quinta-feira, 29 de outubro de 2015

PLANO DE AULA “DE VOLTA AOS ANOS DE CHUMBO”.

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata
Série: 3º ano do Ensino Médio          Turma: A e C            Ensino Integral
Professor Supervisor: Eriberto Souto
Bolsistas:Ítalo Pereira de Sousa; Juliana Karol de Oliveira Falcão; Juliana Nascimento de Almeida; Jéssica; Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes

Plano de aula

Conteúdos Programáticos:
ü  A ditadura militar no Brasil.
Problematização:
ü  Quais os elementos foram usados para dar sustentação ao golpe civil militar no Brasil em 1964, e quais foram as implicações de sua permanência no governo para população, em âmbito político, econômico e cultural?

Objetivo Geral:
ü  Compreender como se sucedera a ascensão dos militares ao poder e os desdobramentos de suas ações para o governo e a população.
Objetivos Específicos:
ü  Compreender o cenário político brasileiro anterior ao Golpe de 1964 e o papel dos setores da classe média em apoio a implantação ao golpe. 
ü  Salientar as principais articulações políticas e de repressão usadas pelos militares para o mantimento do seu governo.
ü  Analisar os desdobramentos da Politica repressão aos comunistas e a rebelião da juventude nos ditos anos de chumbo.  
Justificativa:
 Embora seja uma temática já “bastante” discutida, o período da ditadura militar no Brasil constitui-se enquanto um dos grandes marcos de nossa história ainda dotado de ministérios e controvérsias, que logo necessitam por serem melhor exploradas.  Ao longo deste período o país viveu momentos de grande agitação política, econômica e social, encontrando-se por tanto dividido, entre aqueles que viam o comunismo enquanto um ideal e os que viam nestes o chamado “terror vermelho” logo o fim para o projeto de nação que buscava-se enquanto meta. Marcado pelo grande avanço econômico mais também pelo medo e a censura o país viveu um dos períodos mais obscuros de sua história. Justamente sabendo-se da relevância de tratar desse tema os desdobramentos da política de repressão para os cidadãos que esta aula se justifica por abordar pontos de reflexão acerca de alguns dos inúmeros fatos “positivos” e negativos desse período. A presente aula possibilita aos alunos uma revisão das principais características do golpe militar no Brasil través do Jogo didático “DE VOLTA AOS ANOS DE CHUMBO”.            
Metodologia:
ü  O Jogo visa revisar de modo descontraído e dinâmico os conteúdos referentes a Ditadura Militar já ministrados previamente na forma de aula expositiva e dialogada. Assim como prover a interação entres os Jogares (Alunos) os quais serão divididos em quatro equipes, contando cada um com um representante. Em sala de aula o “DE VOLTA AOS ANOS DE CHUMBO”, segue a lógica de um jogo de trilha, para o jogador chegar ao fim deve responder uma bateria de questões diretas e contextualizadas com o Tema, caso o mesmo recuse-se a responder, ou não acerte a questão não passa a diante, o primeiro a concluir sua jornada vence jogo.
Recursos Didáticos:
ü  Jogo didático o qual o aluno na qualidade de jogador deve responder a uma série de questões acerca da Ditadura Militar no Brasil afim de passar de fase e concluir sua jornada. Ao lançar o dado, o jogador (ALUNO) está sujeito a responder uma questão, passar sua vez, ou avançar 3 casas.
Referência Bibliográfica
VAZ, Valéria. Ser Protagonista: História, 3º ano: ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário