domingo, 2 de agosto de 2015

Plano de Aula - Otto Dix

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
E.E.E.F. M Professor Raul Córdula
Série: 9º ano do Ensino Fundamental II           Turno: Tarde
Professor Supervisor (a): Ivanilda Matias
Bolsistas:
Francine Santos
Leonardo Lira
Rayssa Eutália
Sabrina Lopes


1. TEMA

Otto Dix

2. EIXO PROBLEMATIZADOR

Refletir sobre a história de vida, as técnicas e as obras do talentoso pintor alemão Otto Dix, que se destacou como um expressionista que retratou a guerra com um realismo brutal.

3. JUSTIFICATIVA

Inicialmente, após a apresentação do texto introdutório, será feito uma breve contextualização sobre o tema, onde pretendemos iniciar a apresentação com a explanação de alguns elementos que contribuíram para que Otto Dix se tornasse um pintor alemão de destaque, se destacando entre os pintores que melhor representava o novo tipo de expressionismo alemão, uma aproximação entre o realismo cruel e o cinismo. Perceberemos também, as influencias de técnicas utilizas pelo pintor em suas gravuras e pinturas, tentando captar atentamente a mensagem que Otto Dix tentava passa ao pintar uma tela, com o auxílio de um slide com algumas das pinturas de Dix. Após a aula expositiva, pediremos á dois alunos que desenvolvam desenhos buscando inspiração em algumas das telas do pintor, com o objetivo de auxiliar de forma dinâmica e clara a aula expositiva, assim, facilitando o fixar do assunto exposto em sala de aula. A prática desta atividade auxiliará em uma melhor assimilação do conteúdo.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Analisar a vida de Otto Dix antes e depois de ser pintor.
·         Perceber os motivos que levaram o pintor a esboçar vários desenhos e pinturas sobre a Primeira Guerra Mundial.
·         Identificar as técnicas utilizadas por Otto Dix em suas telas e gravuras.
·         Analisar a proposta de algumas das pinturas do pintor alemão Otto Dix.
·         Perceber os motivos que levaram o pintor a ser inserido na classe de pintores que produziam uma arte subversiva.
·          Entender qual a importância da arte do pintor nos dias atuais.

5. METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

Texto introdutório sobre sua vida, suas técnicas e suas pinturas, além da utilização de slides para apresentar algumas de suas telas. Posteriormente serão selecionados dois alunos onde estes, utilizando carvão, (técnica usado por Dix), folhas de oficio brancas e pretas e giz de cera branco, desenvolverão desenhos buscando inspiração em algumas das telas do pintor.

6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

         Câmera
         Texto introdutório
         Slide
         Carvão, tinta branca, duas folhas de oficio brancas e duas pretas.

7. AVALIAÇÃO


Leitura do texto introdutório e participação no desenvolvimento de desenhos por base de algumas das obras do pintor Otto Dix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário