Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual de Ensino Médio e
Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata
Série: 3º ano do Ensino Médio Turma: A e C Ensino Integral
Professor Supervisor: Eriberto
Souto
Bolsistas:Ítalo Pereira de Sousa; Juliana
Karol de Oliveira Falcão; Juliana Nascimento de Almeida; Jéssica; Tissiane
Emanuella Albuquerque Gomes
Plano de aula
Conteúdos Programáticos:
ü A
ditadura militar no Brasil.
Problematização:
ü Quais
os elementos foram usados para dar sustentação ao golpe civil militar no Brasil
em 1964, e quais foram as implicações de sua permanência no governo para
população, em âmbito político, econômico e cultural?
Objetivo
Geral:
ü Compreender
como se sucedera a ascensão dos militares ao poder e os desdobramentos de suas
ações para o governo e a população.
Objetivos
Específicos:
ü Compreender
o cenário político brasileiro anterior ao Golpe de 1964 e o papel dos setores
da classe média em apoio a implantação ao golpe.
ü Salientar
as principais articulações políticas e de repressão usadas pelos militares para
o mantimento do seu governo.
ü Analisar
os desdobramentos da Politica repressão aos comunistas e a rebelião da
juventude nos ditos anos de chumbo.
Justificativa:
Embora seja uma temática já “bastante”
discutida, o período da ditadura militar no Brasil constitui-se enquanto um dos
grandes marcos de nossa história ainda dotado de ministérios e controvérsias,
que logo necessitam por serem melhor exploradas. Ao longo deste período o país viveu momentos
de grande agitação política, econômica e social, encontrando-se por tanto dividido,
entre aqueles que viam o comunismo enquanto um ideal e os que viam nestes o
chamado “terror vermelho” logo o fim para o projeto de nação que buscava-se
enquanto meta. Marcado pelo grande avanço econômico mais também pelo medo e a
censura o país viveu um dos períodos mais obscuros de sua história. Justamente
sabendo-se da relevância de tratar desse tema os desdobramentos da política de
repressão para os cidadãos que esta aula se justifica por abordar pontos de
reflexão acerca de alguns dos inúmeros fatos “positivos” e negativos desse
período. A presente aula possibilita aos alunos uma revisão das principais
características do golpe militar no Brasil través do Jogo didático “DE VOLTA
AOS ANOS DE CHUMBO”.
Metodologia:
ü O
Jogo visa revisar de modo descontraído e dinâmico os conteúdos referentes a
Ditadura Militar já ministrados previamente na forma de aula expositiva e
dialogada. Assim como prover a interação entres os Jogares (Alunos) os quais
serão divididos em quatro equipes, contando cada um com um representante. Em
sala de aula o “DE VOLTA AOS ANOS DE CHUMBO”, segue a lógica de um jogo de
trilha, para o jogador chegar ao fim deve responder uma bateria de questões
diretas e contextualizadas com o Tema, caso o mesmo recuse-se a responder, ou
não acerte a questão não passa a diante, o primeiro a concluir sua jornada
vence jogo.
Recursos
Didáticos:
ü Jogo
didático o qual o aluno na qualidade de jogador deve responder a uma série de
questões acerca da Ditadura Militar no Brasil afim de passar de fase e concluir
sua jornada. Ao lançar o dado, o jogador (ALUNO) está sujeito a responder uma
questão, passar sua vez, ou avançar 3 casas.
Referência
Bibliográfica
VAZ, Valéria. Ser Protagonista: História, 3º ano: ensino médio. São Paulo:
Edições SM, 2013.
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