domingo, 2 de agosto de 2015

Plano de Aula - Curiosidades sobre a Segunda Guerra Mundial

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
E.E.E.F. M Professor Raul Córdula
Série: 9º ano do Ensino Fundamental II           Turno: Tarde
Professor Supervisor (a): Ivanilda Matias
Bolsistas:
Francine Santos
Leonardo Lira
Rayssa Eutália
Sabrina Lopes


PLANO DE AULA

1. TEMA

Segunda Guerra Mundial

2. EIXO PROBLEMATIZADOR

Analisar quatorze curiosos fatos que envolveram o contexto da Segunda Guerra Mundial, conflito que vai de 1939 a 1945.

3. JUSTIFICATIVA

Após a apresentação do texto introdutório, será feito uma breve contextualização sobre o tema, onde pretendemos iniciar a apresentação com a explanação de algumas curiosidades que envolvem a Segunda Guerra Mundial, permitindo assim, junto com os alunos, apresentar-lhes conhecimentos que serão somados ao que já sabiam sobre o conflito. Após a aula expositiva, aplicaremos um jogo de tabuleiro (Você sabia?), com o objetivo de auxiliar de forma dinâmica e clara a aula expositiva, assim, facilitando o fixar do assunto exposto em sala de aula. Esta atividade prática servirá de acréscimo ao assunto da II Guerra, enriquecendo os alunos em mais conhecimentos sobre o conteúdo.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

         Analisar quatorze curiosidades que envolveram a Segunda Guerra Mundial.
         Identificar detalhes sobre a II Guerra, que os livros didáticos de história não abordam.
         Mostrar diferentes armas de ataque na desenvolvidas durante a guerra.
         Entender a participação da mulher na Segunda Guerra Mundial.
         Perceber o outro lado de Adolf Hitler, que geralmente não é divulgado.
         Trabalhar o uso da mídia influenciando de forma direta e indireta o conflito.

5. METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

Texto introdutório abordando quatorze acontecimentos que ocorreram antes, durante e depois da II Guerra Mundial e que geralmente não são abordados nos livros didáticos de história, sendo assim, será um acréscimo ao conteúdo visto anteriormente em aula. Além disso, utilizaremos a dinâmica do jogo de tabuleiro A imitação, onde perguntas e mímicas serão utilizadas pelos alunos para avançarem no jogo.

6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

         Câmera
         Texto introdutório
         O jogo de tabuleiro A imitação.

7. AVALIAÇÃO

         Debate sobre a leitura do texto introdutório

         Aplicação o jogo de tabuleiro A imitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário