobre a II Guerra, trazendo
para eles a história do matemático britânico Alan Turing, e a sua
contribuição para que este conflito chegasse ao fim. Ao término da aula expositiva,
aplicaremos o jogo de tabuleiro (A imitação), com o objetivo de auxiliar de
forma dinâmica e clara a aula expositiva, assim, facilitando o fixar do assunto
exposto em sala de aula. Também proporcionará á turma testar e ampliar seus
conhecimentos tanto acerca do assunto visto na disciplina de história e como na
de geografia, mostrando a eles um possível diálogo interdisciplinar.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•
Identificar
os países que fizeram parte da II Guerra.
•
Perceber
os motivos que levaram tais países unir-se ao grupo dos Aliados.
•
Analisar
a escolha de alguns países em lutar a favor do grupo Eixo.
•
Avaliar
a
necessidade de usar a criptografia na Segunda Guerra Mundial.
•
Entender
a contribuição do matemático
britânico Alan Turing para o fim da guerra.
5. METODOLOGIA E RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Texto
introdutório aborda os países que fizeram parte do
grupo dos Aliados e do Eixo durante e depois da II Guerra Mundial e a
influência decisiva do matemático britânico Alan Turing para o fim do conflito, sendo essa última temática sendo
abordada recentemente por revistas, artigos, filmes e outros meios de
comunicação, geralmente não é um assunto abordado no livro didático de
história, então servirá de acréscimo ao conteúdo visto anteriormente em aula. Além
disso, utilizaremos à dinâmica do jogo de tabuleiro Caça Palavras Geográfico, que por meio de
caças-palavras sobre os países Aliados e do Eixo e o mapa-múndi, o jogo
trabalhará o raciocínio rápido dos alunos e seus conhecimentos em geografia,
especificamente sobre localização geográfica.
6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·
Câmera
·
Texto
introdutório
·
Jogo
de tabuleiro Caça Palavras Geográfico
·
Caças-palavras
·
Mapa-múndi
7. AVALIAÇÃO
·
Leitura
e debate do texto introdutório
·
Aplicação do jogo de tabuleiro Caça Palavras Geográfico.
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