quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Plano de Aula - Segunda Guerra Mundial "Operação Pibid"

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA

PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
BOLSISTAS: LEONARDO LIRA
                                                                  SABRINA LOPES
                                                                  RAYSSA EUTÁLIA
                                                                  FRANCINE SANTOS

TURMA: 9º ANO E/F

DURAÇÃO: AULAS DE 40 MINUTOS

PLANO DE AULA
1. TEMA

Segunda Guerra Mundial

2. EIXO PROBLEMATIZADOR

Quais foram as batalhas mais importantes da Segunda Guerra Mundial?

3. JUSTIFICATIVA

Sabemos que até 1942 os alemães assumiram a dianteira no processo de conquista e de ímpeto nas batalhas da Segunda Guerra Mundial. Porém, a partir desta data, as forças aliadas compostas principalmente pela União Soviética, Reino Unido e Estados Unidos conseguiram repelir as forças nazifascistas em uma série de batalhas sangrentas e aterrorizantes que viria a decidir o destino da Europa e do mundo. Por isso, é preciso que os alunos tenham conhecimento de quais foram as batalhas que selaram a derrocada de Hitler e Mussolini no contexto da Segunda Guerra Mundial.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Entender as especificidades dos exércitos Aliados e as do Eixo.
·         Refletir sobre as atrocidades ocorridas na Segunda Guerra Mundial
·         Compreender quais foram as principais batalhas travadas entre o Eixo e os Aliados.

5. METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

A atividade ocorrerá no laboratório de informática, utilizando o jogo digital Call of Duty II. A partir dele, os alunos – tendo sempre a orientação dos pibidianos – farão algumas missões previamente selecionadas, onde retratarão as principais batalhas da Segunda Guerra Mundial, como a Batalha de Stalingrado, Batalha de El- Alamein, Invasão da Normandia e a Batalha de Berlim.

6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

·         Computadores
·         Jogo Digital
·         Texto Introdutório
·         Câmera

7. AVALIAÇÃO

·         Participação e cooperação na atividade.

8. REFERÊNCIAS

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. Edição reformulada, 9º ano. 2º Edição. São Paulo: FTD, 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário