UNIVERSIDADE
ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA
PROFESSORA
SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
BOLSISTAS: LEONARDO
LIRA
SABRINA LOPES
RAYSSA EUTÁLIA
FRANCINE SANTOS
TURMA: 9º ANO E/F
DURAÇÃO: AULAS DE 40
MINUTOS
PLANO DE AULA
1.
TEMA
Segunda Guerra Mundial
2.
EIXO PROBLEMATIZADOR
Quais
foram as batalhas mais importantes da Segunda Guerra Mundial?
3. JUSTIFICATIVA
Sabemos
que até 1942 os alemães assumiram a dianteira no processo de conquista e de
ímpeto nas batalhas da Segunda Guerra Mundial. Porém, a partir desta data, as
forças aliadas compostas principalmente pela União Soviética, Reino Unido e
Estados Unidos conseguiram repelir as forças nazifascistas em uma série de
batalhas sangrentas e aterrorizantes que viria a decidir o destino da Europa e
do mundo. Por isso, é preciso que os alunos tenham conhecimento de quais foram
as batalhas que selaram a derrocada de Hitler e Mussolini no contexto da
Segunda Guerra Mundial.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Entender as especificidades dos exércitos Aliados
e as do Eixo.
·
Refletir sobre as atrocidades ocorridas na
Segunda Guerra Mundial
·
Compreender quais foram as principais
batalhas travadas entre o Eixo e os Aliados.
5. METODOLOGIA E RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
A atividade ocorrerá no
laboratório de informática, utilizando o jogo digital Call of Duty II. A partir dele, os alunos – tendo sempre a
orientação dos pibidianos – farão algumas missões previamente selecionadas,
onde retratarão as principais batalhas da Segunda Guerra Mundial, como a
Batalha de Stalingrado, Batalha de El- Alamein, Invasão da Normandia e a
Batalha de Berlim.
6.
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·
Computadores
·
Jogo Digital
·
Texto Introdutório
·
Câmera
7.
AVALIAÇÃO
·
Participação e cooperação na atividade.
8.
REFERÊNCIAS
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade
& cidadania. Edição reformulada, 9º ano. 2º Edição. São Paulo: FTD, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário