Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
E.E.E.F. M Professor Raul Córdula
Série: 9º ano do Ensino Fundamental II Turno: Tarde
Professor Supervisor (a): Ivanilda Matias
Bolsistas:
Francine Santos
Leonardo Lira
Rayssa Eutália
Sabrina Lopes
PLANO DE AULA
1. TEMA
Segunda Guerra Mundial
2. EIXO PROBLEMATIZADOR
Analisar quatorze curiosos fatos que envolveram o contexto da Segunda
Guerra Mundial, conflito que vai de 1939 a 1945.
3. JUSTIFICATIVA
Após
a apresentação do texto introdutório, será feito uma breve contextualização
sobre o tema, onde pretendemos iniciar a apresentação com a explanação de
algumas curiosidades que envolvem a Segunda Guerra Mundial, permitindo assim,
junto com os alunos, apresentar-lhes conhecimentos
que serão somados ao que já sabiam sobre o conflito. Após a aula expositiva,
aplicaremos um jogo de tabuleiro (Você sabia?),
com o objetivo de auxiliar de forma dinâmica e clara a aula expositiva, assim,
facilitando o fixar do assunto exposto em sala de aula. Esta atividade prática
servirá de acréscimo ao assunto da II Guerra, enriquecendo os alunos em mais
conhecimentos sobre o conteúdo.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•
Analisar
quatorze curiosidades que envolveram a Segunda Guerra Mundial.
•
Identificar
detalhes sobre a II Guerra, que os livros didáticos de história não abordam.
•
Mostrar
diferentes armas de ataque na desenvolvidas durante a guerra.
•
Entender
a participação da
mulher na Segunda Guerra Mundial.
•
Perceber o outro lado de Adolf Hitler, que geralmente não é divulgado.
•
Trabalhar
o uso da mídia influenciando de forma direta e indireta o conflito.
5. METODOLOGIA E RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Texto
introdutório abordando quatorze acontecimentos que
ocorreram antes, durante e depois da II Guerra Mundial e que geralmente não são
abordados nos livros didáticos de história, sendo assim, será um acréscimo ao
conteúdo visto anteriormente em aula. Além disso, utilizaremos a
dinâmica do jogo de tabuleiro A imitação, onde perguntas
e mímicas serão utilizadas pelos alunos para avançarem no jogo.
6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
•
Câmera
•
Texto
introdutório
•
O
jogo de tabuleiro A imitação.
7. AVALIAÇÃO
•
Debate
sobre a leitura do texto introdutório
•
Aplicação o jogo de tabuleiro
A imitação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário