Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual de Ensino Médio e
Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata
Série: 3º ano do Ensino Médio Turma: A e B Ensino Integral
Professor Supervisor: Eriberto
Souto
Bolsistas:
Ítalo Pereira de Sousa
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Jéssica
Tissiane Emanuella Albuquerque
Gomes
Plano de aula
Conteúdos
Programáticos:
ü Fascismo;
ü Nazismo;
ü Segunda
Guerra Mundial.
Problematização:
ü Em
que consiste e quais as características e implicações do Fascismo, Nazismo, bem
como da Segunda Guerra Mundial?
Objetivo Geral:
ü Compreender
o que foi e quais as características, bem como os encadeamentos de eventos que
se fizeram marcantes no século XX: Fascismo, Nazismo, Segunda Guerra Mundial.
Objetivos Específicos:
ü Entender
a formação, as ideias, líderes e contexto histórico que constituem os regimes fascista
e nazista;
ü Refletir
acerca das ideias de superioridade e inferioridade a partir das experiências
fascista e nazista;
ü Analisar
as causas, desdobramentos e resultados da Segunda Guerra Mundial.
Justificativa:
O Fascismo, o Nazismo e a Segunda
Guerra Mundial resultaram em eventos marcantes da história e acabaram
influenciando as ideias políticas em âmbito mundial. Dessa maneira, esta aula se
justifica tendo em vista proporcionar a reflexão dos alunos através do Jogo
didático “verdadeiro ou falso”, acerca das referidas ideias, bem como a
percepção do alcance espacial e temporal das mesmas.
Metodologia:
ü Revisar
o conteúdo já estudado, através da aula expositiva dialogada, de forma dinâmica,
gerando motivação e maior envolvimento dos alunos, promovendo o aprendizado de
maneira eficaz. Para tanto, foi utilizado o jogo didático “verdadeiro ou falso”,
a partir do qual os jogadores (alunos) devem se esforçar para perceber
rapidamente se as afirmativas sobre os conteúdos estudados – Fascismo, Nazismo,
Segunda Guerra Mundial – se configuram enquanto verdades ou se apresentam como
falsas.
Recursos Didáticos:
ü Jogo
didático no qual os jogadores (alunos) precisam raciocinar rapidamente acerca
da veracidade ou não de afirmações reveladas sobre determinadas temáticas – Fascismo,
Nazismo e Segunda Guerra Mundial – e acertar no palpite, mostrando o lado certo
da placa (verdadero ou falso) para não ser eliminado e continuar no grupo, chegando
ao final integrando o grupo com o menor número de componentes eliminados.
Referência
Bibliográfica
VAZ, Valéria. Ser Protagonista: História, 3º ano:
ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário