Universidade Estadual da
Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
E.E.E.F. M Professor Raul
Córdula
Série: 9º ano do Ensino
Fundamental II Turma: E Turno: Tarde
Professor Supervisor (a):
Ivanilda Matias
Bolsistas:
Francine Santos
Leonardo Lira
Rayssa Eutália
Sabrina Lopes
PLANO DE AULA
1. TEMA
Primeira Guerra Mundial
2. EIXO PROBLEMATIZADOR
Quais os principais fatos ocorridos na Primeira Guerra Mundial?
3. JUSTIFICATIVA
. Com base no jogo para computador Valiant Hearts será possível identificar as principais causas, as principais batalhas e como se deu o desfecho da guerra. Para isso, os alunos deverão jogar o jogo no laboratório de informática
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Expor as políticas de alianças (Tríplice Entente e Tríplice Aliança)
• Verificar o contexto e a conjuntura política europeia no início do século XX
• Identificar os avanços tecnológicos produzidos durante o conflito
• Compreender as principais fases da guerra (Guerra de Trincheiras e a Guerra de Movimento)
5. METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Texto Introdutório, participação no jogo “Valiant Hearts” e a confecção de cartas de relato de experiência vividas dentro do jogo pelos alunos.
6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
• Texto de apoio;
• Notebooks
• Cartas
• Jogo Digital
7. AVALIAÇÃO
• Leitura do texto de apoio sobre a Primeira Guerra, participação no jogo e a confecção das cartas de relato de experiência”.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário