Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
E.E.E.F. M Professor Raul Córdula
Série: 9º ano do Ensino Fundamental
II Turno: Tarde
Professor Supervisor (a): Ivanilda
Bolsistas:
Francine Santos
Leonardo Lira
Rayssa Eutália
Sabrina Lopes
PLANO DE AULA
1. TEMA
O uso de armas químicas durante a Primeira Guerra Mundial.
2. EIXO
PROBLEMATIZADOR
Refletir sobre
os tipos de armas químicas usadas durante a I Guerra Mundial e as consequências
que elas traziam após um ataque.
3.
JUSTIFICATIVA
Após
a apresentação do texto introdutório, será feito uma breve contextualização
sobre o tema, onde pretendemos iniciar a apresentação com a explanação de
algumas das armas químicas usadas em campo de batalha durante a Primeira Guerra
Mundial, além de analisar, junto com os alunos, os
elementos químicos usados na composição das armas químicas e as consequências
de um ataque sobre o inimigo com este tipo de armamento, á exemplo do
gás mostarda, que causava irritações na pele e nos olhos, entre outros efeitos.
Também entenderemos o papel do Prof. Fritz Haber, que foi considerado o pai
da guerra química. Após a aula expositiva, aplicaremos um jogo de carta (A
Partilha da Ásia), com o objetivo de auxiliar de forma dinâmica e clara a aula
expositiva, assim, facilitando o fixar do assunto exposto em sala de aula. Esta
atividade prática servirá de “molde” para a melhor assimilação do conteúdo e
construção de um dialogo interdisciplinar entre as disciplinas de História e Química.
4. OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
•
Analisar o uso de armas químicas durante a Primeira Guerra Mundial.
•
Identificar os componentes químicos usado na fabricação das
armas químicas.
•
Entender porque o Prof. Fritz Haber foi considerado o pai da guerra química.
•
Perceber a importância da criação das máscaras contra gases.
•
Refletir sobre os efeitos que as armas
químicas causavam nos soldados atingidos.
5.
METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Texto introdutório sobre o uso de armas químicas na Primeira
Guerra Mundial, além da utilização
da dinâmica do Jogo de cartas Chemical Weapons em sala de aula.
6. RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
•
Câmera
•
Texto introdutório
•
O
jogo de cartas Chemical Weapons
7. AVALIAÇÃO
•
Debate
sobre a leitura do texto introdutório e aplicação do
Jogo de cartas Chemical Weapons acerca da temática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário