domingo, 2 de agosto de 2015

Plano de Aula - O uso de armas químicas durante a Primeira Guerra Mundial

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
E.E.E.F. M Professor Raul Córdula
Série: 9º ano do Ensino Fundamental II    Turno: Tarde
Professor Supervisor (a): Ivanilda
Bolsistas:
Francine Santos
Leonardo Lira
Rayssa Eutália
Sabrina Lopes


PLANO DE AULA

1. TEMA
O uso de armas químicas durante a Primeira Guerra Mundial.
2. EIXO PROBLEMATIZADOR
Refletir sobre os tipos de armas químicas usadas durante a I Guerra Mundial e as consequências que elas traziam após um ataque.
3. JUSTIFICATIVA
Após a apresentação do texto introdutório, será feito uma breve contextualização sobre o tema, onde pretendemos iniciar a apresentação com a explanação de algumas das armas químicas usadas em campo de batalha durante a Primeira Guerra Mundial, além de analisar, junto com os alunos, os elementos químicos usados na composição das armas químicas e as consequências de um ataque sobre o inimigo com este tipo de armamento, á exemplo do gás mostarda, que causava irritações na pele e nos olhos, entre outros efeitos. Também entenderemos o papel do Prof. Fritz Haber, que foi considerado o pai da guerra química. Após a aula expositiva, aplicaremos um jogo de carta (A Partilha da Ásia), com o objetivo de auxiliar de forma dinâmica e clara a aula expositiva, assim, facilitando o fixar do assunto exposto em sala de aula. Esta atividade prática servirá de “molde” para a melhor assimilação do conteúdo e construção de um dialogo interdisciplinar entre as disciplinas de História e Química.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
         Analisar o uso de armas químicas durante a Primeira Guerra Mundial.
         Identificar os componentes químicos usado na fabricação das armas químicas.
         Entender porque o Prof. Fritz Haber foi considerado o pai da guerra química.
         Perceber a importância da criação das máscaras contra gases.
         Refletir sobre os efeitos que as armas químicas causavam nos soldados atingidos.
5. METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Texto introdutório sobre o uso de armas químicas na Primeira Guerra Mundial, além da utilização da dinâmica do Jogo de cartas Chemical Weapons em sala de aula.
6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
         Câmera
         Texto introdutório
         O jogo de cartas Chemical Weapons
7. AVALIAÇÃO

         Debate sobre a leitura do texto introdutório e aplicação do Jogo de cartas Chemical Weapons acerca da temática. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário